Desfile de projeto social encanta com sustentabilidade em Samambaia
O Instituto Espalhando Amor oferece cursos de costura a mulheres em situação de vulnerabilidade social do DF; veja os destaques do evento
atualizado
Compartilhar notícia
A segunda edição do projeto Retalhos de Amor encantou o público no Complexo Cultural de Samambaia nesse sábado (28/9). O desfile, realizado pelo Instituto Espalhando Amor, exibiu uma coleção autoral que teve como pilar práticas sustentáveis. Os mais de 20 looks foram feitos com jeans que seriam descartados.
Vem conferir!
Desfile social
Há mais de 10 anos, a instituição promove cursos e oficinas profissionalizantes para pessoas em vulnerabilidade social. A idealização é de Cleo Almeida. “São cursos rápidos para que a pessoa faça e, no dia seguinte, já consiga vender as peças”, explica, em entrevista à coluna.
Sem apoio financeiro, o Espalhando Amor atua de maneira voluntária. A contribuição da comunidade acontece a partir de doações de itens e da disponibilidades dos que podem ensinar gratuitamente.
A fraternidade foi vista durante o evento no Complexo Cultural de Samambaia. Moradores e familiares encheram o teatro para acompanhar a programação cultural e de moda. Sob o comando da estilista Laura Soriano, costureiros que participam do projeto criaram uma coleção de 30 peças.
Voluntária há anos do projeto, Soriano não esconde a emoção ao ver o resultado pronto antes do desfile. “Estou com o coração saindo pela boca. Tenho a expectativa que alguém se interesse também por alguma das roupas e compre. Vai dar tudo certo”, conta.
Ao som de músicas específicas, cada modelo entrou no palco com uma criação própria de artesões do Instituto Espalhando Amor. As peças se dividiam entre saias, jaquetas, blusas e acessórios, todas feitas a partir do reaproveitamento de jeans.
Instituto Espalhando Amor
O Instituto Espalhando Amor é uma organização filantrópica sem fins lucrativos. As atividades do projeto ocorrem em um galpão da Associação dos Idosos, na região de Samambaia. Ao todo, são 11 costureiras voluntárias.
O foco é atender famílias de mães desempregadas como uma forma de auxiliar na renda. Essas mulheres, além de aprenderem a técnica de costura, se tornam multiplicadoras, ensinando outras turmas e contribuindo para o bem comum.
Brasília Fora dos Padrões
A coluna deu início ao quadro Brasília Fora dos Padrões como uma extensão da série Moda Brasília. Toda semana, apresentamos pessoas que se destacam pelo estilo próprio, a fim de dar ênfase à moda no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar fashionistas que usam o vestuário como uma forma de autoexpressão e autenticidade. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna. A iniciativa também aborda pautas com temas para além do segmento fashion, como música, entretenimento e arte.