Desafio Metrópoles Fashion & Design 2023: conheça os finalistas
A proposta criativa integra a segunda edição do evento, e traz em destaque talentos da capital federal para promover a moda sustentável
atualizado
Compartilhar notícia
Com o objetivo de estimular a criatividade da população brasiliense, Ilca Maria Estevão lançou o Desafio Metrópoles Fashion & Design 2023 em junho. A iniciativa convidou o público a criar uma minicoleção a partir do reaproveitamento de materiais, a fim de promover a moda sustentável na capital federal. Desde então, Ilca recebeu os projetos criados, e, junto ao time de moda da coluna, com o Metrópoles, decidiu os finalistas. A iniciativa faz parte do Metrópoles Fashion & Design Festival.
Vem conferir!
Pedro Hermano: a jornada da autodescoberta
Com um design que vai do punk ao glamour, Pedro Hermano, de 28 anos, apresentou uma minicoleção que desafia os padrões convencionais e questiona os limites da moda. Inspirado por ícones como Jean Paul Gaultier e sua própria drag queen, Gaga, Hermano abraçou a androginia.
A coleção surgiu a partir de tecidos e materiais de uma coleção passada, que não vingou. Contudo, ganhou vida e resultou em verdadeiras obras de arte. Destacam-se peças como o top com recorte em tela com a palavra “Frágil”, uma saia com detalhes em tela dourada, e um vestido em tela com efeito moiré e plissados.
Vitória Nina & Nythia: upcycling com muito estilo
A marca Niny nasceu da colaboração entre as amigas Vitória Nina e Nythia Barros, ambas amantes do upcycling e da customização. Com uma visão voltada para a sustentabilidade e o estilo vintage, as designers criaram uma coleção de roupas jeans que incorporam elementos inusitados.
Utilizando o poder da transformação, as peças incluem um vestido sem alças com correntes, uma jaqueta pintada à mão, além de uma saia feita de bolsos. As criações da dupla personifica a ideia de que resíduos podem ser transformados em um estilo atemporal e superversátil.
Fernando Cardoso: comunicação e expressão de arte
Finaliza o ranking Fernando Cardoso, que, aos 46 anos, trouxe à vida a paixão pela moda conceitual, sustentável e circular. Inspirado por figuras como Coco Chanel, Vivienne Westwood e a cena fashion brasileira contemporânea, ele mesclou elementos de materiais reciclados, como tecidos, CDs e plásticos, para criar uma coleção ousada e dinâmica.
A moda agênero, caracterizada por formas e texturas, homenageia também a arquitetura icônica de Brasília, totalmente futurista e planejada. O criador deu sentido para os resíduos, transformando-os em arte.
Ranking final
Pedro Hermano, Vitória Nina e Fernando Cardoso brilharam como exemplos inspiradores de como a moda pode ser uma ferramenta para a autodescoberta, a transformação e a construção de um futuro mais consciente e criativo na indústria do setor. O Desafio Metrópoles Fashion & Design 2023 não apenas incentivou a criatividade dos participantes, como também demonstrou a importância da moda sustentável como uma forma de expressão artística e conscientização.
Agora, fica aberto ao público decidir o ranking final diante das criações. Após a divulgação das coleções, uma enquete estará disponível no perfil do Metrópoles Fashion & Design Festival no Instagram, para o público decidir a ordem dos vencedores. E, claro, vale relembrar as premiações:
1º lugar:
- Criação de desfile virtual da minicoleção;
- Matéria na coluna e destaque nas redes sociais do Metrópoles;
- Curso profissionalizante;
- Espaço no Museu Nacional da República para exposição durante o Metrópoles Fashion & Design Festival.
2º lugar:
- Trabalho citado na matéria dos ganhadores e destaque nas redes sociais do Metrópoles;
- Curso profissionalizante;
- Espaço no Museu Nacional da República para exposição durante o Metrópoles Fashion & Design Festival.
3º lugar:
- Trabalho citado na matéria dos ganhadores e destaque nas redes sociais do Metrópoles;
- Espaço no Museu Nacional da República para exposição durante o Metrópoles Fashion & Design Festival.
Resultado da oficina de tingimento natural
Na busca contínua por contribuir para a comunidade criativa da capital federal, Ilca Maria Estevão desenvolveu o projeto MFDF Educa. A iniciativa com viés educativo do Metrópoles Fashion & Design Festival promoverá uma série de oficinas que prometem inspirar, capacitar e despertar os dons de talentosos artistas brasilienses.
A primeira será uma “viagem” ao mundo do tingimento natural. No último sábado (12/8), as inscrições foram abertas com vagas limitadas. Divulgado nesta terça-feira (15/8), o resultado de quem participará está no Instagram.
Metrópoles Fashion & Design Festival 2023
Para movimentar a moda brasiliense, Ilca Maria Estevão promove a segunda edição do Metrópoles Fashion & Design Festival. O evento, que ocorrerá de forma gratuita nos dias 14 e 15 de setembro, também terá experiências gastronômicas e musicais.
Neste ano, o foco do MFDF são brechós locais. Com a proposta de impulsionar a economia criativa e circular, o Museu Nacional da República receberá 15 empresas do segmento. São elas: To Face, Bullseye, GG Garimpei, Reetiqueta, Bela Shop, Desapeguei Bonito, Choose Vintage, Reciclando Luxo, Lixo Mania, Pretty New, Peça Rara, Tela Ambulante, Brechó dos Óculos, Não Kero Maix e Bem QT Quis.