Dendezeiro lança capelos de formatura para cabelos de pessoas negras
Itens serão apresentados no SPFW, em parceria com a Vult. Mil unidades irão para universidades com predominância de pessoas pretas
atualizado
Compartilhar notícia
Estar em uma universidade é resultado de grandes lutas, e o capelo – o chapéu usado na formatura – não é apenas um acessório, mas também um símbolo da concretização de um sonho e da vitória de uma batalha. No entanto, para muitos estudantes negros, essa peça se torna sinal da falta de representatividade e de inclusão nos espaços sociais. Por causa disso, a marca de moda Dendezeiro, em parceria com a Vult, de beleza, criou uma linha de capelos feitos para tipos de cabelos antes negligenciados pelo design limitado do item.
Vem conhecer o projeto!
Apesar de quase metade dos estudantes universitários do país serem negros, conforme dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a discriminação racial é presente até mesmo em elementos simbólicos. Com designs limitados, que não contemplam cabelos volumosos e crespos, os capelos são prova da falta de representatividade histórica no ambiente acadêmico.
No entanto, uma resposta à altura chega ao cenário da moda, com o projeto Respeita Meu Capelo, fruto da parceria entre a Vult e a Dendezeiro. Nessa coleção, os chapéus são desenhados por e para pessoas negras, com o objetivo de celebrar a diversidade capilar e promover a inclusão em um momento tão especial como a formatura.
Para Hisan Silva e Pedro Batalha, CEOs e diretores criativos da Dendezeiro, a conclusão do ensino superior é uma etapa que deve ser celebrada sem nenhum tipo de discriminação, mas com um diálogo múltiplo. Como homens pretos, eles levantam a bandeira da diversidade na indústria fashion.
“A Dendezeiro desenvolveu os capelos pensando em acompanhar a atual realidade das universidades brasileiras, cada vez mais diversas, do tom de pele até as texturas capilares. Escolhemos modelos de capelos que permitissem diversas possibilidades de uso, para assim incluir cada vez mais pessoas”, destacou a Dendezeiro, em comunicado.
Para marcar o lançamento da coleção, mil capelos estão sendo produzidos especialmente para a Universidade Zumbi dos Palmares e a Universidade Federal do Sul da Bahia, duas instituições que representam a diversidade em diferentes regiões do país. Além disso, os designs dos capelos serão disponibilizados para download, possibilitando que mais estudantes tenham acesso ao produto.
Capelos no São Paulo Fashion Week N57
A apresentação oficial dos capelos ocorrerá no prestigiado desfile da Dendezeiro no São Paulo Fashion Week N57, neste sábado (13/4), às 17h. Você pode acompanhar a cobertura da semana de moda pelas redes sociais e na coluna.