De Beyoncé a Dua Lipa: plataforma da Versace é a sensação do momento
Com mais de 15,5 cm de altura, a sandália da grife italiana tem brilhado nas produções das fashionistas
atualizado
Compartilhar notícia
No universo da moda, a máxima “tudo que vai, volta” funciona como uma espécie de anúncio. A cada nova temporada, deparamo-nos com versões repaginadas de tendências que fizeram sucesso. Revisitando um clássico setentista, a Versace lançou a sandália da temporada: a plataforma Medusa Aevitas. Beyoncé, Dua Lipa, Chiara Ferragni e a brasileira Sabrina Sato foram algumas das estrelas clicadas usando o sapato sensação do momento, que brilhou nas produções da Semana de Moda de Milão.
Vem saber mais!
Versace fever
Quando muitas celebridades são vistas usando o mesmo item, a reação instantânea da internet é pesquisar para saber se estão diante da próxima trend. Com a plataforma da Versace não foi diferente. O sapato foi visto pela primeira vez no desfile da coleção de inverno 2021/22 da marca, nos pés da modelo Bella Hadid. Em uma apresentação marcada por cores vibrantes e looks ousados, a grife estampou os desejos para o mundo pós-pandemia: alegria, esperança e muitas cores.
Completamente statement, a sandália revestida de cetim conta com salto bloco de 15,5 cm e plataforma dupla. A tira do tornozelo é adornada com strass, enquanto um pingente de Medusa adiciona a assinatura da etiqueta. Com todas as características de uma peça-desejo, o modelo rapidamente se tornou protagonista de editoriais de moda e campanhas.
A tendência foi oficialmente confirmada quando Beyoncé posou no Instagram usando o modelo rosa da sandália. A produção hiperfashionista foi usada na celebração do 40/40 Club, rede de bares e restaurantes comandada pelo marido, Jay-z. Assim como Queen B, Ariana Grande, Dua Lipa, Addison Rae e Florence Pugh renderam-se aos encantos da Medusa Aevitas.
Nas alturas
Salvatore Ferragamo foi pioneiro na utilização de cortiça na criação de saltos e plataformas. Por causa disso, a grife é creditada como a criadora do estilo de sapatos. A invenção, feita entre as duas guerras mundiais, foi um exemplo de inovação e modernidade para a época.
Uma das figuras que ajudou a popularizar o modelo foi Carmen Miranda, também conhecida por ter apenas 1,53 m de altura. A partir de 1930, quando ficou famosa como cantora no Brasil, passou a usar o salto plataforma que tinha como inspiração os tamancos portugueses.
Mas foi somente na década de 1970, com a nostalgia romântica da época, que as plataformas se popularizaram, resgatando a estética do sapato criado por Ferragamo. A princípio, o solado era mais fino, com apenas uma polegada. Ao longo da década, o salto foi crescendo, sendo possível encontrar diversos tamanhos. Na era do maximalismo, o lema era “quanto maior, melhor”.
Item emblemático na estética glam rock, o calçado ganhou uma série de adeptos, como David Bowie, além de integrantes da banda Kiss e New York Dolls. Em pouco tempo, a plataforma ganhou mais espaço no mundo da moda e foi elencada como um item-desejo da sapataria feminina.
Apostando na permanência dos super high heels, a Versace trouxe novos modelos da plataforma em seu desfile de primavera/verão 2022. Incentivando o otimismo, sentimento que tem sido estampado nas coleções das grandes casas, a label tem mergulhado no universo da moda dopamina.
Colaborou Marcella Freitas