Da feira ao shopping: conheça a marca brasiliense Salomão Ferretti
A etiqueta Salomão Ferretti tem como foco peças atemporais para todos os gêneros, tamanhos e idades. A cidade é a principal inspiração
atualizado
Compartilhar notícia
O ato de criar uma nova marca em Brasília exige desafios. A capital não é reconhecida por ter grandes fábricas de confecção, como São Paulo e Fortaleza. Assim, proprietários tendem a terceirizar a produção para fora da cidade. Contudo, Salomão Ferretti enxergou essa lacuna como uma possibilidade. O empresário abriu uma própria marca homônima que se orgulha de ser feita no Distrito Federal. As peças atemporais são pensadas para todos os tipos de corpos, gêneros e idades.
Vem saber mais!
Morador de Brasília há mais de 20 anos, Salomão Ferretti faz parte do grupo de pessoas que tem o espírito empreendedor desde pequeno. Pernambucano, o rapaz se considera um líder nato para resolver soluções. Foi a partir desse propósito que assumiu a fábrica de confecções de uniformes da família. “Transformei esse pequeno negócio em quatro outras novas empresas. Foi durante a pandemia, mas mesmo assim conseguimos crescer”, explica, em entrevista à Coluna Moda Fora dos Padrões.
Formado em administração pela Universidade de Brasília (UnB), Salomão não tinha uma relação oficial com a moda. Ao assumir os negócios, encontrou uma nova possibilidade a seguir. Ele conta que começou a desenvolver peças para consumo próprio, algo que foi escalonando a poucos amigos. “Passei a ter mais contato com modelagem e informações mais estruturais de se criar uma roupa. Assim, fiz produtos para uso pessoal que utilizava na gravação dos vídeos no canal de YouTube que tinha naquela época”, compartilha.
O que começou como apenas uma parte íntima ganhou novas proporções a partir do momento em que o jovem compreendeu o próprio potencial. Em agosto de 2021, surgiu, oficialmente, a marca Salomão Ferretti. O propósito é criar peças atemporais com inspiração no Distrito Federal e no Cerrado. De acordo com o empreendedor, a etiqueta trabalha com tecidos ecologicamente naturais, como algodão, viscose e linho.
Em razão de ter criado a marca durante a pandemia, o idealizador escolheu as redes sociais como forma de vender. Porém, não encontrou o resultado esperado. “As pessoas queriam me encontrar para comprar. Foi aí que comecei a ir às feiras pela cidade. Tenho orgulho de dizer que nasci nesse espaço”, conta. Após frequentar os mais variados eventos de Brasília, Salomão Ferretti compreendeu que era necessário dar um passo a mais ao negócio.
Da feira ao shopping
A Salomão Ferretti abriu o espaço físico na Feira dos Goianos, ponto referência para compra e revenda de peças na capital. Os baixos preços e uma variedade de opções estão entre os principais fatores que conquistam o corações dos compradores. O empresário garante que a marca vai em direção contrária as habituais.
“Não gosto de seguir uma tendência. Acredito que esse é um dos diferencias que conquistam os clientes a entrar na loja. Lá irão encontrar desde a camiseta mais básica a um blazer de linho. Quero entregar um produto de qualidade para as mais diferentes necessidades e pessoas”, defende.
Salomão Ferretti se orgulha ao falar de conseguir remunerar todos que trabalham com ele corretamente, além de serem profissionais do Distrito Federal ou entorno. “Eu falo português, então não priorizo o que é feito de fora. Quero que a minha marca traduza a essência de ser brasiliense, tanto pelas peças e acessórios, mas também quem a produz”.
A mais nova empreitada de Salomão Ferretti é extremamente ousada. O empresário participou de um processo seletivo e terá um espaço próprio no Shopping Conjunto Nacional, localizado no centro de Brasília. A relação com o espaço de lazer e compras perpassa o lado afetivo. O rapaz recorda que viveu momentos importantes durante a infância e adolescência no espaço.
“O Conjunto Nacional é tradição em Brasília. Tem a cara e povo da capital. Espero que essa oportunidade traga mais visibilidade e empoderamento para as marcas locais, assim como espero que seja a minha”, evoca. A estreia está marcada para agosto. Os desafios de se ter uma loja em um shopping não amedrontando Salomão.
Cursando design de moda, o rapaz explica que não se considera inteiramente do universo da moda de Brasília. “Me considero um forasteiro, assim como muitos que produzem aqui e não conseguem extrapolar a bolha. Quero expressar no meu trabalho tudo que envolva a capital”, finaliza.
Moda Brasília
A Coluna Moda Fora dos Padrões deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.