Cursos livres de moda: duas opções em Brasília sobre arte e modernismo
Brunno Almeida Maia ministra dois cursos: um sobre os diálogos da moda e da arte e outro sobre a relação da moda com o modernismo no DF
atualizado
Compartilhar notícia
A Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), instituição referência em graduações das áreas criativas, abriu inscrições para dois cursos livres de moda na unidade de Brasília. Moda e Arte: Diálogos e Releituras Para Criação e Brasília – Capital da Moda, Capital do Modernismo serão ministrados pelo professor Brunno Almeida Maia, referência no estudo da vestimenta, entre os meses de junho e julho.
Vem saber tudo!
Mora em Brasília e quer aprender mais sobre moda e, principalmente, sobre sua relação com a arte? O professor Brunno Almeida Maia, nome referência no estudo de sociologia e vestimenta, aterriza no quadradinho dois cursos livres desenvolvidos para atrair pessoas de diferentes áreas a fim de expandir os horizontes.
O objetivo é colocar a moda em contexto e gerar reflexões. Como explicou Brunno à coluna, seus cursos são dialéticos e buscam trazer as contradições sociais e históricas das épocas estudadas. Não é a roupa pela roupa, mas sim sua inserção em cenário amplo.
Moda e arte
Como os estilistas dos séculos 20 e 21 passaram a se inspirar na história da arte para a criação das suas coleções? Essa pergunta é um dos pontos de partida do curso Moda e Arte: Diálogos e Releituras Para Criação. Nele, o professor traça uma linha do tempo que vai desde a relação entre a indumentária e as pinturas e esculturas da Antiguidade Clássica até movimentos como o romantismo e o dadaísmo.
Um dos objetivos é entender a partir de qual momento a moda começou a ser vista como uma forma de organização social, ditando o que era tendência e o que era sinônimo de elegância nos séculos anteriores. Também será abordada a busca do indivíduo pela sua individualidade através da moda, que o professor explica que é chamado de “estetização do eu”.
Moda e Brasília
Já o curso Brasília – Capital da Moda, Capital do Modernismo chama atenção por ter sido pensado especialmente para a capital federal. Segundo o programa, o objetivo é analisar as relações entre a modernização da cidade, a noção de modernismo no Brasil, a moda e a emergência da publicidade feminina dos anos 1950 e 1960.
À coluna, Brunno Almeida Maia contou que o curso surgiu a partir de uma conversa com os coordenadores da Faap sobre a celebração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. “O modernismo é um movimento que sempre se atualiza e se coloca no presente”, aponta o pesquisador. Por isso, é preciso entender como segue relevante.
O professor destacou ainda que a construção de Brasília tem muito a ver com o esforço de criar uma identidade de arquitetura genuinamente brasileira. E é justamente a partir da década de 1950 que começam a despontar nomes como Zuzu Angel e Clodovil na moda.
Serviço
O curso Moda e Arte: Diálogos e Releituras Para Criação será presencial, na unidade brasiliense da Faap, nos dias 24 (das 18h30 às 22h30) e 25 de junho (de 9h às 18h). O segundo, Brasília – Capital da Moda, Capital do Modernismo, será on-line, nos dias 5 e 7 de julho, das 19h às 22h. Para se inscrever, basta acessar o site da instituição.
Faap Brasília: Setor Bancário Sul, quadra 2, lote 15, sala 608/609 – Edifício Prime – Asa Sul, Brasília
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Carina Benedetti