metropoles.com

Curso on-line traça paralelo entre a história da arte e a moda

Ministradas pelo filósofo Brunno Almeida Maia, as aulas apresentam a relação entre a moda e a arte desde a antiguidade até os dias atuais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ian Forsyth/Getty Images
Manequins vestindo peças da Yves Saint Laurent
1 de 1 Manequins vestindo peças da Yves Saint Laurent - Foto: Ian Forsyth/Getty Images

O Adelina Instituto, sediado na capital paulista, lança nesta semana a primeira turma do curso Moda e arte: diálogos e releituras para criação. As aulas virtuais, que permitem a participação de pessoas de diferentes estados, serão ministradas por Brunno Almeida Maia, filósofo e curador de moda. O curso tem como objetivo discutir a relação entre moda e arte ao longo dos séculos. 

Vem conferir!

Giphy/Getty Images

As perguntas “O que é arte?” e “O que é moda?” são o ponto de partida do novo curso do Adelina Instituto. Encabeçado por Brunno Almeida Maia, pesquisador em Filosofia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e professor convidado de instituições referências na moda como o IED (Istituto Europeo di Design) e a Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), o curso tem como premissa pautar uma discussão sobre as relações entre moda e arte e sobre como essas áreas são um reflexo das questões sociais e políticas de seu tempo.

“O curso quer pensar quais são as características da moda enquanto arte”, explica Brunno à coluna. Muito mais do que as tendências do vestuário de um período histórico, o conteúdo foi desenvolvido a partir de teorias da filosofia e da estética. “Faremos um percurso sobre problemáticas e noções da filosofia da arte na área de estética, pensando desde Platão até teorias mais recentes com Walter Benjamin e Theodor Adorno.”

Apesar de, no primeiro momento, parecer intimidador, com conteúdos específicos e teóricos, o professor Brunno Almeida Maia destaca que o curso é democrático e foi pensado para que todos consigam participar. “Primeiro será feita uma introdução, partindo do pressuposto de que aquele participante nunca teve contato com o assunto. Na primeira aula, por exemplo, traçaremos um panorama sobre a emergência da moda na cultura ocidental e quais são as características da moda em relação à temporalidade; além da questão da imitação entre os grupos e as classes sociais”, aponta.

Professor Brunno Almeida Maia sentado com camisa estampada
Além da parte teórica da moda, o professor Brunno Almeida Maia já trabalhou com produção de moda em agências de comunicação

 

Divulgação do curso do Adelina Instituto sobre arte e moda
As aulas serão ministradas na plataforma on-line Zoom

 

Mulheres andando na rua nos anos 1920 com roupa da época
Além da relação entre moda e arte, pautas sociais e políticas também serão abordadas para deixar as discussões completas

As referências

O ponto de partida para estruturar o curso foi o livro O Espírito das Roupas: A Moda no Século XIX, da paulista Gilda de Mello e Souza. Segundo Brunno, a filósofa é uma pioneira não só no estudo de moda no Brasil, mas também na inserção das mulheres no mundo acadêmico. Gilda foi uma das primeiras mulheres a entrar na Universidade de São Paulo (USP), ainda na década de 1930.

O professor também destacou que Gilda de Mello e Souza defende a relação entre moda e arte porque “o costureiro é um artista porque visa solucionar problemas relacionados às formas das vestimentas; busca a escolha do melhor tecido, do melhor aviamento, da melhor cor…”. Segundo ele, a filósofa entende a moda como “a arte do movimento, da relação com o corpo. Juntas, criam uma terceira forma, que é o corpo vestido”.

Para trazer referências contemporâneas às aulas, Brunno Almeida Maia cita como exemplo a colaboração do pintor Salvador Dalí às criações da estilista italiana Elsa Schiaparelli; e também à coleção de Yves Saint Laurent, em 1965, que homenageava de forma quase literal o pintor modernista Piet Mondrian. “O curso faz uso de referências teóricas e também de imagens de moda e de recursos visuais, para que o estudante possa compreender o tema integralmente.”

A estilista Elsa Schiaparelli com casaco xadrez e chapéu
A italiana Elsa Schiaparelli ficou famosa pelas criações com toques surrealistas na moda. Atualmente, a marca continua com a veia artísticas em suas criações

 

Modelo branca desfilando com look da marca Schiaparelli
A coleção de Elsa Schiaparell com o pintor Salvador Dalí foi revisitada em desfile de 2017

 

Modelo com vestido Yves Saint Laurent da coleção Mondrian
A coleção Mondrian, da francesa Yves Saint Laurent, é um ponto chave da intersecção entre moda e arte

 

Estilista Yves Saint Laurent com quadro Mondrian
O estilista Yves Saint Laurent com a obra mais conhecida de Mondrian, fonte de inspiração para a peça-chave da coleção inspirada no pintor

As inscrições

Os interessados podem se inscrever até esta quinta-feira (20/1). O curso está disponível para compra na plataforma Sympla. A carga horária é de 12 horas e será dividida nos dias 20 e 27 de janeiro, e 1, 3, 8 e 10 de fevereiro, sempre às terças e quintas, das 19h às 21h. Os alunos receberão um certificado de participação. 


Colaborou Carina Benedetti

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?