Curso on-line de moda discute fetichismo e sexualidade. Confira!
Às quintas-feiras de setembro, Brunno Almeida Maia, pesquisador pela Unifesp, vai ensinar sobre os temas. As inscrições estão abertas
atualizado
Compartilhar notícia
Ao longo dos séculos, a moda despertou desejos, estilos e comportamentos. Com esse ponto de partida, o curso Moda: Fetichismo, Poder e Sexualidades, do Adelina Instituto, pretende ampliar a visão sobre os temas.
Vem conhecer a novidade!
Ministrado por Brunno Almeida Maia, pesquisador em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o curso ocorrerá às quintas-feiras do mês de setembro, às 21h. Por meio do Adelina Instituto, as aulas irão traçar um panorama analítico e crítico da moda como história do corpo marcado culturalmente e entrelaçando-a com as noções de fetichismo, poder e sexualidade na filosofia, na literatura e na psicanálise.
A proposta dos encontros terá como base uma variedade de autores como Freud, Walter Benjamin, Foucault e Judith Butler. Teóricos da moda, como Diana Crane, Valerie Steele, Ulrich Lehmann e Philipp Ekardt, também estão no repertório.
Segundo Brunno Almeida Maia, é urgente a necessidade de analisar a moda na idade moderna como organização social da aparência, do gosto e do desejo em seus desdobramentos históricos como sistema de subjetivação. “No campo das relações de poder, a vestimenta não apenas estetiza o eu do sujeito, como o destaca da sociedade compondo a singularidade de sua figura do corpo-vestido”, explicou o pesquisador e professor, em comunicado à imprensa.
O curso terá duração de oito horas. As aulas serão gravadas para os que não conseguirem assistir ao vivo. No pacote oferecido pelo Adelina Instituto, constam certificado de participação, bibliografia complementar e plantão de dúvidas.
Serviço
As inscrições para o curso Moda: Fetichismo, Poder e Sexualidades estão abertas até o dia 8 de setembro. Podem ser feitas por meio do site do Adelina Instituto.
Colaborou Luiz Maza