Curso gratuito para estilistas da periferia abre inscrições até março
As aulas de formação do Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura serão destinadas a criadores de moda, sobretudo designers de São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
A instituição Fábricas de Cultura anunciou, junto ao Núcleo de Moda, uma nova edição do curso de formação gratuito com cerificação destinado a criadores e estilistas das periferias de São Paulo. As aulas serão focadas em estudo, aprofundamento teórico e prático do setor. Os interessados têm até o dia 1º de março para realizar a inscrição.
Vem conferir!
Criado para impulsionar a prática da moda periférica, o núcleo anunciou as inscrições do novo curso. A imersão experimental terá duração de dois anos. Os estudos serão divididos em módulos bimestrais e partes práticas, mesclando a criação, negócios e a parte de indústria da moda com as aulas em laboratórios de corte e costura.
Quem se interessar pelo curso deve ter mais de 16 anos para poder se inscrever. O núcleo também pede alguma experiência prévia na área de moda, desde a costura em casa até quem já possui o próprio negócio, como brechós.
Outro pré-requisito é residir nas regiões periféricas da capital paulista ou da região metropolitana de São Paulo. Os encontros acontecerão na zona Sul presencialmente.
Ao todo, 30 vagas estão sendo disponibilizadas por ordem de chegada das inscrições. Quem não for selecionado para esta edição será incluído em uma lista de espera, caso haja desistência, e poderá participar das demais aulas livres que serão disponibilizadas ao longo do ano.
Núcleo de Moda
O Programa Fábricas de Cultura é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. É gerenciado também pelo Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura (Poiesis).
O núcleo de moda teve a primeira ativação em setembro do ano passado, com o projeto nomeado de Troca de Saberes: Qual sua Moda. No novo curso, ao longo de 12 encontros, os inscritos aprenderam técnicas de corte e costura, auxiliando os projetos de desfiles e intervenções de moda.
Serviço
As inscrições são presenciais na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, na Rua Antônio Ramos Rosa, 651, no bairro Jardim São Luís, em São Paulo. Trata-se do mesmo local em que as aulas serão ministradas, sendo necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência para preencher a ficha.
As aulas do Núcleo de Moda serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. Haverá supervisão de Jaqueline Loyal, publicitária, produtora cultural, afroindígena e criadora do Movimento de Moda Periférica, o Loyal.