metropoles.com

Cupons e cashback: saiba como economizar nas compras de moda on-line

Segundo a plataforma Eu Amo Cupons, o segmento fashion teve crescimento de mais de 50% nas vendas no primeiro trimestre de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
d3sign/Getty Images
mulher fazendo compras no aplicativo CNI
1 de 1 mulher fazendo compras no aplicativo CNI - Foto: d3sign/Getty Images

Quem não gosta de um bom desconto? Poucas sensações são tão agradáveis quanto adquirir um item desejado por um valor menor. Entre os adeptos das compras on-line, o segmento de moda segue na liderança de procura. É o que aponta o mais recente relatório Nuvemcommerce e também a plataforma Eu Amo Cupons, ambos voltados para o consumidor brasileiro. A coluna, então, listou algumas maneiras de arrematar peças mais baratas ou até mesmo conseguir uma quantia de volta.

Vem ver!

Giphy/Paramount/Reprodução

Plataformas de cupons

Desde o início da pandemia, em março de 2020, uma tese foi comprovada: o comércio eletrônico veio para ficar. O que antes se tratava apenas de uma preferência no formato de compras, tornou-se, por muitos meses, a única alternativa de consumir produtos não essenciais. Entre os tópicos com a maior procura na internet, vale o destaque para a área da moda.

De acordo com a sétima edição do relatório Nuvemcommerce, as roupas e os acessórios representaram nada menos que 41% das vendas dentro da plataforma de e-commerce Nuvemshop no último ano. Entre as categorias mais pesquisadas estão moda feminina e masculina, moda íntima, moda infantil e moda para a terceira idade. Além disso, surgiram novos nichos de mercado com grande potencial como moda plus size, moda evangélica, moda sustentável, moda pet e loungewear.

“O mercado passou a entender mais sobre o seu consumidor digital e com isso criou novas estratégias de vendas, direcionadas a esse público específico. Detalhes como melhorar as condições de compra e troca, o custo do envio e a possibilidade de maiores descontos com o uso de cupons fizeram toda diferença nesse processo de fidelização do usuário para o e-commerce, principalmente nesse setor que nunca para de vender”, explicou Rogério Vairo, fundador e CEO da Eu Amo Cupons, em comunicado.

E muitos são os caminhos para conseguir atrair novos clientes. Na primeira compra realizada no site, por exemplo, as marcas têm disponibilizado descontos de 10% a 15%. Para ativar o benefício, é possível verificar na aba de “promoções” da própria loja ou pesquisar pelo nome da empresa + cupom de primeira compra no Google. Dessa forma, o consumidor é direcionado para plataformas com diferentes bônus e ofertas.

mulher fazendo compras no aplicativo
O segmento da moda domina o topo das listas de compras on-line

 

Peças de roupa coloridas em cima de uma cadeira
As peças de roupa são os itens mais procurados

 

Peças de roupa na arara
De acordo com a sétima edição do relatório Nuvemcommerce, as roupas e acessórios representaram 41% das vendas dentro da plataforma de e-commerce Nuvemshop no último ano
Cashback

Com forte crescimento em 2020, o cashback tornou-se um dos meios mais populares de economizar. O sistema de dinheiro de volta nada mais é do que uma porcentagem que retorna para o consumidor depois de uma compra on-line. O crédito pode ser validado na própria loja ou até mesmo em dinheiro, que pode ser transferido para a conta pessoal do usuário. Em outras palavras, apenas vantagens.

Há, normalmente, duas alternativas para conseguir cashback: instalar extensões no navegador, que são ativadas toda vez que a pessoa entrar em um site cadastrado, ou por meio de programas de recompensa da própria marca. As plataformas mais comuns são o Méliuz, Ame e PicPay.

Outra aposta das empresas são os descontos diretamente no aplicativo. Por lá, além de conseguir abatimento no final da compra ou uma porcentagem do dinheiro de volta, o público ainda pode descolar brindes, amostras ou promoções no estilo “dois pelo preço de um”. Para isso, é preciso estar atento aos banners que aparecem na primeira página.

Modelos usam conjuntos de moletom coloridos
O segmento de loungewear teve um crescimento considerável na procura on-line

 

Cachorro com capa amarela
Durante a pandemia, novos nichos de mercado com grande potencial surgiram. A moda pet foi uma delas

 

Mari Gonzalez tomando Engov usando peças de roupa fitness
Uma das estratégias para atrair clientes no mercado digital são os descontos exclusivos
Descontos de influenciadores e consultoras

Na mesma linha, as parcerias com criadores de conteúdo do segmento fashion também impulsionam o mercado digital. “O uso de links de direcionamento e a difusão de cupons em parceria com influenciadoras também foi uma estratégia muito adotada. Com certeza, atrelar as redes sociais à imagem das grandes marcas de moda alavancou ainda mais as vendas — tanto das grandes marcas quanto das que ainda se consolidavam no mercado”, observou o empresário Rogério Vairo.

Outra aposta são os cupons de consultoras. As grandes varejistas, por exemplo, mantém uma rede de microinfluenciadores que montam uma lojinha com itens selecionados da marca, uma espécie de curadoria. A cada compra feita pelo link, o cliente ganha desconto e parte do valor segue para o organizador da página.

Thaynara OG
Na mesma linha, as parcerias com criadores de conteúdo do segmento fashion também impulsionam o mercado digital

 

Thaynara OG fazendo live
Nas campanhas, as marcas disponibilizam cupons de desconto em parceria com criadores de conteúdo

 

Juliette
Algumas empresas, como a C&A, apostam em coleções em colaboração com grandes influenciadoras para alavancar as vendas no e-commerce. Dessa forma, são oferecidos cupons, pré-venda exclusiva pelo aplicativo e até mesmo produtos diferentes das lojas

Os vendedores recentemente ganharam destaque no e-commerce da marcas. Logo abaixo dos espaços de cupom de desconto e código de consultor, há também um local destinado para colocar o nome do vendedor. Assim como acontece com os consultores, parte do valor é revertido em comissão para o funcionário.


Colaborou Marcella Freitas 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?