Cultura afroindígena inspira collab de Isaac Silva com a Havaianas
O estilista baiano criou três chinelos exclusivos com o tema que abordará em sua próxima coleção
atualizado
Compartilhar notícia
A próxima coleção da grife homônima de Isaac Silva, intitulada Axé, Boca da Mata, terá inspiração na herança cultural afroindígena. Na sua primeira linha de sandálias em colaboração com a Havaianas, lançada recentemente, o estilista baiano abordou o mesmo tema. Ele celebra os povos originários do país, a religiosidade e a força da natureza em três modelos exclusivos do chinelo mais famoso do país.
Vem saber mais!
Inspirações e elementos
Com a nova coleção, que incluirá os chinelos, Isaac Silva espera que as pessoas compreendam o quão importante e forte é o resgate das histórias e costumes dentro das grandes cidades. “Todos nós somos uma mistura de muitos outros, que viveram, criaram e aprenderam com a natureza antes de nós, e eu quero que essa natureza que tanto nos fornece e guarda continue a existir”, afirmou.
Os detalhes gráficos da capulana africana, peça usada como vestimenta e adorno de cabeça em Moçambique, estão entre as várias inspirações da collab. Elementos sagrados das religiões de matriz africana, como a imagem da Cabocla Jurema, assim como estampas animais e traços de artes indígenas, também influenciaram os itens da parceria.
Em comunicado, a Havaianas destacou a influência das forças e energias das matas brasileiras nos espaços urbanos. “Agora, entre os ventos que cortam os grandes prédios e a chuva que atravessa ruas e avenidas, essas energias se reafirmam, demonstrando toda sua força e resiliência perante a urbanização desses espaços, assim como as memórias daqueles que caminharam e foram protegidos por elas antes de nós”, destaca a marca.
Entender as origens
As novidades da collab chegaram às lojas físicas e virtuais das duas marcas na última semana, com tamanhos que vão do 33/4 ao 45/6. Em comunicado, a Havaianas informou que as três sandálias exclusivas farão parte do desfile do estilista baiano na próxima edição do São Paulo Fashion Week, entre 23 e 27 de junho.
Diretora de marketing e comunicação da Havaianas Brasil, Mariana Rhormens comentou sobre a “experiência incrível” de ter Isaac como diretor criativo da collab. “Entender sobre as nossas origens é entender sobre quem nós somos, e ficamos extremamente felizes em colaborar com o Isaac para que essas histórias sejam contadas”, compartilhou.
A propósito, a marca de sandálias foi patrocinadora da última apresentação do designer no SPFW, em novembro de 2020. O popular chinelo azul e branco, clássico da Havaianas, compôs os looks da coleção Jacira, Flores para Iemanjá (veja o vídeo neste link). Recentemente, a marca de calçados fez uma colaboração com a Hering.
Isaac Silva
Nascido em Barreiras, na Bahia, e radicado na capital paulista, Isaac Silva fundou a marca homônima em 2015. As coleções da grife sempre exaltam a herança negra e indígena, usando a moda como uma plataforma de ativismo. O resultado surge em peças cheias de bossa, com referências à ancestralidade.
O estilista desfilou na Casa de Criadores durante algumas temporadas. Ele estreou no São Paulo Fashion Week na edição N48, de outubro de 2019, quando homenageou Oxalá em uma coleção totalmente composta por peças na cor branca.
Colaborou Hebert Madeira