Cruise 2025: veja coleções de marcas de moda para a temporada resort
Na meia-estação, grifes investem em novos destinos. Desfiles da Dior, Louis Vuitton e Chanel estão entre os destaques desta temporada
atualizado
Compartilhar notícia
Os desfiles que apresentam as coleções cruise de marcas de luxo costumam ser marcados por viagens, ou seja, apresentações em destinos que não são as cidades e/ou os países da sede de cada etiqueta. Esses trabalhos representam a meia-estação, que fica entre as tradicionais temporadas de outono/inverno e primavera/verão.
Também conhecido como resort, o conceito foi inspirado no hábito de clientes que embarcavam em cruzeiros para fugir do intenso inverno europeu. Atualmente, as labels aproveitam o período para oferecer peças pensadas principalmente para as férias. A coluna separou novidades de cruise 2025 das grifes francesas Dior, na Escócia; Louis Vuitton, na Espanha; e Chanel, em Marselha, na França; além da italiana Gucci, em Londres, na Inglaterra.
Vem ver!
Dior
Para a temporada, a Dior escolheu a Escócia, no Reino Unido, como destino. Nessa segunda-feira (3/6), o show Cruise 2025 ocorreu no imponente Drummond Castle Gardens, castelo com jardins em Perthshire.
Maria Grazia Chiuri fez uma extensa pesquisa, a partir da inspiração em tapeçarias do fim da Idade Média. As principais referências saíram da série La Dame à la Licorne, do Museu de Cluny.
Além disso, no condado de Norfolk, a estilista teve acesso ao maior conjunto sobrevivente de bordados de Maria, rainha da Escócia. A figura histórica, inclusive, teve uma intensa influência na nova coleção.
Na extensa passarela, o kilt escocês — principalmente trabalhado no xadrez — ganhou várias releituras modernizadas de saias. Trata-se de uma colaboração com a estilista escocesa Samantha McCoach, fundadora da etiqueta Le Kilt. A clássica estampa também surgiu em vestidos, shorts e casacos maximalistas.
Corsets, saias esvoaçantes, rendas e mangas bufantes estão no repertório. Sobreposições e botas de cano extremamente longo também chamaram atenção.
Cruise 2025: Louis Vuitton
Em 23 de maio, a Louis Vuitton revelou a coleção Cruise 2025 em Barcelona. O cenário escolhido foi o Parque Güell, referência arquitetônica criada por Antoni Gaudí. Inaugurado em 1914, o local, transformado em um jardim público, é listado como patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“Como uma homenagem à autenticidade, o espírito minucioso da marca abraça o caráter apaixonado do país. O fervor das cores, a fidelidade à tradição elevada à expressão artística, a sombra e a luz que nunca parecem contraditórias. Em suma, um estilo – a arte de viajar, enriquecida pela particularidade de um novo espaço e pela maneira como alguém o torna seu; uma jornada de descoberta”, sintetizou a grife francesa, em comunicado.
Na passarela, o diretor criativo da linha feminina da LV, Nicolas Ghesquière, ofereceu silhuetas onduladas e maximalistas que evocam as curvas da cenografia espanhola. Destaque para o balonê, além de transparência, franjas e assimetria.
Chanel
Fundada em Paris, a Chanel foi a Marselha, também na França, para tornar pública a coleção Cruise 2024/25, em 2 de maio. A diretora criativa, Virginie Viard, escolheu a cidade por ser “o coração pulsante do Mediterrâneo e a encruzilhada das culturas contemporâneas”.
Além do tradicional tweed, a estilista investiu em texturas artesanais, como o crochê, e modernas, como o jeans. Até o metalizado rígido surgiu nos visuais. Entre os highlights, estão o comprimento mini e as calças capri.
Para incrementar o show, a maison ofereceu um filme dirigido por Ladj Ly, ambientado em Phocaean. Os bailarinos do Balé Nacional de Marselha, em parceria com a dançarina Marion Barbeau, interpretaram a coreografia imaginada pelo coletivo (La)Horde (Marine Brutti, Jonathan Debrouwer e Arthur Harel).
Resort 2025
Anteriormente, a coluna já havia mostrado as novidades da Gucci para a temporada cruise 2025. Sob o comando de Sabato De Sarno, o show da grife italiana, que ocorreu em Londres, no Reino Unido, explorou trends como camurça, transparência, laços e clássicos calçados.
Em geral, algumas labels ainda vão apresentar, neste ano, as coleções de resort 2025. Max Mara, por exemplo, fará um desfile em Veneza, na Itália, em 13 de junho. Carolina Herrera anunciou recentemente que promoverá um evento no México, em 14 de novembro.