metropoles.com

Covid-19: associação lança manual com boas práticas para lojas de roupa

Associação Brasileira do Varejo Têxtil orienta lojistas e clientes para terem segurança ao retornarem às atividades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Liyao Xie via Getty Images
Reabertura do varejo
1 de 1 Reabertura do varejo - Foto: Liyao Xie via Getty Images

O comércio no Brasil já se prepara para reabrir as portas das lojas físicas de roupas e calçados nos shoppings. Em meio à pandemia mundial, o poder público estadual e municipal estabelece decretos com datas para a população poder voltar às compras. Para auxiliar os lojistas, colaboradores e clientes, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) fez uma cartilha que auxilia o setor na retomada comercial.

Vem comigo conferir!

Giphy/Reprodução

Intitulada como Boas Práticas para Retomada do Varejo de Moda, o manual de combate à Covid-19 visa orientar o dia a dia de quem trabalha nesse setor. A fim de que todos colaborem na preservação da saúde dos que estão envolvidos nas etapas de comercialização dos produtos, a publicação indica iniciativas de segurança também para os clientes.

Lançada no início do mês, primeiramente para os varejistas associados do grupo, o manual está disponível de forma gratuita para todo o mercado da moda, basta fazer o download. O intuito dessa iniciativa é que todos tenham acesso às informações relativas ao combate ao novo coronavírus.

“Nos unimos para pensar em uma retomada com todo o cuidado e segurança, por isso, lançamos estas recomendações para apoiar o setor a incorporar as boas práticas aos seus protocolos de preservação da saúde de colaboradores, clientes e parceiros em todo o país”, afirmou o diretor executivo da ABVTEX, Edmundo Lira, em comunicado.

Confira as principais medidas indicadas pela associação para diminuir os impactos do novo coronavírus na moda:

Higiene

Muitas empresas no país já reabriram ou estão prestes a retomar o funcionamento no espaço físico de comercialização. É recomendado retirar os pontos de cafés e não ofertar alimentos nas lojas, assim como espalhar dispensers com álcool em gel em diferentes espaços, conferindo, sempre, se estão visíveis a todos que entrarem e circularem pelo estabelecimento.

Motivar os colaboradores e tranquilizá-los em relação às medidas de segurança e higiene é outra medida importante. O mesmo vale aos clientes. Eles podem ser informados por meio de cartazes, diálogo na recepção, televisões, sistema de som da loja e e-mails.

Reabertura Lojas
A ABVTEX publicou um manual com boas práticas para retomada do varejo de moda

 

Reabertura Lojas
Em combate à Covid-19, a cartilha pretende que o setor têxtil e de sapatos implementem as orientações para preservar a saúde de todos os colaboradores e clientes
Clientes

Todo o cuidado é pouco aos que estão ansiosos para retornar às compras. Os clientes devem redobrar a atenção para as recomendações dadas pelas lojas. Evitar o contato físico, tocar no rosto e higienizar as mãos ao entrar e sair das lojas é fundamental. O uso de máscaras é recomendado e orientado pelo Ministério da Saúde. As empresas podem autorizar o uso do acessório dentro das suas instalações. Em determinação legal, algumas regiões, como o estado de São Paulo e Brasília, tornam obrigatório o uso de máscara nas ruas, estabelecimentos e transporte público.

Reabertura Lojas
É recomendado aos clientes higienizarem as mãos ao entrarem e saírem das lojas, evitarem aglomerações e prova de roupas

 

Na hora de pagar pelas compras, a ABVTEX sugere que o investimento seja feito com cartão de débito ou crédito, preferencialmente com pagamento por aproximação. Por enquanto, deve-se reduzir o uso de dinheiro em espécie, pois o papel pode armazenar germes e bactérias e propagar a contaminação.

Os consumidores devem respeitar a recomendação de distanciamento social ao circular nos espaços e em filas. Algumas lojas estão demarcando no chão as distâncias recomendadas. O cliente também é orientado a confirmar se o estabelecimento está implantando horário exclusivo para clientes acima de 60 anos.

Provar os produtos também não é recomendado. Por ora, algumas empresas estão bloqueando o uso dos provadores e estendendo o prazo para troca das peças.

roupas em arara
A orientação é que as roupas não sejam provadas nas lojas
Colaboradores

Todos os colaboradores devem ser engajados no processo de retomada e devem ser orientados para os cuidados de higienização, além dos devidos procedimentos de segurança.

Recomenda-se reuniões com toda a equipe. Cabe às empresas reforçarem a comunicação ostensiva com o time. Informar o que exatamente é a Covid-19, sintomas e conduzir como cada um pode proceder caso esteja adoentado.

A equipe deve receber máscaras e álcool em gel. Os funcionários que estão em grupos de risco podem ser afastados. Uma escala com horários deve ser criada para atender a demanda atual e adequar o quadro de colaboradores.

Reabertura Lojas
As lojas devem fornecer máscaras e álcool em gel aos colaboradores

 

Reabertura Lojas
Além dos cuidados de higiene, reuniões são indicadas para informar e tranquilizar a equipe
Reabertura

Para a tão esperada reabertura e aos estabelecimentos que já estão funcionando, é recomendado que as empresas sigam rigorosamente as medidas de prevenção à Covid-19 para tentar garantir a tranquilidade aos clientes e à equipe.

Além do reforço de higienização das áreas comuns da loja antes da abertura, durante o atendimento e após seu fechamento, as empresas estão ampliando o espaçamento dos caixas de pagamento para segurança do colaborador e do cliente durante o atendimento.

Entre as recomendações da ABVTEX, estão a sinalização dos locais de entrada e saída para os consumidores e o uso de medidores digitais térmicos nas entradas das lojas, vedando o ingresso de quem estiver com temperatura igual ou superior a 37,3 graus.

A associação orienta que as empresas evitem atividades promocionais que podem causar aglomerações e vetem o uso de sacolas reutilizáveis. É preciso evitar aglomeração nos caixas e balcões de atendimento, bem como sinalizar de diversas maneiras o distanciamento necessário dentro da loja. Se necessário, colocar uma fita nos caixas para afastar o contato físico dos clientes com os funcionários.

Reabertura Lojas
As máquinas de cartão devem ser higienizadas e “envelopadas” com plástico

 

Reabertura Lojas
Higienizar e demarcar espaços nos estabelecimentos para evitar contatos físicos

 

Reabertura Lojas
A associação orienta as empresas a cortarem atividades promocionais

 

Em combate à Covid-19, o manual busca ajudar as redes varejistas do ramo fashion no momento de reabertura, protegendo a saúde dos colaboradores e clientes. As recomendações abrangem diversas áreas, incluindo o atendimento ao cliente, cuidados com os colaboradores, e protocolos de higiene e segurança.


Colaborou Sabrina Pessoa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?