Copenhague Fashion Week: veja destaques da primavera/verão 2023
A temporada reuniu mais de 30 desfiles presenciais na Dinamarca. No street style, tendências como chinelos e peças acetinadas
atualizado
Compartilhar notícia
A Semana de Moda de Copenhague movimentou a moda e o street style nos últimos dias, com a temporada de primavera/verão 2023. Exemplo de sustentabilidade e realizada sem fins lucrativos, trata-se da única fashion week da Escandinávia, região formada por Dinamarca, Suécia e Noruega. Com início no dia 9, as apresentações serão encerradas nesta sexta-feira (12/8).
Vem saber mais!
Além de lançar novos talentos da moda, o Copenhague Fashion Week (CPHFW) tem a sustentabilidade como eixo central. Entre as ações, estão a redução do impacto climático e zero desperdício de materiais. Para participar, as grifes devem provar que pelo menos 50% das peças são desenvolvidas com materiais ecológicos.
A organização anunciou um acordo firmado entre as marcas e o Ministério do Meio Ambiente que obriga as empresas a reciclar e usar pelo menos 40% de material reciclado até 2030. Além disso, o evento já compensa as emissões de carbono provenientes de todas as atividades da semana de moda, inclusive com a chegada de convidados internacionais por meio de voos.
O cronograma de spring/summer 2023 contempla 35 desfiles presenciais, com propostas conceituais, inovadoras e autênticas. A grife Rixo fez a abertura da programação, com direito a pop-up store ao longo de todos os dias do evento. Fundada por Henrietta Rix e Orlagh McCloskey, a label britânica tem pegada boho e bucólica.
A Latimmier apresentou a coleção Juvenile Expectations (Expectativas Juvenis, em tradução livre). Com direção criativa de Ervin Latimer, a marca aposta em peças genderless. Alfaiataria desconstruída e toque urbano estão nas peças.
Outra label que chamou atenção foi a Baum und Pferdgarten. Batizado de A Timeless Woman (Uma Mulher Atemporal, em tradução livre), o compilado revelado incluiu a estética dopamina, com combinações de cores vibrantes, além de animal print, modelagens fluidas e camisas cropped.
Já a Jade Cropper investiu em recortes, transparência, cintura baixa e tie-dye. A assimetria foi um dos highlights entre os visuais, que mesclam sensualidade e um ar despojado. Inspirado no lifestyle leve da avó da idealizadora, a marca homônima sueca é conhecida por desenvolver roupas multifuncionais e versáteis.
Entre os destaques do Copenhague Fashion Week, também estão A. Roege Hove, Aeron, Rabens Saloner e Ganni. Nesta quinta-feira (11/8), o lineup é formado principalmente por atividades interativas com o público. Na lista, estão exposições, instalações de arte, showrooms e festas.
Street style de Copenhague
Toda semana de moda rende boas tendências, não só nas passarelas, mas também no street style. E essa é uma parte que sempre chama atenção no Copenhague Fashion Week. Pelas ruas da capital dinamarquesa, fashionistas surgem com looks inspiradores.
Nesta edição de primavera/verão 2023, o chinelo e as peças acetinadas apareceram em diferentes produções. Além disso, o estilo em Copenhague confirma que a cor do momento é o azul, principalmente o cerúleo.
Nos outfits, coletes e tricôs foram vistos em composições leves, assim como a assimetria. Nos pés, botas de cano longo e com pegada western também complementaram visuais com estética cool.
Colaborou Rebeca Ligabue