Copenhague Fashion Week: veja destaques de desfiles e looks das ruas
Conhecida pela sustentabilidade, a semana de moda dinamarquesa reuniu fashionistas para a temporada de primavera/verão 2024
atualizado
Compartilhar notícia
De 7 a 11 de agosto, o radar fashion se voltou para o Copenhague Fashion Week. Conhecido pelo foco em práticas de sustentabilidade, o evento teve desfiles de marcas como Ganni, Stamm e Paolina Russo. No street style, a semana de moda dinamarquesa reuniu tendências como sobreposições e bolsas em tamanho maxi.
Vem saber mais!
A participação da Ganni no Copenhague Fashion Week chamou atenção pelo uso da inteligência artificial. A convite da etiqueta, a artista e fundadora do estúdio ARTificial Mind, Cecilie Waagner Falkenstrøm, criou uma voz embutida em “árvores falantes” para o cenário do show.
As plantas reais usadas no desfile foram alugadas. São cultivadas em vasos e as raízes regularmente podadas, para serem transportadas. “Após o show, as árvores serão devolvidas à sua casa no viveiro para replantio para garantir que continuem crescendo para ficarem ainda mais bonitas e um dia se tornarem parte de um novo ecossistema”, garantiu a marca.
Ditte Reffstrup, diretora criativa da Ganni, criou a coleção de primavera/verão 2024 em colaboração com três startups têxteis para garantir materiais inovadores, por meio da iniciativa Fabrics of The Future. No repertório, por exemplo, estão “couro” produzido a partir de resíduos da produção de azeite e biolantejoulas sem plástico feitas de algas marinhas e descartes agrícolas.
Na programação do Copenhague Fashion Week, a label Stamm revelou peças inspiradas na infância da diretora criativa, Elisabet Stamm. O compilado de primavera/verão 2024 inclui referências principalmente do hip-hop, com direito a modelagens amplas em uma paleta vibrante de tonalidades. Destaque para jaquetas corta-vento, casacos puffer e moletons.
Já a etiqueta homônima Paolina Russo apresentou a coleção Monolithics. Assinados pelas designers Paolina Russo e Lucile Guildmard, os looks são feitos de tecidos biodegradáveis e refletem uma pegada hippie dos anos 1970. “A mulher Paolina Russo é definitivamente uma mulher guerreira, mas ela é uma guerreira branda”, disse a fundadora da marca à imprensa.
Street style de Copenhague
A Semana de Moda de Copenhague também é conhecida pelo street style repleto de combinações despojadas e criativas. Por lá, fashionistas capricham em visuais com autenticidade, experimentações e tendências.
Durante as apresentações de primavera/verão 2024, a moda das ruas reuniu looks com sobreposições e camadas de peças, com direito a saias por cima de calças. Entre as trends, também estão: metalizado, maxibolsas e clogs.
Confira looks desta temporada: