Consciência Negra: designers negros influentes que você devia conhecer
Do estilo urbano às semanas de moda, veja designers negros que se tornaram referência ao conquistarem relevância na indústria
atualizado
Compartilhar notícia
Assim como em qualquer arte, a moda também trabalha com diversas personalidades e influências do povo negro, com uma participação ativa na criação de tendências e na quebra de padrões e estereótipos dentro do mercado. Como uma forma de homenagear os designers negros ao redor do mundo, a coluna separou alguns nomes que são exemplos de sucesso.
Vem conferir!
Conheça designers negros influentes na moda
Christian Louboutin
Um nome amplamente conhecido na indústria, Christian Louboutin iniciou a carreira como um designer freelancer para casas de moda, muito antes de fundar sua marca homônima, em 1991, aos 27 anos. Os trabalhos anteriores ao sucesso ajudaram o designer francês a estabelecer seu nome no mercado mundial, com projetos com grifes como Chanel e Yves Saint Laurent.
A marca, conhecida pela assinatura da sola vermelha, alcançou o desejo do público em 2011, e desde então segue posicionada entre as maiores grifes da Europa. Apesar do sucesso, poucos fashionistas reconhecem o rosto do homem negro francês que quebrou barreiras ao fundar a própria maison.
Martine Rose
Nascida em 1980, em Londres, na Inglaterra, a estilista Martine Rose é uma precursora na união entre streetwear e alfaiataria. Em suas coleções, Rose incorpora influências jamaicanas, como um reflexo de sua nacionalidade parental e adapta a identidade da marca, criando diversas logos, estampas e abusando de cores vibrantes.
O trabalho da estilista é extremamente difundido nos Estados Unidos, por conta de celebridades como Rihanna, Hailey Bieber e Kendrick Lamar, que são vistos constantemente com peças das grife. O estilo disruptivo da marca já gerou inúmeras reações por não enxergar limites na fusão do estilo das ruas com os cortes sofisticados.
Salehe Bembury
Indo para os calçados, um desenhista que conquistou o mundo com silhuetas icônicas, mas com poucas aparições públicas, foi o nova-iorquino Salehe Bembury. Nascido em 1986, Bembury é formado em design industrial pela Syracuse University, em Nova York, mas se encontrou no design de calçados.
Com um currículo único indo da Versace até a Crocs, o sucesso começou em 2015, quando colaborou com Ye (Kanye West) na criação dos sneakers da linha Yeezy, ainda na Adidas. Após a passagem ao lado do rapper, Bembury se aventurou em diversas outras etiquetas de luxo, até ser convidado pela Crocs para imaginar as novas versões estilosas das clogs.
Torishéju Dumi
A estilista criada em Londres com origem nigeriana e brasileira protagonizou uma estreia triunfal em seu desfile no Paris Fashion Week Womenswear, em outubro de 2023. Na ocasião, Dumi teve a oportunidade de receber a modelo Naomi Campbell para abrir a passarela do show de moda com sua marca Torishéju.
Intitulada Fire On The Mountain (Fogo na montanha, em tradução livre), a coleção apresenta uma mescla de alfaiataria com trajes tradicionais nigerianos e introduziu a designer ao mundo. Uma das peças de destaque do acervo foi vestida por Zendaya durante a turnê de divulgação do longa Duna 2, em outubro deste ano.
A importância de talentos negros
Apresentar representantes negros inseridos na moda mundial é uma forma de ilustrar que pessoas de origens diversas são capazes de acessar espaços exclusivos e alcançar destaque dentro da indústria, mesmo com os contratempos e adversidades históricas. Essas e outras personalidades de sucesso abrem espaço para que outros busquem ser exemplo de luta e resistência no mercado fashion.