Conheça oito influenciadores negros de moda para acompanhar nas redes
Nomes como Robertita, Luiza Brasil e Marco Quadros se destacam por entregar conteúdos fashions cheios de personalidade e autoestima
atualizado
Compartilhar notícia
No universo da moda, há milhares de perfis que utilizam o tema como uma forma de angariar seguidores nas redes sociais. Contudo, além da persistência para atrair a curiosidade, em muitos casos, o fator racial segue como um obstáculo a mais se enfrentar.
Por isso, a coluna Ilca Maria Estevão separou oito perfis de influenciadores negros para o público conhecer, acompanhar e seguir. A partir de contextos diferentes, nomes como Robertita, Marco Quadros e Babi Louise entregam conteúdos informativos e recheados de glamour, mas também resistência. Vem conhecer!
Apesar do país ter mais de 56% da população autodeclarada negra, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), influenciadores digitais negros são menos remunerados e contratados para campanhas de publicidade. Em 2022, o resultado do relatório intitulado de Black Influence: Um retrato dos creators pretos do Brasil evidenciou o cenário desigual para essa população.
Entre o grupo entrevistado, 47% afirmou que nunca participou de uma comunicação publicitária. Em relação à remuneração, o contexto também se difere. O ganho de um criador negro é 66% menor em comparação a um branco. Assim, trabalhar com as redes sociais se tornar um desafio duplicado para as pessoas negras.
É a partir desse panorama que Luiza Brasil extrapola as fronteiras. Pioneira na criação de conteúdo de moda no digital, a comunicadora utiliza das plataformas como uma forma de impulsionar o protagonismo negro. Autêntica e cheia de estilo, a influenciadora compartilha a rotina, looks e comportamento, com o foco no universo fashion.
Contemporânea, Magá Moura é referência em liberdade, maximalismo e empoderamento. Com mais de 260 mil seguidores no Instagram, a influencer é destaque por ser uma voz presente contra a caretice na moda. Seu mood colorido e alto astral também é visto em programas de televisão.
Resistência, beleza e moda nas redes
Conhecida como La Robertita, Lais Roberta transformou a sua existência em inspiração para milhares de mulheres. Em seu perfil, ela compartilha relatos sobre as dificuldades e humilhações constantes para encontrar roupas do seu tamanho. Sem medo enfrentar os padrões, a criadora de conteúdo exalta como a moda pode ser vivida por todos.
Com o mesmo propósito, Babi Louise está no mercado fashion brasileiro há mais de 12 anos. Stylist e influenciadora digital, a fashionista cria conteúdos focados em bem-estar, casa e moda. Louise é figura constante em eventos, festas e colaboração com marcas.
Natural do Rio de Janeiro, Josy Ramos tem uma personalidade marcante. Os seus mais de 300 mil seguidores têm acesso a compilados de produções repletas de autoestima. Além disso, conteúdos de beleza e cabelo são destaques.
A partir da necessidade de evidenciar que a moda também é um espaço para o público masculino, Marco Quadros conquista o público com produções que unem elegância, conforto e tendências. O jovem também comenta sobre assuntos quentes relacionados ao universo fashion.
Por sua vez, Amanda Mendes, a Todecrespa, é o símbolo da sofisticação e de conceito na hora de procurar quem seguir. Minimalista, a influenciadora utiliza da força e beleza capilar como complemento para looks incríveis.
Multifacetado, Maycon Cabral utiliza das redes sociais para compartilhar seu lifestyle. Repleto de estilo, o jovem também produz conteúdos ao lado do namorado fashionista.
Novembro Negro
Novembro é um mês dedicado à reflexão antirracista e sobre a luta e contribuição da população negra no Brasil. Reconhecer as narrativas e os trabalhos desses influenciadores deve ser algo para todo o restante do ano. Na moda, além da contribuição para o mercado, eles também são exemplos de resistência e inspiração.