Conheça o trabalho de Hermes Barreto, referência no DF em cosplays
O artista é o responsável pela ArtsKaboom, que cria fantasias completas de personagens da cultura pop, como Batman e Mulher-Maravilha
atualizado
Compartilhar notícia
Há 35 anos, Hermes Barreto assistiu ao filme Batman, de Tim Burton. A experiência cinematográfica proporcionou mudanças de vida: ele passou a se aventurar no universo de cosplay e fantasias. Referência no segmento, o brasiliense, ao lado da esposa Érica Campanella, comanda a ArtsKaboom, empresa com foco em criar peças de variados personagens para os apaixonados por cultura pop.
Vem conhecer!
Cosplay de sucesso
A criatividade faz parte da rotina de Hermes Barreto desde a infância. O empreendedor, de 52 anos, começou a fazer as próprias fantasias como uma forma de se divertir. “Por conta disso, acabou que as pessoas começaram a me pedir. Por isso, entendi que sabia fazer bem”, conta, em entrevista à coluna.
De forma autodidata, o brasiliense se especializou cada vez mais na prática e conquistou uma legião de admiradores. “Eu aprendi que esse universo é tão valoroso. É riquíssimo em detalhes, colorações e tamanhos”, conta.
Atualmente, Barreto é o principal responsável pela empresa ArtsKaboom, que funciona desde 1989 “de fã para fã”. O artista comanda todo o processo de criação. “Às vezes, acontece de a pessoa estar aqui comigo, literalmente no laboratório. Gosto de ensinar e compartilhar, porque acredito que a gente cria um vinculo forte”.
Apesar de ser a mente por trás das fantasias, o empresário divide o dia a dia profissional com a esposa Érica Campanella. Repleta de admiração e respeito pelo trabalho, a empreendedora acompanha o negócio de perto. “Ele é o artista principal, mas eu sou a ‘Severina’, aquela que faz tudo. A gente está construindo uma vida”, afirma.
Conscientes que trabalham com um mercado sazonal, o casal se fortalece para entregar com qualidade todos os projetos que iniciam. “A gente tem fantasias exportadas pelo mundo inteiro, além de focar sempre que possível em materiais sustentáveis”, acrescenta Campanella.
A prática de vestir fantasias e acessórios tem inúmeras razões. Algumas pessoas querem apenas se divertir e homenagear, porém há quem encontra um impulso na autoestima. “Muitos [clientes] dizem assumir uma nova versão de si mesmo. Isso é maravilhoso, porque demonstra como o nosso trabalho pode ajudar outras pessoas”, avalia Campanella.
Externalizar sonhos e desejos estão entre as principais realizações que o casal têm ao entregar cada nova fantasia. “Acredito que uma das melhores coisas é você sair de um jeito que não é exatamente normal, né?! Antes as pessoas tinham receio de mostrar que gostavam, porém, agora, é uma forma de exibir confiança”, finaliza Barreto.
Brasília Fora dos Padrões
A coluna deu início ao quadro Brasília Fora dos Padrões, como uma extensão da série Moda Brasília. Toda semana, apresentamos pessoas que se destacam pelo estilo próprio, a fim de dar ênfase à moda no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar fashionistas que usam o vestuário como uma forma de autoexpressão e autenticidade. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna. A iniciativa também aborda pautas com temas para além do segmento fashion, como música, entretenimento e arte.