Conheça o tênis da Nike feito quase 100% em impressora 3D
O Air Max 1000 resgata um clássico design da Nike, revisitado em parceria com a Zellerfeld
atualizado
Compartilhar notícia
A Nike revelou ao público seu primeiro tênis construído por impressora 3D, o Air Max 1000. Anunciado na convenção ComplexCon, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o produto é fruto de uma colaboração com a Zellerfeld, marca que já produz calçados com essa tecnologia.
Vem conferir!
O Nike Air Max 1000 tem o design inspirado no clássico Air Max 1, lançado em 1987 e conhecido por apresentar a bolsa de ar na entressola do tênis, para fins de performance. Com exceção dessa bolsa, todo o novo tênis é impresso usando um único material flexível.
Para garantir firmeza e suporte, a sola do Nike Air Max 1000 une camadas de diferentes texturas e densidades, enquanto o resto, impresso inteiramente em 3D, é mais flexível e confortável. Assim, o tênis pode ser calçado e retirado sem a necessidade de cadarços.
Quando chega às lojas da Nike?
No ComplexCon, a Nike distribuiu um número limitado de unidades do Air Max 1000 aos presentes, parte de um total de mil pares que podem ser encomendados exclusivamente por quem conferiu o tênis no evento. Segundo relatos de influenciadores que foram à conferência, o produto tem versões em vermelho, laranja, branco, azul e preto.
Contudo, a Nike ainda não revelou planos para um lançamento do novo Air Max para o público geral. Apesar de o preço também não ter sido estimado, outros calçados impressos em 3D pela Zellerfeld variam entre US$ 159 — sandálias — e US$ 400 — o tênis top de linha.
O primeiro tênis impresso em 3D pela Nike chega em um momento de instabilidade da marca. Uma recente troca de CEO, a queda nas vendas e o crescimento de concorrentes, como a Adidas — impulsionada pela popularidade do Samba —, suscitam um momento de incerteza interna. Anúncios e lançamentos como esse são uma forma de reintroduzir a Nike no topo da moda esportiva mundial.