Conheça o fotógrafo de moda Lineker Pires, brasileiro em Dubai
Natural da capital de Goiás, o profissional construiu a carreira no exterior: “Durmo e acordo pensando em fotografia”
atualizado
Compartilhar notícia
Natural da capital goiana, o fotógrafo Lineker Pires tem uma paixão antiga pelo mundo fashion. Foi nesse segmento que se encontrou profissionalmente, desde 2009. Ele se mudou recentemente para Dubai, nos Emirados Árabes. Por lá, enfrenta o desafio de construir uma carreira internacional. Com olhar sensível e atento, o brasileiro se destaca.
Vem conhecer!
A inserção de Lineker Pires na moda começou com editoriais, nos bastidores. “Antes disso já fazia algumas fotos conceituais, cobria alguns eventos como casamentos e festas de 15 anos. Mas a minha paixão sempre foi o mundo fashion, sempre pensei fora da caixinha para tentar agregar o máximo aos ensaios”, lembra.
Ao longo do tempo, passou a se dividir entre Goiânia e São Paulo, para fazer trabalhos com marcas e principalmente influenciadoras digitais. Neste ano, em meio à pandemia, ele decidiu se mudar para o exterior e enfrentar novos desafios. Em entrevista à coluna, o goiano falou sobre a nova experiência.
Qual é a diferença entre fazer fotos de moda e fazer para outras áreas?
Eu durmo e acordo pensando em fotografia. Fazer fotos de moda é a mesma coisa que pensar em como as outras pessoas vão se sentir representadas nas peças que estou fotografando; exige todo um cuidado diferenciado.
No começo da minha carreira, para sobreviver, eu até fiz algumas fotos gastronômicas para uma empresa, me dediquei muito e fiz com todo amor e excelência de sempre, mas a moda tem esse poder: quando me conecto com a modelo, tudo flui.
Como você enxerga o mercado editorial de moda atualmente, em meio à pandemia?
A fotografia cresceu bastante, no geral. A pandemia colocou os e-commerces em alta, destacando os shootings, coisas que são essenciais para as marcas mostrarem seus produtos.
Você largou o trabalho em Goiânia e São Paulo para investir na carreira internacional. Quais são os principais desafios dessa decisão?
O processo está sendo difícil, pois já tinha minha carreira estável no Brasil. Todo mundo me conhecia do meio da moda. Agora, estou começando do zero, claro que com uma bagagem. O grande desafio realmente foi ter que abrir mão da carreira no Brasil para começar do zero, isso mexeu muito comigo.
Quais foram os seus trabalhos de moda mais marcantes?
Com a modelo Andressa Suita. Ela me perguntou uma vez “você está preparado para fazer a foto da sua vida?”, eu respondi para ela que sempre esperei por esse momento. Depois disso, minha carreira mudou. Muitos me conheceram depois disso. Não vou me esquecer desse momento, minha eterna gratidão à Andressa.
De onde vêm as suas referências? Em que se inspira?
Eu amo fazer fotos conceituais, me inspiro nos fotógrafo gringos de moda, sou fascinado nesse meio. Eu me conecto com a modelo e me jogo completamente na hora de fotografar.
O maior sonho de Lineker é ter uma foto própria estampada na capa de uma revista renomada de moda. “Seria uma realização tanto profissional quanto pessoal. Para isso eu me dedico ao máximo e estou sempre em busca de coisas inéditas, novos desafios e aprendizados para melhorar o meu trabalho”, reconhece.
Na lista de celebridades que ele gostaria de clicar, estão nomes como Gigi Hadid, Coco Rocha, Leonie Hanne, Gisele Bündchen, Alessandra Ambrosio, Izabel Goulart, Camila Coelho e Marina Ruy Barbosa. “Todas são mulheres muito fortes, empoderadas e que fizeram história, ao meu ver.”
Colaborou Rebeca Ligabue