metropoles.com

Conheça o brechó colaborativo Balaio, pioneiro em Brasília

A união de três brechós deu origem à loja, que completou um ano em outubro de 2023. Sensibilidade, variedade e acolhimento moldam o Balaio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
três mulheres donas de brechó - Metrópoles
1 de 1 três mulheres donas de brechó - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

Ampliar o alcance de sua marca é o objetivo de todo pequeno empreendedor do ramo da moda, e três jovens brasilienses encontraram um jeito diferente para alcançar essa meta na capital. Nathália Dias, Amanda Calvet e Jéssica Amorim têm, cada uma, um brechó, interesse em comum que as uniu em uma relação profissional e de amizade com a criação do Balaio, o primeiro brechó colaborativo de Brasília.

Vem conhecer!

balaio brechó em brasília - Metrópoles
O Balaio está localizado na 308 Norte

A história do trio começou na faculdade, onde se conheceram por fazerem, simultaneamente, o curso de design de moda. A relação se fortaleceu ao se encontrarem com frequência “garimpando” para seus brechós. Nathália tem o 261, Amanda é dona da Lojinha da Amanda, e Jéssica criou o A.MO

Na ocasião, as vendas on-line predominavam, cada loja com seu público alvo bem definido. Tudo mudou quando, em viagens a São Paulo, as três mulheres tiveram contato com um conceito ainda desconhecido pelo brasiliense: o brechó colaborativo. O insight foi imediato, e as três logo decidiram que era hora de encontrar um espaço físico, para que pudessem, juntas, expor seus produtos.

três mulheres donas de brechó - Metrópoles
Amizade e profissionalismo definem relação entre Nathália, Jéssica e Amanda

O local escolhido foi a comercial da 308 Norte, em uma loja cujo espaço é, sem dúvidas, muito bem aproveitado. Lá, qualquer noção de público alvo antes estabelecidos foi virada de cabeça para baixo. Com a união, o alcance das lojas cruzou barreiras etárias, de gênero e sociais. “Temos clientes de 12 a 80 anos, é realmente um balaio”, conta Amanda Calvet. Isso se tornou uma das principais características do brechó. Hoje, os brechós Loyalty, Aziza e Happy também integram o espaço, aumentando ainda mais o leque de diversidade.

“O Balaio é um espaço bem democrático, já que reunimos diversos estilos, trazemos várias opções para o cliente. Queremos que ele consiga se encontrar, independente do estilo e do gosto individual”, compartilha Jéssica Amorim. 

interior de brechó - Metrópoles
Variados estilos são oferecidos pela loja

 

mulher mexe em roupas em brechó - metrópoles
Público variado se tornou cliente fiel do Balaio

 

placa say yes to second hand - metrópoles
“Diga sim para a segunda mão”

A sensibilidade fashion dos brechós Balaio

A formação em moda das fundadoras do Balaio as capacita para mais um diferencial do brechó colaborativo. Diversos clientes recorrem ao conhecimento do trio, sempre presente na loja, para que os possam ajudar a montar looks.

“Sabendo que nós três somos formadas em moda, sempre nos pedem ajuda quando têm algum evento especial. Nós pensamos com cuidado, ajudamos eles nesse processo”, conta Nathália Dias. Além disso, as donas já vão imaginando quais visuais podem ser montados enquanto fazem a curadoria, dispondo-os em manequins e nas paredes.

araras de roupas - metrópoles
Araras e manequins ocupam o espaço

 

Roupa em cabide - metrópoles
Looks montados ajudam clientes durante as compras

 

Mulher montando manequim e sendo filmada - Metrópoles
As donas participam ativamente do dia a dia com clientes

As novidades do brechó colaborativo vão ainda além da variedade de produtos e da orientação profissional com os looks. O espaço do Balaio é, definitivamente, um atrativo para quem passa pela quadra. O acolhimento faz o ambiente ser mais que uma simples loja, mas também um local para se sentir bem.

“Nós três sempre estamos na loja, prestamos um atendimento humanizado e próximo das clientes, que acabam virando nossas amigas”, relata Jéssica. O trio conta que há quem vai à loja apenas com a intenção de bater um papo e descansar nas cadeiras de praia, dispostas na varanda. Ocasionalmente, acabam também comprando, mas isso prova que o Balaio vai muito além de um estabelecimento comercial.

sofá dentro de brechó - metrópoles
Balaio oferece espaço confortável

 

Decoração também chama a atenção
Decoração também chama a atenção

 

sapatos em brechó - metrópoles
Calçados e acessórios expostos no Balaio

Moda Brasília

A coluna deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.

O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?