Conheça Matthieu Blazy, nome mais cotado para assumir a Chanel em 2025
Já tendo trabalhado em grandes marcas de moda, Matthieu Blazy é dado como certo na direção criativa da maison de luxo francesa
atualizado
Compartilhar notícia
A direção criativa da Chanel pode ter encontrado seu novo representante, com diferentes veículos da imprensa especializada apontando Matthieu Blazy como nome certo para assumir a maison. O designer francês comanda, desde 2021, a Bottega Veneta e, por lá, conquistou o público e o mercado com sua visão. O anúncio oficial deve ocorrer no dia 16 de dezembro.
Vem conhecer!
Desde junho de 2024, quando Virginie Viard deixou a direção criativa da Chanel, a maison busca um sucessor. A última coleção apresentada, inclusive, foi feita pelo time de moda da grife, sem uma assinatura principal. A provável chegada de Matthieu Blazy pode significar uma abordagem que combine respeito pela tradição com uma visão inovadora, como evidenciado por sua experiência na Bottega Veneta.
Nascido em 1984, Blazy iniciou a carreira como designer ao lado de Raf Simons, na área da moda masculina da marca homônima. Essa experiência inicial moldou um estilo perceptível até hoje nos trabalhos do francês que, em seguida, migrou para a Maison Margiela.
Foi assinando a Margiela Artisanal que Matthieu Blazy ganhou a atenção da indústria, graças à abordagem que misturava a alta-costura ao disruptivo. Um de seus trabalhos mais famosos na casa foram as máscaras de cristais, exploradas em diferentes designs e usadas pelo rapper Kanye West em turnês.
Matthieu Blazy consolidado na indústria
O designer trabalhou, então, no estúdio da Celine, sob a direção de Phoebe Philo, outra figura icônica da moda, tornando-se designer sênior em 2014. A estética minimalista e sofisticada de Philo foi mais uma grande influência do desenho atual de Blazy.
De 2016 a 2019, o designer integrou a equipe de Raf Simons na Calvin Klein, trabalhando como diretor de design para as coleções masculina e feminina, antes de ser nomeado diretor criativo da Bottega Veneta, sucedendo Daniel Lee. Seu trabalho na marca italiana foi aclamado pela crítica, consolidando sua reputação como um dos designers mais talentosos da nova geração.
Matthieu Blazy se destaca pela criatividade na construção de peças, desenvolvendo e aplicando técnicas como o uso do couro em ilusões de denim, flanela e outros tecidos. A capacidade de inovar sem perder a sofisticação, como demonstrado principalmente na Bottega Veneta, pode ter chamado a atenção da Chanel, sua provável nova casa.
Trabalhando com nomes de peso ao longo de toda carreira, Matthieu Blazy é um jovem designer com extenso currículo e grande potencial criativo. Caso seja confirmado na direção criativa da Chanel, ele terá a oportunidade de unir sua visão inovadora com a valiosa herança da marca, potencialmente inaugurando uma nova era para a maison conterrânea.