Conheça Luciano Pinheiro, designer que inova o artesanato
Parcerias com artesãos do Nordeste criam cadeia de produção mais sustentável para a marca do paulista
atualizado
Compartilhar notícia
O hábito de uma criança praticar tricô, aos seis anos de idade, é um sinal de que a veia artística está ali presente. Foi o que ocorreu com o designer paulista Luciano Pinheiro. A mãe artesã, desde cedo, o aproximou do trabalho criativo. Já o ofício do pai, pescador, criou uma relação próxima do filho com a natureza. Mestre em têxtil e moda pela Universidade de São Paulo (USP), Luciano atualmente utiliza do artesanato para promover a sustentabilidade na cadeia produtiva.
Vem saber mais!
Nascido no litoral norte de São Paulo, Luciano Pinheiro teve uma infância marcada pela imersão no universo da natureza, tramas e técnicas manuais. Como farmacêutico, mudou-se para a capital paulista, onde a paixão pela moda começou a florescer, e logo foi atrás de estudos na área.
Paralelamente à profissão original, começou a vender bolsas em feiras da cidade. Em seguida, a formação na Universidade de São Paulo o inspirou a introduzir no mercado nacional opções de materiais da natureza para a moda, como pontas tingidas com pigmentos e tecidos de fibras naturais. Além das bolsas, as principais criações logo se tornaram os calçados.
A marca Luciano Pinheiro atualmente se destaca pelo compromisso com matérias-primas de menor impacto ambiental e produção local, promovendo a brasilidade. Luciano, agora doutorando em ecologia aplicada, concentra sua pesquisa em resíduos fibrosos e reforça ainda mais o próprio compromisso com a sustentabilidade.
Parcerias transformadoras de Luciano Pinheiro
Como parte do processo de produção, Luciano busca em estados como Maranhão, Bahia e Ceará parcerias com comunidades locais. A interação com os grupos de artesãos é um processo colaborativo, que envolve troca de técnicas e materiais. Exemplos são a extração da palha de Buriti, em São Luís, e os fios de seda 100% natural, provenientes de casulos de sedas recuperados da indústria de sericultura na região.
“Buscamos estimular a moda a valorizar as histórias locais, suas heranças ancestrais e materialidades, e de algum modo repensar e refletir sobre o seu modo de produção e romper com a ideia de que o que é local e artesanal não tem valor”, explica Luciano Pinheiro.
Atualmente, os produtos de Luciano Pinheiro estão disponíveis no site e na loja Nmalls, em Maceió (Alagoas). A marca Luciano Pinheiro não é apenas uma expressão de moda, mas uma narrativa de sustentabilidade, tradição e inovação. O contato próximo do artista com os fornecedores torna o processo criativo mais humano, sensível e cheio de histórias.