Conheça Iana, a nova embaixadora e assistente virtual da Havaianas
O objetivo da gigante dos calçados é humanizar a marca com a personagem
atualizado
Compartilhar notícia
Na esteira de empresas como Magalu, a Havaianas agora tem uma embaixadora para chamar de sua. A Iana já existia no e-commerce, onde trabalhava como assistente virtual. A novidade é que, agora, a personagem ganhou uma versão 3D que assume, inclusive, a voz da label nas redes sociais.
Vem conhecer a Iana!
Carioca, millennial e geminiana com ascendente em aquário. A Iana, desenvolvida pelo Studio Hana – agência interna da Havaianas –, é uma persona que representa o estilo leve e descontraído da marca.
Segundo Fernanda Schmid, diretora de User Experience da empresa, a novidade é uma estratégica para aproximar ainda mais a etiqueta do público. “Tornar a Iana uma embaixadora virtual, com uma personalidade que reflete tão bem o lifestyle de Havaianas, foi uma das maneiras que encontramos de ampliar o relacionamento dos usuários com a marca”, explica a coluna.
Humanização da marca
Agora à frente do Twitter, a Iana traz uma linguagem jovem e fluída para a comunicação da marca. Com o uso de gírias e memes, ela quebra a barreira institucional e conversa diretamente com os seguidores.
“Tivemos uma resposta positiva na semana de lançamento da Iana no Twitter onde, além dos nossos seguidores, outras marcas também interagiram com o post de apresentação, como Oreo, Natura e LinkedIn. Estamos superotimistas com o potencial da Iana!”, conta Fernanda Schmid.
Personas que deram certo
A varejista Magalu foi a pioneira na criação de “influenciadores digitais” próprios. A Lu que todos conhecem hoje surgiu em 2009 como a modernização da Tia Lu, de 2003. Além de memes e promoções, a empresa consegue, através da personagem, falar de assuntos sérios como assédio e preconceito.
Já a Nat Natura, da gigante brasileira de beleza, é uma mulher negra, com cabelo cacheado e que também usa sua voz para humanizar não só a marca, mas as mulheres. Ela já apareceu mostrando celulites e estrias em uma foto na praia.
Durante o isolamento social na pandemia, a Amaro achou no desenvolvimento de uma personagem a solução para mostrar as roupas da marca, já que sessões de fotos não estavam acontecendo. Nomeada Mara, a personagem segue como uma estratégia da marca. Ao que tudo indica, as modelos e influenciadoras virtuais vieram para ficar!
Colaborou Carina Benedetti