Conheça Daniella Naegele, designer responsável pelo sucesso da Avanzzo
Prestes a completar 30 anos no mercado brasiliense de moda, a marca, feita para a mulher moderna, tem muita história para contar
atualizado
Compartilhar notícia
Empresária renomada, Daniella Naegele trilhou um caminho de sucesso até consolidar sua marca. Fundada em 1989, a Avanzzo começou despretensiosamente como uma loja de camisetas e, agora, está prestes a completar 30 anos no mercado brasiliense de moda, apresentando um estilo conceitual produzido especialmente para a mulher moderna.
Ao todo, são seis lojas na capital e um e-commerce, que entrega peças e acessórios para todo o Brasil. Devido à busca incessante do público por novidades, a marca atualmente conta com 80 profissionais cuidando das coleções, com mais de 350 itens. Embora não possua formação em moda, Daniella demonstra ter aprendido tudo por meio dos desafios inerentes ao trabalho.
Ligada em tendências e com um grande know-how sobre o perfil da mulher brasiliense, a empresária confessa que o próprio negócio deu certo porque correu riscos. As atuais apostas inovadoras vão desde um visual de merchandising mais harmônico para todas as lojas até uma intensa busca da equipe por ideias criativas em São Paulo e Nova York.
Quer saber um pouco mais sobre essa trajetória? Então, vem comigo!
A proposta da Avanzzo é atender a mulher brasiliense inserida no mercado de trabalho que procura uma roupa prática, um look contemporâneo para ser usado em ambientes profissionais e também para ir a uma festa. Com esse norte, a label trabalha para entregar de cinco a seis coleções por ano, e assim fidelizou clientes ao longo dos quase 30 anos de sua história.
O nome, que hoje estampa as vitrines de seis lojas em Brasília, começou como um projeto tímido, parceria da futura empresária com o então namorado, André, com quem hoje é casada. O pouco contato com o espírito empresarial da família foi o suficiente para ela se arriscar no ramo da moda e, com muito aprendizado e dedicação, hoje colher os frutos do trabalho.
Outra coisa que persevera é o apoio do marido: é ele quem cuida do setor administrativo, enquanto ela participa do desenvolvimento das peças.
Questionada sobre o que faz a marca ser tão duradoura, Daniella acredita ser a constante busca pelo novo. Desde quando começou, com uma proposta de criar produtos de vestuário para a Copa do Mundo de 1990, passou por várias fases. “Para trabalhar com moda, a gente tem de se adaptar muito, porque a cada seis meses é necessário contar uma história nova, se reinventar”, admite.
Confira o bate-papo que tive com ela:
Como veio a vontade de ter uma marca própria? Por que começaram com camisetas?
A vontade surgiu de uma conversa despretensiosa com o André. Nós buscávamos mais receita financeira. Ele trabalhava no Banco do Brasil e eu ganhava mesada de estudante, já que na época tinha apenas 16 anos. Iniciamos nosso negócio com camisetas por ser um processo produtivo mais simples, com menor investimento financeiro. E o André tinha facilidade na comercialização junto aos amigos do trabalho.
As primeiras camisetas foram produzidas com malhas listradas bicolores, que então eram um diferencial. Em seguida veio a Copa do Mundo na Itália, e fizemos uma linha masculina, feminina e infantil. Assim, toda a família fazia parte da torcida Avanzzo. Foi um sucesso.
Como foi a transição do mundo das camisetas para as peças mais contemporâneas e modernas?
Depois de um ano comercializando os produtos entre amigos e no trabalho do André, no Banco do Brasil, resolvemos abrir uma loja na 315 Sul. Em razão disso, ampliamos a linha de camisetas com peças femininas.
Foi algo fácil?
Foi um novo aprendizado, tivemos que investir em novas modelagens e matérias-primas.
Quais foram os detalhes dessa transformação?
Focamos um nova linha de produtos femininos, foi preciso mudar e ampliar a comunicação para um novo público.
Houve algum momento, nesses 27 anos, em que você pensou em desistir?
Desistir não, mas tivemos muitos momentos difíceis, com decisões importantes. Porém, sempre com a certeza de que iríamos vencer e sair mais fortes!
Como funciona a relação entre marido e mulher parceiros de negócios?
Começamos juntos e crescemos juntos, mesmo sem planejamento, dividindo os deveres nas tarefas diárias. Deu e dá muito certo! São papéis que se complementam para todas as demandas necessárias. Estamos sempre incentivando um ao outro e hoje temos mais cuidado no convívio com a família, priorizando os finais de semana com ela e procurando não falar muito de trabalho, para curtir os filhos.
Como está sendo trabalhada a revitalização e modernização da marca?
Estamos sempre atualizando nossa comunicação e investindo nos pontos de venda para acompanhar as necessidades do mercado.
Existem lugares ou pessoas que inspiram você na hora de criar?
Investimos em pesquisas e viagens internacionais, mas nossa maior inspiração são as brasilienses, que são antenadas e adoram consumir moda.
Como funciona a concepção do negócio? Quais pontos iniciais são avaliados na hora de começar a coleção?
Partimos de análises das vendas da coleção anterior, verificando as melhores modelagens, os tecidos de maior aceitação junto às novas tendências.
Poderia nos dizer como é o processo criativo desde a ideia inicial até o produto final?
Sempre fazemos uma imersão no início da coleção para decidirmos a cartela de cores, estamparia, texturas, tecidos, shapes e aviamentos. Depois, passamos para os protótipos e testes. Entre o início do desenvolvimento até chegar aos pontos de venda, trabalhamos com um prazo de 90 dias de antecedência.
Acredita ser possível lançar alguma linha masculina?
Apesar de ter três filhos, a linha masculina exige um conhecimento específico, sendo necessários outros fornecedores e fontes de pesquisa. Por isso, por enquanto, não estamos preparados para esse desafio.
Quais são os planos para o futuro?
Investir no comércio on-line e em todos os canais de vendas a distância, que surgem diariamente, oferecendo novas experiências às nossas clientes.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!