Conheça Bezalel, joalheria brasiliense de tesouros escondidos
A marca se diferencia pelo olhar apurado da fundadora, Silvana Castro, na busca por tendências e gemas exclusivas
atualizado
Compartilhar notícia
Fazer o melhor uso de um dom recebido é buscar realizar com excelência aquilo a que se foi designado. Na Bíblia, Bezalel é caracterizado como um artista altamente talentoso, criador de todas as peças feitas em ouro, prata e bronze, igualmente capacitado para trabalhar como joalheiro. Mais de 3 mil anos depois, Bezalel mantém o ofício nas joias. Não mais no Egito, agora, em Brasília.
Vem conhecer a marca!
Um brilho toma conta do Centro Comercial Gilberto Salomão há 16 anos. Fundada por Silvana Castro, a joalheria Bezalel foca, desde 2007, em designs originais e gemas que fogem do habitual, por meio de uma busca incansável por tesouros escondidos ao redor do mundo.
Silvana se destaca pela sensibilidade no olhar às joias. A profissional enxerga tendências que, para muitas pessoas, passam despercebido. Essa percepção não surgiu magicamente, mas é resultado de uma longa caminhada no mercado joalheiro.
A longa história de excelência
Há quase 40 anos, a jovem Silvana vendia joias em badalados pontos da capital, como o Senado, a Câmara e tribunais de Justiça. Enquanto isso, desenhava e fabricava peças de roupas executivas. O lado autoral da vendedora falou mais alto, assim como a proximidade com a joalheria. Ela, então, mudou o foco, deixando para trás a revenda e criando suas próprias peças de pedras preciosas.
Iniciou-se assim, uma corrida pela novidade que dura até hoje. A excelência se tornou objetivo de Silvana, que, com seu olhar apurado, desenvolve coleções inspiradas na fé, no Brasil e nas culturas de diferentes partes do mundo.
“Busco gemas nobres com preços diferenciados dentro do mercado. Estamos caminhando em direção à alta joalheria por meio da seleção, feita com muito capricho e cuidado, de forma que fidelizamos os clientes por qualidade e preço”, conta Silvana.
O caminho da joia
Seletiva, Silvana diz sempre ter trabalhado com os melhores e atendido os mais exigentes. Com foco na criação, uma equipe formada por familiares e pessoas de confiança fazem parte do longo caminho que a joia faz dentro da Bezalel.
Tudo se inicia na busca por inspirações. Silvana viaja dentro e fora do Brasil, por feiras e exposições de gemas, em busca de novas ideias. “A minha preferida é a de Basel, na Suíça. Vou para encontrar novas tendências, não me prendo ao que já é conhecido”, relata.
Mas nem sempre as maiores preciosidades estão longe, às vezes basta olhar para seu redor. Em 2022, a Bezalel lançou a coleção Brumas do Cerrado, destaque no extenso catálogo da marca.
Para a produção, foi criado um estudo de quarenta páginas sobre o bioma, a fim de aproximar e trazer autenticidade nos produtos que viriam a ser criados: “Gosto dos tesouros escondidos. Trabalhamos com as raízes profundas, com a grande flora que está ao nosso redor mas que não prestamos atenção.”
Bezalel e Valeria Bittar
Cliente de Silvana antes mesmo da Bezalel existir, a advogada e empreendedora Valeria Bittar tem as joias da marca brasiliense como parte importante de seus looks. A clientela se tornou amizade e, em novembro de 2023, se concretizou como parceria criativa com o lançamento da coleção Maldivas, colaboração da marca com Valeria.
Para o lançamento, o longo processo de idealização, criação e produção foi realizado em conjunto. Silvana conta o que a impulsionou a convidar a advogada à parceria, inspirada no povo, na cultura e na riqueza natural do país asiático.
“A Valeria tem um olhar muito voltado para o colorido, para o novo, e eu buscava isso. A coleção traz essa visão alegre, com cores vibrantes, que fazem parte da personalidade dessa minha amiga, sem perder a elegância do clássico da Bezalel”, contou.
Moda Brasília
A coluna deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.