Conheça as marcas de Lívia Paranaguá, advogada que migrou para a moda
A Pura, de calçados autorais, e a Complê, de vestuário, são as labels da paranaense radicada em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
Formada em direito, a paranaense Lívia Paranaguá iniciou a trajetória profissional como advogada, mas, depois de uma década trabalhando com direito na área imobiliária, em São Paulo, ela percebeu que o real propósito profissional estava na moda. Foi a partir disso que, em 2017, surgiu a Pura, marca de sapatos autorais. Atualmente, Lívia também comanda a etiqueta de vestuário Complê.
Vem conhecer!
Antes de concretizar o sonho como empreendedora, a paranaense fez cursos na área de moda, entre eles, um de desenho de coleção na Universidade das Artes de Londres (UAL). Também concluiu pós-graduação em calçados e bolsas.
Ao juntar laços familiares com a vontade de empreender na moda, surgiu o nome da Pura, uma homenagem à tataravó de Lívia. A última coleção lançada, de verão 2022, foi batizada de Vernissage e inspirada em obras de arte. Atualmente, além do e-commerce, a grife de sapatos tem duas lojas físicas no bairro Jardins, em São Paulo.
Já a Complê, que também tem site e um espaço de vendas presenciais no Itaim Bibi, foi fundada no fim de 2020 pela advogada em parceria com duas amigas: Julia Rangel e Isabella Dalul. Com a proposta de oferecer looks versáteis e elegantes, a label aposta principalmente em peças para sobreposição.
Como você define o DNA criativo da Pura? E da Complê?
Lívia Paranaguá: A Pura, marca de sapatos que completa cinco anos em 2022, carrega em seu DNA a obstinação pela criação de sapatos de design atemporal e contemporâneo que deixem a mulher confiante.
A Complê nasceu a partir da vontade de dar um toque especial para as produções. Nosso core são as terceiras peças, que consideramos a “cereja do bolo”, e os itens que completem o vestir de maneira prática e versátil. Abusamos dos tricôs, dos tecidos naturais e do trabalho manual.
O que a Pura e a Complê têm em comum, além de terem você no comando?
Ambas as marcas trazem um toque contemporâneo e atual para a maneira como nos vestimos. Hoje, mais do que nunca, queremos estar confortáveis e confiantes, vestir e calçar peças que nos façam sentir bem faz parte da nossa construção como mulher contemporânea. Não há nada mais chique do que uma mulher confiante.
Quem cria as peças de cada marca? De onde vêm as inspirações, em geral?
Na Pura, eu sou a diretora criativa da marca. Na Complê, tenho duas amigas que abraçaram o projeto e se tornaram sócias, a Julia Rangel e a Isabella Dalul, e nós três nos unimos na parte criativa. Como temos estilos diferentes, o processo de criação carrega um pouco de cada uma, o que torna nossas peças muito versáteis. É uma experiência muito rica construir a Complê com essas mulheres.
Sobre as inspirações: eu amo acompanhar desfiles, assistir vários em sequência, analisar as fotos dos looks, ler releases e comentários dos estilistas sobre as motivações e inspirações que eles tiveram para criar as coleções. Na maior parte das vezes, as inspirações não vêm de algo mirabolante, elas estão na nossa frente, no cotidiano, no que está mais próximo da realidade. Não à toa, a observação é tão importante e, para isso, preciso de momentos de ócio, cada vez mais raros hoje em dia.
Quais são os materiais mais usados?
Na Pura, o material mais usado é o couro legítimo. Gostamos de misturar texturas variadas do couro, como pelo, estampa de animal, camurça, além de agregar acessórios que fazem nossas criações serem únicas.
Na Complê, amamos usar tecidos naturais. O tricô é o nosso queridinho. Feito à mão, ele é como um abraço!
As metas de Lívia Paranaguá para o futuro da Pura e da Complê são promissores, com planos de abertura de novas lojas. “Para mim, o céu é o limite! Eu sou muito animada e não paro quieta”, reconhece a empresária.