Conheça a primeira marca brasileira a imprimir óculos em 3D
Lançada no início de dezembro, a Yoface tem proposta sustentável e oferece modelos produzidos com pó de nylon
atualizado
Compartilhar notícia
O empresário Ivan Cavilha passou por pelo menos três grandes marcas de eyewear nos últimos 17 anos. Segundo ele, a cadeia produtiva tradicional costuma trabalhar com grandes estoques.
Em busca de uma alternativa mais sustentável, resolveu criar a Yoface, primeira marca brasileira que produz óculos com impressão 3D, utilizando pó de nylon. Lançada no início deste mês, a etiqueta também oferece coleções-cápsula de vestuário, com roupas minimalistas e agênero.
Vem comigo conhecê-la!
Oferecer exclusividade e inovação unindo tecnologia e design é o grande objetivo da marca. Os óculos, assim como as roupas, priorizam a pegada atemporal e o minimalismo, com formas e cores diferenciadas, possibilitando inúmeras combinações. A novidade é o resultado de quase dois anos de desenvolvimento.
Graças à impressão 3D, como explica Ivan, os modelos têm textura aveludada e são opções confortáveis para uso prolongado. “É um produto muito leve em comparação aos outros que temos no mercado. Temos adaptabilidade e leveza”, garante o empresário e diretor da label.
Outra vantagem é o fato de serem fabricados quase sob demanda e de forma rápida. “Temos a necessidade de estoques muito menores e mais racionais. Por isso, podemos produzir com autonomia e não dependemos de importações gigantescas”, diz Ivan. Cerca de 90% do pó de nylon (poliamida 12) que sobra durante a fabricação é reaproveitado em outros modelos.
A tecnologia utilizada é a SLS (Selective Laser Sintering). “A impressora usa nylon em pó através de um cabeçote de feixe de laser. É como se fosse um para-brisa que passa em cima do pó e vai reunindo todas as partículas conforme o desenho programado”, explica. “Existem outras tecnologias, mas a que melhor se adaptou à qualidade do nosso produto foi essa.”
As peças são impressas em camadas até saírem prontas, quando vão para o processo de polimento. Nessa etapa, sobras de fragmentos e partículas em excesso são removidas. Em seguida, as partes da armação são pintadas, e as lentes, encaixadas. O logotipo é feito com uma chapa de metal.
Além de poupar a natureza com a baixa produção, Ivan conta que a impressão 3D se destaca no quesito design. “A conexão entre a ideia e o produto final é imediata. Para fazermos peças assinadas, com grafismos, temos uma liberdade criativa enorme que possibilita criação e realização serem basicamente diretas”, destaca.
Normalmente, os processos da indústria de eyewear envolvem etapas como prototipia e testes de cores. Dessa forma, a produção é mais cara e demanda mais tempo. No caso da Yoface, os modelos são criados, desenhados no computador e produzidos. “Os ganhos em termos de criatividade são muito grandes”, afirma o empresário.
Quando o assunto é vestuário, quem cuida do design é a estilista Jéssica Patrício, diretora de estilo da Yoface. As peças se baseiam nas cores preto e branco e também são produzidas de maneira eco-friendly, sempre em coleções-cápsula.
“As roupas conversam diretamente com o pensamento que nos orienta em relação aos óculos. Tem toda uma preocupação ambiental para evitar excessos e coleções gigantes. As pessoas estão tentando diminuir o guarda-roupa e usar peças que combinem”, argumenta Ivan.
Confeccionadas em algodão sustentável certificado, elas são lavadas com uma espécie de “amaciante têxtil” chamado Rice Recycle, produzido com casca de arroz. Por isso, têm um caimento suave.
Atualmente, as peças da marca estão disponíveis apenas no comércio eletrônico, que entrega em todo o Brasil. Um dos projetos para 2020 é a abertura da primeira flagship, além de outras novidades.
“A loja é fundamental para que todos vivam uma experiência completa da marca. Temos agendado o lançamento de um ou dois óculos inspirados na obra do artista Tché [Marcelo Ruggi]. Ele é um dos sócios da galeria A7MA, na Vila Madalena [em São Paulo]. Lançaremos junto com uma exposição”, adianta Ivan.
Já no mês de julho, a marca estará na estação de esqui de Chapelco (Argentina) para uma nova edição da Yoface Experience. Lançado neste ano, o projeto leva brasileiros à cidade de San Martin de Los Andes. “Lá, eles têm toda a experiência do contato com a neve, praticam o snowboard, descem a montanha e vivem o contato com a natureza local”, conta.
Colaborou Hebert Madeira