Conheça a Ismy, marca brasileira de moda inspirada em novela turca
A etiqueta mineira foi fundada por Isabela Ferreira, em 2021, a partir de referências da série Sen Çal Kapimi (Será Isso Amor?)
atualizado
Compartilhar notícia
A admiração pela série de romance Sen Çal Kapimi (Será Isso Amor?) ultrapassou as telas e resultou na realização de um sonho. A novela turca foi a grande inspiração para a criação da marca Ismy. Fundada por Isabela Ferreira, a etiqueta mineira oferece alfaiataria e roupas versáteis.
Vem conhecer!
Enquanto navegava no TikTok, em 2020, a jornalista Isabela Ferreira se deparou com um vídeo sugerido pela plataforma com conteúdo sobre a novela Sen Çal Kapimi. Logo, surgiu a identificação com a protagonista, interpretada por Hande Erçel.
“A primeira coisa que me chamou atenção foi a atriz e a roupa que ela estava usando. Comecei a pesquisar e vi que era uma série turca e não sosseguei até encontrar. Assisti e foi amor à primeira vista pelo enredo, pela estética e, principalmente, pela beleza da atriz e sua caracterização. Não tinha uma roupa que eu não teria no meu guarda-roupa”, conta a mineira de 28 anos.
Para Isabela Ferreira, a série passou a ser um conforto em meio ao caos. “Foi respiro e leveza quando tudo era incerto. A personagem Eda Yildiz sabia o que queria. Sabia do seu valor e não se colocava por baixo de nada e ninguém, além de ir atrás do que sonhava e acreditava”, define.
“Naquele momento da pandemia, no qual tudo era tão incerto na vida de todos, a personagem me deu coragem, força e combustível para voltar a sonhar. Às vezes, na correria do dia a dia, esquecemos da importância do sonhar, dos sonhos pequenos aos maiores. E a série me lembrou disso; tanto me lembrou que hoje faz parte do maior sonho da minha vida”, orgulha-se.
Encantada com com a trama, Isabela passou a pesquisar mais sobre a moda turca. Em 2021, depois de sonhar com o nome “Ismy”, fundou o próprio negócio de moda, em parceria com a irmã, Isadora. “Comecei a seguir stylists de lá [Turquia] e marcas para estudar. Hoje, a stylist da atriz [Hande Erçel] segue nossa marca e continuo pegando referência dela”, celebra Isabela.
A proposta da Ismy é misturar a elegância da moda turca com tendências brasileiras. Além da alfaiataria, investe em tecidos aveludados e modelagens que proporcionam conforto. No início, as roupas eram desenhadas pelas irmãs fundadoras da marca, a partir de looks vistos na série turca. Com o objetivo de investir cada vez mais na moda autoral, o processo criativo foi expandido.
“Temos a estilista Carolina Martins que ingressou em nossa equipe. Também temos uma modelista e uma pequena confecção, e a nossa equipe é composta 90% por mulheres. Ainda pegamos referências nas séries turcas e no estilo da atriz Hande Erçel”, explica Isabela.
As peças são vendidas via e-commerce e a abertura de um espaço físico está nos planos das irmãs e sócias. A etiqueta já recebeu pedidos de países como Índia, Hungria, Inglaterra, Portugal, além da Turquia. Uma curiosidade é que a atriz Hande Erçel também já usou look da Ismy.
“A nossa maior inspiração vestiu nossa roupa. Entregamos nossas peças para outra atriz turca, Melissa Pamuk. O que sonhamos, a gente atrai, corre atrás e realiza”, celebra Isabela Ferreira. “Estamos recebendo também procura de modelos internacionais que vão para a Turquia e se oferecem para criar conteúdos para nós”, acrescenta.
Sen Çal Kapimi
A novela turca Sen Çal Kapimi (Será Isso Amor?) é estrelada por Hande Erçel e Kerem Bürsin. A produção foi lançada pela Fox em julho de 2020 e concluída em setembro de 2021. Sucesso mundial, a série estreou no Brasil pelo serviço de streaming HBO Max, com duas temporadas.
Na trama, Eda finge ser a noiva de Serkan Bolato, o herdeiro de uma grande companhia, para recuperar uma bolsa de estudos. Apesar de terem personalidades e realidades sociais opostas, eles se apaixonam.