Conheça 7 filtros no Instagram para turbinar seu look do dia
Como estratégia de marketing, marcas tomam conta da rede social on-line e criam designs exclusivos e cheios de personalidade
atualizado
Compartilhar notícia
Você está preparado para mergulhar na realidade aumentada e apostar na sua criatividade? O Instagram liberou, em outubro, um novo recurso aos usuários e perfis de marcas: o Spark AR Studio. Desenvolvida pelo Facebook, a plataforma permite a elaboração de filtros para serem utilizados nos Stories. Criadores e entusiastas aproveitaram a oportunidade para explorar a área do design gráfico. A comunidade fashion não ficou de fora, se utilizando das novas ferramentas para adentrar o estilo de vida dos clientes.
Além das tradicionais táticas de marketing e com o intuito de se manterem relevantes, as labels estão apostando nas camadas em 3D. As ferramentas se encaixam perfeitamente nos rostos dos usuários ou complementam o cenário, quando ativada a câmera frontal dos smartphones. Vem comigo conhecer algumas opções!
Não é de hoje que as marcas exploram os recursos oferecidos pelo Instagram. Esse investimento favorece o engajamento na rede social. Além de aumentar a visibilidade na plataforma, pode melhorar a entrega das campanhas patrocinadas pelas grifes. Uma pesquisa feita pela CivicScience em janeiro deste ano revela que 93% das empresas da área utilizam a rede social para promover as postagens através dos respectivos perfis oficiais na plataforma.
Expandir os meios divulgação das últimas coleções e explorar o maior número de ferramentas de marketing disponíveis motivam as grifes a não ficarem de fora do que é quente no momento. O novo modismo das brands é a realidade aumentada. Afinal, quem não queria testar os óculos desfilados na última semana de moda da maison Dior?
Diferente da realidade virtual, que gera a sensação de presença em um espaço físico diferente do real, normalmente proporcionado por imagens 360º ou recursos gráficos em 3D, a augmented reality (realidade aumentada, em tradução livre) integra os elementos ou visualizações do mundo real por meio de uma câmera. Com a AR, as marcas documentam o dia a dia nos Stories, e mostram das passarelas às estrondosas lojas físicas. Tudo de forma lúdica e interativa.
Pioneira: Valentino
Um dos destaques da Valentino na semana de moda de alta-costura primavera/verão 2019 foram as penas em forma de flores ao redor dos olhos das modelos, uma assinatura poderosa da maquiadora Pat McGrath. É claro que o sucesso não se restringiu a catwalk, e chegou às redes sociais.
O efeito borboleta gerado a cada piscada chamou a atenção do designer gráfico Karol Sudolski. Inspirado pelos cílios feitos com penas da grife italiana, o artista transformou a make em filtro para os Stories e o resultado foi interessante.
O filtro foi utilizado pelo discreto diretor criativo Pierpaolo Piccioli e invadiu a produção do último desfile. Nos Stories da conta oficial da Valentino, as costureiras utilizaram o filtro e divulgaram seus nomes, avisando os seguidores a próxima catwalk que tomou conta de Paris em julho deste ano.
Óculos da Dior
Outra maison a entrar de cabeça nos filtros foi a Dior. A coleção Cruise 2020 de Maria Grazia Chiuri invadiu o mundo digital com três versões de óculos. Os acessórios foram reproduzidos na cor preta com lentes espelhadas no prata, preta com aplicações de pedraria, e branco com lentes espelhadas com aplicações de cristais.
A maquiagem da passarela da Dior também foi reproduzida no filtro, complementada pelos chapéus na versão bucket hat, disponíveis na padronagem com logomania no interior das peças e xadrez com as cores vermelha, verde e branca com preto. Um must!
Sparkling Eyes
Para divulgar novos itens na marca Chiara Ferragni Collection, a influencer italiana levou o icônico logo de olho azul claro e cílios firmes para a versão criada nos filtro do Instagram. Ao piscar, os usuários são surpreendidos com brilhos e projeções do logotipo.
Retrofuturismo da LV
A parisiense Louis Vuitton desenvolveu três filtros especialmente para a exposição LV X, que toma conta de Beverly Hills, Califórnia, até 10 de novembro.
A label guia os presentes pelos 160 anos de história da maison. Quem não puder passar por lá pode sentir um pouquinho da experiência experiência digital imersiva por meio dos filtros Damier, Technicolor e X-ray.
Shangai Neon
A marca de moda alemã Hugo Boss também apostou em três filtros comemorativos. A marca investiu na estética neon que marcou o segundo desfile na China, em outubro deste ano.
Na passarela, projeções dos modelos com mais de 3m de altura dominaram a locação. E o mesmo efeito holográfico pode ser alcançado com os filtros. Além da pele com efeito futurista, aplicações em led complementam a estética.
Neon Party
Também movido pelo neon, a Yves Saint Laurent Beauty apostou na logomarca YSL em fonte garrafal e bastões de led para adornar os espaços vazios. O aspecto 3D cria a sensação do usuário estar realmente rodeado pela iluminação. O filtro da marca de beleza não poderia deixar de aplicar rímel nos cílios, um belo delineado contornando os olhos, blush corando as têmporas e batom.
THE Face Filter
A Marc Jacobs criou filtro o THE Face Filter. Bocas pintadas com vários tons dos batons da marca e a logo da etiqueta fazem chover na câmera frontal.
A marca disponibilizou outros três modelos lúdicos e um personalizável, nos quais o usuário pode escolher os temas com estampas da última coleção para tomar conta da telinha.
A possibilidade de brincar com esta realidade aumentada já existia no Snapchat, aplicativo de mensagens com base de imagens que ganhou popularidade por oferecer esses recursos. Possibilitou, por exemplo, que usuários adicionassem filtros nas fotos, além de escreverem textos. Em novembro de 2015, o Snapchat atualizou as ferramentas dentro do app e criou coroas, carinha de cachorro e flores.
O que começou com algo despretensioso e casual se transformou em uma grande ferramenta de marketing que não se limita a brincar com acessórios criativos. Algumas labels aproveitaram as ferramentas e viabilizam um provador on-line para os clientes “experimentarem” roupas, óculos, cores dos batons das grandes marcas de beleza, como Mac e Kylie Cosmetics, antes mesmo da finalização das compras. Isso gera mais satisfação e conforto aos clientes.
Entenda mais sobre o assunto
A experiência que a realidade aumentada proporciona por meio dos filtros no Instagram é possibilitada pela ferramenta Spark Ar Studios. Com ela, marcas e demais usuários conseguem desenvolver com facilidade novos filtros para o aplicativo de redes sociais. O que antes era restrito a seletos, é, agora, acessível para todos, até mesmo contas pessoais. Usuários e entusiastas podem criar os próprios filtros e disponibilizar para a comunidade da rede social ter acesso.
Logo, é possível não apenas usufruir do filtro das grifes, mas também inventar o seu. Isso surge como uma oportunidade de se lançar no mercado de criação. Uma pessoa comum, como eu ou você, tem a chance de virar um case de sucesso. Se o filtro criado por um “desconhecido” se popularizar, ele vira referência e pode se tornar o(a) mais novo(a) influencer. Chega de competir por rostos ou corpos perfeitos no Insta. A moda agora é disputar pelo filtro mais criativo.
Colaborou Sabrina Pessoa