Conheça 6 estilistas russos que fazem sucesso no mundo da moda
Entre clássicos e novos nomes do cenário fashion da Rússia, separei alguns designers que vêm dando o que falar. Vem comigo!
atualizado
Compartilhar notícia
O momento é de Copa do Mundo e todos os olhares estão voltados para a Rússia, sede do campeonato. Pensando nisso, pesquisei a moda do país e trouxe para você um pouco sobre os estilistas que influenciam toda essa civilização, aparecem em publicações de renome e ganham lugar no closet de celebridades.
No período da União Soviética, nomes como Valentin Yudashkin e Slava Zaitsev se destacaram, tornaram-se referências fashion e abriram portas para novos talentos. Como resultado, desde o início dos anos 2000, a moda russa está em expansão, garantindo espaço na Semana de Moda de Paris. Ela traz tendências e mistura estilos entre o clássico, o streetwear e até mesmo o futurista.
Detalhes florais em contraste com tecidos escuros, ornamentos com pedrarias e adornos de cabeça, além de corpetes estruturados e saias volumosas são resgates que lembram as vestimentas do país durante a Idade Média. Outras inspirações trazem contemporaneidade e atitude com cores vibrantes e estampas geométricas, mas a base da temporada é o estilo vitoriano cheio de drapeados, cintura marcada, babados, gola alta, luvas e cores sóbrias.
Quer saber mais? Vem comigo!
Valentin Yudashkin
Considerado o maior designer fashion do país, Valentin Yudashkin nasceu em 1963 e ficou conhecido nos anos 1980 por vestir Raisa Gorbachev, esposa do último presidente da antiga União Soviética, Mikhail Gorbachev. O estilista lançou a própria marca em 1993 e é o único russo membro da Câmara Sindical da Alta-Costura em Paris, título que conquistou em 1996. Alguns de seus trabalhos mais notáveis estão expostos em museus na Califórnia, em Nova York, Paris e Moscou.
Yudashkin tem uma pegada extravagante e performática, abusando de bordados, estampas, pedrarias e mix de tecidos. Os looks são sempre cheios de detalhes e informações. A vibe é totalmente vitoriana.
Slava Zaitsev
Outro que também vestiu Raisa Gorbachev foi Slava Zaitsev. Conhecido como o “Christian Dior russo” desde a década de 1960, iniciou a carreira longe das passarelas, produzindo roupas para as trabalhadoras locais da pequena fábrica de um vilarejo. Ousado, chegou a irritar o chefe por querer trazer uma visão moderna às peças. No entanto, o uso de cores e toda a preocupação com detalhes garantiu resultados, e a coleção chamou atenção de grandes nomes, como Pierre Cardin e Guy Laroche.
Alguns anos mais tarde, assinava lançamentos para as passarelas ocidentais.
Seu estilo representa bem a moda tradicional da Rússia – à la russe –, com estampas e bordados típicos, saias de cintura alta, blazers, sobretudos ornamentados e chapéus.
Igor Chapurin
Igor Chapurin começou em 1995, com a coleção To Russia With Love, após se especializar em design de roupas femininas pelo Instituto Tecnológico Vitebsk. A carreira do designer deu um grande salto em 1998, quando ganhou o Golden Manequin, maior prêmio da Associação de Alta Moda Russa. A maison que leva o sobrenome do artista foi uma das primeiras a participar de uma semana de moda parisiense, em 2005.
Suas criações têm um DNA bastante sofisticado, moderno e clean. Nas passarelas, as modelos desfilam looks contrastando cores como preto e branco, amarelo e vermelho, combinações que dão vida a um estilo despojado e contemporâneo.
Ulyana Sergeenko
Minha favorita desta lista, Ulyana Sergeenko é considerada a Victoria Beckham da moda russa. Um dos maiores nomes em destaque no momento, começou sua marca em Moscou no ano de 2011. Fornece peças ready-to-wear e também versões sob medida das criações que marcam presença nas passarelas.
Com inspirações aristocráticas e literárias, seus vestidos parecem saídos de contos de fadas vitorianos, como Alice no País das Maravilhas, principalmente pela pegada lúdica. Saias acolchoadas, detalhes florais e babados dão o toque final aos cortes delicados e bem femininos da designer. Natalia Vodianova, Kim Kardashian, Lady Gaga e Beyoncé são algumas de suas fãs. Queen B apareceu com looks da estilista nos clipes de Haunted e Jealous.
Alexander Terekhov
Coco Chanel provavelmente seria uma admiradora do trabalho deste estilista, que é referência em elegância e minimalismo. Formado pelo Instituto de Moda e Design de Moscou, Alexander Terekhov já trabalhou no ateliê da Yves Saint Laurent em Paris, colaborou duas vezes com a marca italiana de bolsas Coccinelle e, em 2011, ganhou o título de Designer do Ano da GQ Magazine russa.
Sua linha de roupas homônima começou em 2004, e suas coleções costumam seguir uma linha estética a cada temporada. A série Primavera/Verão 2018 rendeu meus looks favoritos, como tecidos cintilantes, que trouxeram um ar de diva disco dos anos 1970.
Alena Akhmadullina
Presença na Paris Fashion Week desde 2005, a marca homônima de Alena Akhmadullina começou em 2001, logo depois de a estilista concluir a faculdade. Estampas folclóricas e texturas chamativas dão o tom às criações de Alena, que lembram o quê literário de Ulyana Sergeenko, mas aqui aparecem menos acinturadas e mais exageradas.
Leões, cavalos, seres míticos e landscapes que poderiam facilmente ter saído das ilustrações de exemplares antigos dos contos de fadas clássicos aparecem bordados nas combinações, as quais quase sempre têm algum item trabalhado em pele. É um estilo excêntrico que combina com a atriz Eva Green, quem já posou para a grife na coleção Primavera/Verão 2010.
A vibe à la russe já foi referência para coleções de grandes casas, como Dolce & Gabbana (Summer Fashion Show 2015), Valentino (Spring e Pre-Fall 2015), Chanel (Pre-Fall 2009) e Yves Saint Laurent ainda no século 20 (Fall 1967, Russian Collection).
Veja outros looks interessantes na galeria:
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira