Conheça 5 marcas brasileiras de acessórios com estética marcante
As empresas fashion têm investido em elementos que destacam a identidade de suas etiquetas. Confira a seleção de marcas da coluna
atualizado
Compartilhar notícia
Para se destacar em um mercado cada vez mais concorrido, as marcas de moda têm apostado em uma estratégia de diferenciação: DNA exclusivo. Uma etiqueta com um visual característico é notada mesmo sem precisar de grandes logotipos estampados nas peças, por exemplo. É sobre a construção de uma imagem forte e única. A Coluna Moda Fora dos Padrões elencou cinco grifes nascidas em solo brasileiro que detêm uma identidade característica.
Vem conferir!
Os acessórios são complementos perfeitos para quem deseja incrementar as produções com um toque de personalidade. Bem como as roupas, os itens escolhidos para arrematar o visual comunicam as preferências da pessoa que os usa.
Assim, funciona a matemática do estilo: uma peça soma, outra eleva e o todo é harmonizado a fim de balancear a equação. Com o objetivo de fortalecer a personalidade no mercado de moda e gerar maior identificação com o público-alvo, as etiquetas têm reforçado os elementos que definem o visual, por meio de símbolos, por meio de cores. Afinal, uma identidade visual marcante é um dos melhores “cartões de visita”.
Confira cinco marcas que propõem peças com estética autêntica e completam os looks com muita bossa, estilo e originalidade:
Abi Project
Os acessórios da Abi Project são facilmente reconhecidos. O maximalismo é um dos traços predominantes nas criações pensadas pela designer Nathalia Abi-Ackel. Cores vibrantes, tamanhos exagerados e texturas variadas estão no repertório.
Radicada em Belo Horizonte, a brasiliense preza pela pegada vintage e, ao mesmo tempo, original. Brincos, anéis, pulseiras e colares aparecem com adornos nada discretos, como cristais e strass. Os itens lembram peças garimpadas em brechós, mas atualizadas e com toques autoral.
Azulerde
Raízes nordestinas e conceito afrocontemporâneo: assim pode ser definida a identidade da Azulerde. A empresa foi lançada em 2015, mas foi apenas em 2017 que ganhou forma e estrutura. A fundadora, Karla Batista, mulher preta e pernambucana, idealizou o projeto para ser um ambiente de troca de ideias, saberes e processos criativos.
Especializada em acessórios de acrílico, provenientes, em sua maioria, do reaproveitamento de resíduos sólidos, a marca segue como fio de inspiração as artes visuais. Na produção, que visa processos mais sustentáveis, há uma reaproximação nas perspectivas artísticas que enaltece a representatividade afrofuturista.
Em outubro de 2022, a marca deu um passo importante para a sua consolidação nacional. Por meio do projeto Afrolab, promovido pela C&A Brasil e o Instituto C&A, pilar social da varejista, foi lançada a coleção Identidades, que foi assinada por estilistas negros e indígenas a fim de exaltar etiquetas independentes. Na ocasião, a Azulerde colaborou com a também nordestina Dendezeiro.
Para a coleção, as marcas desenvolveram três acessórios agênero: os brincos Nu do Avesso e Retrato da Alma, além da gargantilha Corpa.
Pakera Pakera
Os itens glamorosos da Pakera Pakera são um atestado fashion. Criada em 2015 por Lívia Torres, a marca nasceu para brilhar, literalmente. Ao longos dos oito anos de história, a grife já conquistou algumas das celebridades mais badaladas do mundo pop, a exemplo de Lady Gaga, Doja Cat e Katy Perry.
O visual da Pakera Pakera é alto astral, divertido e irreverente. O maximalismo, característica que define a essência da etiqueta, é traduzido em brincos de acrílico em tons saturados, óculos com strass e gargantilhas cravejadas de brilho. Recentemente, a marca lançou a primeira coleção de joias em prata 925, que segue a mesma linha estética das bijuterias do portfólio.
Alinhada com as consumidoras, que buscam por acessórios que fazem o look ou o completam com a “cereja do bolo”, a grife apresenta uma linguagem igualmente descontraída em suas redes sociais. Uma das assinaturas da label é o símbolo do coração, que está presente em diferentes itens.
Paola Vilas
“Escolhi a joalheria como uma forma de expressar minha visão a respeito de questões contemporâneas como o feminismo, mas sempre sob uma perspectiva estética provocativa e escultural”. É assim que a artista Paola Vilas define sua marca homônima no site da etiqueta, lançada em 2016.
A carioca sempre buscou um campo de atuação fora do lugar-comum que a permitisse explorar caminhos amplos, experimentais. Com uma estética própria, que se destaca pelo visual singular, o trabalho de Vilas pode ser definido em uma palavra: surrealismo. As joias propostas pela designer são verdadeiras obras de arte e, em sua maioria, carregam uma mensagem de exaltação às formas do corpo das mulheres.
A interação e possível conexão entre dois desconhecidos é algo que ela busca em todas as criações e também o que tornou a marca conhecida. Silhuetas, acrobacias e rostos são alguns dos elementos que definem a assinatura da joalheria. Além da prata e do banho de ouro 18k, a designer explora materiais como o mármore em lapidações exclusivas para suas criações.
Alexandre Pavão
Alexandre Pavão é um dos nomes mais relevantes da moda dos últimos tempos. Em um cenário nacional que supervaloriza marcas de fora, o estilista conseguiu um feito histórico: despertar o desejo do público para uma etiqueta com DNA 100% brasileiro. Como em raros momentos na indústria nacional, Alexandre emplacou diferentes hits em forma de bolsas.
O uso frequente de cordas de rapel, mosquetões e cores marcantes são características que moldam, com facilidade, a essência da etiqueta. As bolsas baguetes desenvolvidas pelo estilista se tornaram objeto de desejo dos que amam uma novidade. A exclusividade é uma característica da empresa, pois a produção é feita em tiragens pequenas, algo defendido pelo designer.
O sucesso de Alexandre Pavão é visto e compartilhado nas redes sociais. Celebridades como Marina Ruy Barbosa, Maisa, Manu Gavassi, Liniker e Bruna Marquezine ajudaram a popularizar a marca entre as gerações mais jovens.