Conheça 20 bolsas de luxo batizadas em homenagem a celebridades
Da princesa Diana a Lana Del Rey, veja quais it bags já receberam nomes de personalidades famosas
atualizado
Compartilhar notícia
As musas do cinema, da música e da história andam lado a lado com a moda. Vez ou outra, alguma delas inspira lançamentos de grifes famosas, especialmente bolsas. Alguns dos modelos mais icônicos do mundo foram batizados em homenagem a personalidades marcantes, como a princesa Diana, além das lendas do cinema Grace Kelly e Jane Birkin. A coluna selecionou 20 dessas it bags e traz seus principais detalhes.
Vem conferir!
1. Princesa Diana
A Lady Dior, uma das bolsas mais famosas da grife francesa, não tinha esse nome até ganhar uma cliente fiel: a princesa Diana, também conhecida como Lady Di. Em setembro de 1995, a mãe dos príncipes William e Harry ganhou um exemplar de presente da então primeira-dama francesa, Bernadette Chirac, durante uma visita a Paris.
Até ali, a bolsa se chamava Chouchou, mas foi rebatizada em homenagem à princesa de Gales em 1996, após ser vista em suas mãos em diversas ocasiões. A handbag foi lançada em 1994. A propósito, esta não é a única bolsa que homenageia Lady Di, como você verá na galeria ao fim da matéria.
2. Jane Birkin
Durante uma viagem de avião de Paris a Londres, a atriz britânica Jane Birkin inspirou o então presidente-executivo da Hermès, Jean-Louis Dumas, a criar uma bolsa que atendesse à sua rotina como mãe. Sentada ao lado dele no avião, em 1984, ela se queixava de não achar um modelo adequado para isso. Aquela conversa daria origem a um dos objetos mais cobiçados e exclusivos do mundo.
Hoje, a bolsa Birkin é extremamente valorizada e tem uma fila de espera extremamente concorrida, devido à alta demanda e a produção anual limitada. Recentemente, a coluna mostrou que Cardi B é uma das colecionadoras ávidas da peça.
3. Grace Kelly
Outra bolsa icônica da Hermès, inicialmente chamada Sac à Dépêches, tem uma história curiosa. Clássico e elegante, esse modelo ganhou um protótipo em 1892 e foi lançado na forma como é conhecido hoje em 1935. A então atriz Grace Kelly, princesa de Mônaco, se encantou pelo acessório durante a filmagem de Ladrão de Casaca (1955). No ano seguinte, ela usou a peça em várias ocasiões e foi fotografada por paparazzi usando a bolsa para cobrir a barriga de grávida. Em 1977, o acessório foi rebatizado como Kelly.
Ver essa foto no Instagram
4. Jackie Kennedy Onassis
Uma bolsa estilo hobo, da Gucci, ganhou popularidade definitiva quando virou um dos itens queridinhos de Jacqueline Kennedy Onassis. Até ali, o acessório se chamava G1244, mas foi renomeado como Jackie nos anos 1970. Naquela época, a ex-primeira-dama dos Estados Unidos andava com a sua pendurada sobre os ombros e até se protegia dos paparazzi com ela. Com o passar dos anos, o modelo foi atualizado várias vezes por diretores criativos, como a versão recente, batizada de Jackie 1961.
5. Gisele Bündchen
Até a icônica top model brasileira tem uma bolsa batizada em sua homenagem, mas de um jeito curioso. A estilista Luella Bartley criou a peça para a Mulberry, mas foi a imprensa que a batizou de “Gisele” depois que a modelo desfilou (para a grife de Luella) com o acessório.
“A imprensa enlouqueceu e a bolsa ficou conhecida como Gisele. Eu não planejei. Na verdade, tive que escrever para ela e pedir desculpas, explicar que não estava usando o nome dela, simplesmente aconteceu. Embora eu ache que se eu fosse modelo, ficaria muito satisfeito em ter uma bolsa com o meu nome”, contou a designer ao The Guardian.
6. Sofia Coppola
Em 2009, a diretora de cinema Sofia Coppola lançou uma bolsa com a Louis Vuitton que leva suas iniciais, SC. O site da grife francesa informa que o acessório foi inspirado na icônica bolsa Speedy, uma modelo icônico da marca. A peça foi apresentada em dezembro de 2008, em Tóquio, e entrou em venda em março do ano seguinte. Na época, Coppola queria um acessório discreto, chique e leve.
7. Alexa Chung
A it girl, apresentadora e estilista britânica Alexa Chung foi a inspiração da Mulberry para a aclamada bolsa Alexa, de 2010, uma das mais famosas da label. Porém, a influencer não participou do desenvolvimento do produto, relançado em 2020. Já em uma collab recente com a Mulberry, em julho deste ano, Chung criou duas novas bolsas, ambas inspiradas no modelo de 2010: Big Guy e Little Guy.
8. Lana Del Rey
Pouco após lançar o disco Born to Die, Lana Del Rey ganhou uma homenagem da Mulberry. Durante a temporada de outono/inverno 2012, a marca britânica apresentou uma bolsa inspirada na estética nostálgica da cantora, chamada Del Rey. Prevista para chegar às lojas somente em maio daquele ano, a bolsa teve o lançamento adiantado para abril, aproveitando o hype em torno da artista naquela época.
9. Nina Simone
A primeira e mais famosa it bag de Gabriela Hearst ganhou o nome da cantora preferida da estilista, Nina Simone. O modelo foi introduzido em 2016 e tem um formato curioso, com alça arqueada e um fecho bem diferenciado. Inicialmente, Hearst criou apenas 20 unidades da bolsa Nina para presentear amigas, mas o sucesso foi tanto que ela precisou criar uma lista de espera para quem deseja adquiri-la.
Lady Gaga e Meghan Markle estão entre as musas que já apareceram nas ruas com o acessório em mãos. Vale destacar que a Nina tem uma versão menor, batizada em referência à Demi Moore, criada a pedido da atriz, além de bolsas que homenageiam as cantoras Joan Baez e Diana Ross.
10. Brigitte Bardot
A bolsa Jackie não é a única hobo bag da Gucci inspirada em uma grande personalidade. A atriz e ativista francesa Brigitte Bardot também tem um modelo com silhueta curva inspirado nela, porém, mais estruturada que o exemplo mencionado anteriormente.
Nem todos os modelos mencionados nesta lista fazem parte das coleções atuais de suas respectivas marcas, mas isso não significa que não podem ser encontrados. Para garimpar itens que já saíram de linha, vale pesquisar nos catálogos de brechós e sites de revenda no segmento de luxo. Na galeria abaixo, veja mais 10 exemplos de bolsas inspiradas em personalidades famosas:
Confira:
Colaborou Hebert Madeira