metropoles.com

Conheça 10 marcas de óculos brasileiras com designs exclusivos

A seleção traz etiquetas com estilos variados, do clássico ao moderno, em materiais como acetato, metal e madeira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Johnny Moraes/Led x Moon Eyewear/Divulgação
Óculos Terraq, da Moon Eyewear com a Led
1 de 1 Óculos Terraq, da Moon Eyewear com a Led - Foto: Johnny Moraes/Led x Moon Eyewear/Divulgação

Óculos são ótimas peças para darem aquele toque final no visual. As opções do mercado, atualmente, contemplam todos os estilos. No entanto, mais do que acessórios de moda, esses dispositivos ajudam a proteger os olhos ou corrigir imperfeições visuais. Por isso, é importante apostar em marcas confiáveis, com armações de qualidade e proteção contra raios ultravioletas. Marcas internacionais como Ray-Ban fazem bastante sucesso, mas não faltam opções brasileiras que entregam ótimos óculos de sol e de grau.

Vem conhecer 10 marcas de óculos nacionais com designs exclusivos!

Giphy/Reprodução

Zerezes

A Zerezes é uma marca do Rio de Janeiro criada em 2012, com óculos confeccionados à mão e produzidos com materiais de baixo impacto ambiental. Em geral, as armações de grau e de sol têm uma pegada clássica e elegante, que transita entre estilos diferentes e também agrada quem procura opções básicas.

As formas, as cores terrosas e o efeito tartaruga garantem um toque atemporal, com destaque para as opções translúcidas e para um modelo hexagonal produzido com 35 canudos descartados. Esse último é resultado de uma collab com a designer Juju Lattuca.

Óculos Bossa, da Zerezes
Os óculos da Zerezes são clássicos e elegantes (modelo: Bossa)

 

Óculos Mac, da Zerezes
As armações da marca carioca são confeccionadas à mão (modelo: Mac)

 

Óculos Micca, da Zerezes
As opções translúcidas têm um charme especial (modelo: Micca)

 

Óculos Canudo, da Zerezes
Este modelo (Canudos) é fabricado com 35 canudos de plástico descartados e foi resultado de uma parceria com a designer Juju Lattuca

 

Moon

Uma marca que transita muito bem entre o clássico e o ousado é a mineira Moon Eyewear, lançada em 2011. Enquanto os modelos de grau carregam um ar mais discreto, as opções para o sol chamam a atenção pela irreverência no design e nas cores, que vão dos tons pastel até os mais vibrantes.

A trajetória da Moon é cheia de colaborações marcantes, incluindo a Melissa e a Swarovski, além de grifes do São Paulo Fashion Week e da Casa de Criadores. O modelo retangular Terraq é um dos queridinhos do público e já se tornou um clássico. Ganhou, inclusive, uma versão exclusiva para uma parceria de Nathalia Abi-Ackel com a etiqueta brasiliense Dane-se.

Óculos Henrico, da Moon Eyewear
A marca mineira Moon Eyewear tem opções de grau e sol que transitam entre o clássico e o irreverente (modelo: Henrico)

 

Óculos Terraq, da Moon Eyewear em parceria com a Led
Este é o modelo Terraq, um clássico da marca, criado em parceria com a Led

 

Óculos Emme, da Moon Eyewear em parceria com a Melissa
Em seus 10 anos de mercado, a etiqueta de eyewear fez inúmeras collabs, incluindo marcas como a Melissa. Uma das parcerias resultou nos óculos Emme, que aparecem nesta foto

 

Óculos Terraq de collab da Moon Eyewear com Dane-se e Nathalia Abi-Ackel
Este Terraq é uma edição exclusiva para uma parceria da marca brasiliense Dane-se com a designer de acessórios Nathalia Abi-Ackel

 

Livo Eyewear

A paulista Livo Eyewear nasceu em 2012, a partir do desejo de criar óculos nacionais com a qualidade dos importados, mas com preços considerados acessíveis e design original. Todos os modelos são feitos à mão, com acetato italiano ou metal.

Os produtos passam por mais de 40 etapas de fabricação. A marca aposta bastante em variações da padronagem de tartaruga e shapes atemporais. Os modelos arredondados são um charme!

Óculos Nina, da Livo Eyewear
Os shapes arredondados se destacam entre as opções da Livo Eyewear (modelo: Nina)

 

Óculos Lucas, da Livo Eyewear
A marca trabalha com acetato italiano ou metal (modelo: Lucas)

 

Óculos Sofia, da Livo Eyewear
As peças passam por mais de 40 etapas de fabricação (modelo: Sofia)

 

Óculos Mel, da Livo Eyewear
A proposta da Livo é oferecer óculos de qualidade com preços considerados justos (modelo: Mel)

 

Rever

Outra marca que também trabalha com acetato italiano, mas de forma exclusiva, é a brasiliense Rever, lançada em 2016. A família do fundador, Brice Filiatre, tem uma fábrica própria no Distrito Federal desde 1982, onde as peças são produzidas. As ferragens também são importadas da Itália, enquanto as lentes dos óculos de sol vêm da Alemanha.

Os modelos são feitos à mão em pequena escala e numerados. Elegância é um detalhe marcante do design da label, seja nas opções mais clássicas ou nas que carregam um perfume moderno. A Rever já fez collabs com marcas como Braveman, Lucila Pena, Basic Collection, com o designer Danilo Vale e com o stylist Marcus Barozzi.

Óculos de sol e de grau da Rever
Os óculos da brasiliense Rever são produzidos em pequena escala e numerados

 

Óculos Open, da Rever
A empresa trabalha exclusivamente com acetato italiano (modelo: Open)

 

Óculos da Rever com Marcus Barozzi
As collabs são outro detalhe marcante da Rever. Este modelo, MBarozzi, é uma parceria com o stylist Marcus Barozzi

 

Óculos Choque, da Rever em collab com Lucila Pena
A estilista Lucila Pena assina este modelo, batizado de Choque

 

Lema21

Preços acessíveis também são a proposta da marca digital Lema21. Baseada em São Paulo, a empresa, que atua exclusivamente pela internet, colocou o próprio site no ar no início de 2013.

Atualmente, a loja virtual é integrada à eÓtica e inclui somente armações de grau. No passado, eles também comercializavam óculos de sol. A variedade de shapes, cores e tamanhos garantem opções para rostos de todos os formatos.

Óculos Tim e Drica, da Lema21
A Lema21 tem armações de grau para todos os gostos (modelos: Tim e Drica)

 

Óculos Breno, da Lema21
Os tamanhos, cores e shapes são variados (modelo: Breno)

 

Óculos Louise, da Lema21
Para quem curte uma pegada mais básica, há opções como o modelo Louise

 

Óculos da Lema21
Cada design ganha variações de cores

 

Evoke

Óculos modernos e cheios de atitude são a especialidade da Evoke, que está no mercado ótico desde 2001. A empresa foi criada pelos irmãos Demian e Fabiano Salomão Moraru, membros da quarta geração de uma família que é especializada no ramo há meio século.

Em seus 20 anos de história, a marca experimentou materiais ecológicos e madeira, além de promover iniciativas ligadas à música e à arte, como exposições itinerantes. Os produtos para o sol flertam com um ar futurista e urbano.

Óculos B-Side, da Evoke
A Evoke tem opções modernas e cheias de atitude, como o design B-Side

 

Óculos New Era, da Evoke
Este é o modelo New Era, com uma pegada futurista

 

Óculos Avalanch, da Evoke
A família dos criadores da marca atua há anos no ramo ótico (modelo: Avalanch)

 

Óculos Catfish, da Evoke
Este é o design Catfish

 

Colorado

Se você curte uma pegada vibrante e um quê de diversão, a Colorado tem opções que prometem agradar. Todas elas são produzidas sem distinção de gênero, já que a empresa se define como uma “fast fashion genderless”.

A irreverência é uma característica marcante no DNA da label, mas há opções para todos os gostos. Fundada em 2010, a marca paulistana é uma iniciativa dos sócios Célio Monção e David Eidelchtein. A primeira loja on-line foi ao ar três anos depois do lançamento.

Óculos de sol da Colorado
Óculos moderno da Colorado, que se define como uma fast fashion genderless

 

Óculos de grauda Colorado
A marca tem opções irreverentes, mas não deixa de atender aos gostos mais clássicos

 

Óculos de sol da Colorado
As lentes coloridas são a cara do verão!

 

Óculos de sol da Colorado
Outro design moderno
Woodz

A ideia principal da Woodz é repensar relógios e óculos com um olhar moderno e sustentável, aliados ao acabamento artesanal. Por isso, a marca chegou ao mercado em 2015 trazendo a madeira certificada como matéria-prima principal. O acetato utilizado é ecológico e biodegradável, enquanto as embalagens dispensam o plástico e levam materiais biodegradáveis ou reciclados.

Como nenhum pedaço de madeira é original ao outro, cada peça é única. Minimalistas e contemporâneos, alguns designs levam bambu natural e aço. Segundo as informações do site, a cada acessório vendido, a marca doa 1 kg de alimento à organização Banco de Alimentos e planta três árvores em áreas necessitadas em países da América do Sul, África e Ásia, em parceria com a fundação Trees For The Future.

Óculos Nino, da Woodz
A Woodz chegou ao mercado em 2015, com relógios e óculos que têm a madeira como matéria-prima principal (modelo: Nino)

 

Óculos Berlim, da Woodz
As opções são elegantes e discretas, como o modelo Berlim

 

Óculos Marfim, da Woodz
Os designs são contemporâneos (modelo: Marfim)

 

Óculos Roma, da Woodz
Como nenhum pedaço de madeira é igual ao outro, cada peça se torna única (modelo: Roma)

 

Allwood

Madeira também é a principal matéria-prima nas criações da Allwood. São cinco tipos: imbuia, pau-ferro, cabreúva, nogueira e marfim, além do bambu. A linha Elementos, por outro lado, apresenta outros tipos de materiais reaproveitados, como aço, alumínio e acetato.

Fundada por pai e filha – ela em São Paulo, ele em Porto Alegre –, a marca compartilha vários detalhes dos bastidores em vídeos do YouTube. Todos os óculos de madeira são produzidos com lentes polarizadas. Estas refletem os raios luminosos que atrapalham a visão, e incluem proteção UVA/UVB (exceto pelas lentes com degradê). A cada dois meses, a Allwood ajuda alguma instituição de impacto social.

Óculos HH Sky Grau, da Allwood
A Allwood também trabalha com madeiras certificadas (modelo: HH Sky de grau)

 

Óculos HH Sun Turtle, da Allwood
Além da madeira, a marca reaproveita aço, alumínio e acetato (modelo: HH Sun Turtle)

 

Óculos Allseason, da Allwood
Este é o modelo atemporal Allseason

 

Óculos HH Deep, da Allwood
A marca ajuda instituições de impacto social a cada dois meses (modelo: HH Deep)

 

Koala

Baseada em Porto Alegre (RS), a Koala aposta no conforto das hastes de bambu para seus óculos sem gênero e acessíveis. A label foi lançada por Fernanda Cunha, em 2017. Os shapes geométricos das peças podem compor produções em diferentes estilos.

A propósito, o próprio site da marca dá recomendações de qual estilo que se encaixa melhor em cada formato de rosto: oval, coração, redondo, quadrado, losango e retangular. Para quem curte óculos de sol com lentes espelhadas e holográficas, a Koala oferece várias opções.

Óculos da Koala
As hastes dos óculos da marca gaúcha Koala são feitas de bambu

 

Óculos da Koala
O site da marca recomenda os estilos que se encaixam melhor em cada formato de rosto

 

Óculos da Koala
A marca é uma boa opção para quem curte lentes espelhadas

 

Óculos da Koala
Há opções para todos os momentos

 

Vale destacar que os modelos acima foram selecionados para fins ilustrativos, seja por representarem o DNA de cada marca, seja por serem destaques do catálogo de cada uma das etiquetas. As fotos correspondem a produtos que estavam disponíveis na data de publicação da matéria, mas podem esgotar ou sair de linha.


Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?