Confira uma seleção de filmes feita pelo estilista Pierpaolo Piccioli
Em parceria com a plataforma Mubi, o diretor criativo da Valentino recomendou opções de drama, comédia e romance
atualizado
Compartilhar notícia
Recentemente, a Valentino criou um projeto interativo que convida o público a conhecer digitalmente Palazzo Mignanelli, sede da marca em Roma. Para completar a experiência, a maison fez uma colaboração com a plataforma de streaming Mubi. O diretor criativo da label, Pierpaolo Piccioli, preparou uma seleção especial de filmes.
Vem comigo!
Na iniciativa Chez Maison Valentino, hospedada no site da etiqueta, a ilustradora Joana Avillez retratou os cômodos do edifício renascentista, com direito a arquivos e detalhes históricos. A princípio, sete salas estão disponíveis, mas os conteúdos serão atualizados constantemente.
A fachada é o primeiro desenho que pode ser visto on-line. A partir daí, o visitante escolhe em quais portas e janelas do Palazzo Mignanelli quer entrar e explorar. Ao clicar na aba Cinema, o usuário tem acesso à lista de longas-metragens.
Entre os títulos recomendados pelo estilista, estão opções de drama, comédia e romance. As produções são de diferentes origens e garantem enredos instigantes. Há inclusive uma surpresa: Piccioli elencou um clássico brasileiro.
Confira a seleção:
O Piano
O Piano (1993), drama romântico da cineasta Jane Campion, é o primeiro da lista. Trata-se da história de uma mulher que decidiu parar de falar ainda na infância. Adulta, ela é obrigada a se casar, mas passa a ter um caso com um aluno de piano.
De repente, os encontros saem do controle. O enredo é contado na época vitoriana, quando a Nova Zelândia estava sendo colonizada há não muito tempo. No elenco, estão nomes como Holly Hunter, Harvey Keitel, Sam Neill.
A Noite
Com direção de Michelangelo Antonioni, A Noite (1961) levanta a temática de um relacionamento desgastado. Giovanni e Lidia estão casados há cerca de 10 anos, mas não sabem mais como viver juntos. Durante uma festa em uma mansão, tudo pode mudar. Os protagonistas são Marcello Mastroianni e Jeanne Moreau.
Ontem, Hoje e Amanhã
O cineasta Vittorio de Sica mistura comédia e romance em Ontem, Hoje e Amanhã (1963). Trata-se da trajetória de três mulheres muito diferentes. A produção aborda os homens que passam por suas vidas. Na obra italiana, atuam Sophia Loren e Marcello Mastroianni.
Central do Brasil
O filme Central do Brasil (1998) é considerado um clássico. Pelo trabalho como protagonista, Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, em 1999. Dirigido por Walter Salles, o filme conta a história da ex-professora Dora, que escreve cartas para pessoas analfabetas na principal estação de trem do Rio de Janeiro.
Na trama, repentinamente, uma cliente da escritora morre em um acidente. O filho da vítima é acolhido por ela, ainda que com relutância de ambos. Em seguida, a senhora e o menino vão em busca do pai que a criança nunca conheceu.
Amor à Flor da Pele
Um filme do cineasta chinês Wong Kar-Wai também está na seleção do diretor criativo da Valentino. Entre os intérpretes de Amor à Flor da Pele (2000), estão Tony Leung Chiu Wai, Maggie Cheung, Rebecca Pan e Ping Lam Siu.
O drama romântico é ambientado em Hong Kong no início dos anos 1960. O jornalista Chow Mo-wan cria um vínculo com a vizinha Li-Zhen e juntos descobrem que estão sendo traídos por seus respectivos parceiros.
A seleção de Pierpaolo Piccioli será atualizada a cada três meses. Anteriormente, a coluna também mostrou que o designer Hedi Slimane, da Celine, também recomendou alguns de seus filmes preferidos. Vale relembrar e dar o play!
Colaborou Rebeca Ligabue