Confira as melhores campanhas de moda em 2018
Calvin Klein, Dsquared2, JW Anderson e outras grifes apostaram em fotos incríveis para o outono/inverno 2018
atualizado
Compartilhar notícia
Além de roupas, grandes marcas são também responsáveis por campanhas que falam sobre temas da atualidade. São artísticas, criativas e, de vez em quando, causam polêmica.
Uma boa campanha conta histórias e abre espaço para reflexões. São retratos emblemáticos de cada geração. Kate Moss, por exemplo, até hoje marca a década de 1990 devido ao estilo junkie que lançou na época com uma campanha para a Calvin Klein.
As coleções desfilam meses antes do lançamento nas lojas. Esse intervalo é o tempo para as marcas investirem na publicidade. São nessas imagens carregadas de ideias e no trabalho cuidadoso da equipe criativa que descobrimos a intenção por traz de cada linha. O público descobre nas fotos os valores de cada grife.
Vem comigo conferir as melhores campanhas do último semestre.
Calvin Klein
O clã Kardashian Jenner retorna em família para mais uma campanha #MYCALVINS para a Calvin Klein Denim e também Underwear. Nas fotos de Willy Vanderperre, as cinco irmãs aparecem em preto e branco. Khloe chama mais atenção por estar grávida.
Ao ar livre, o clima é de um piquenique. Jeans e peças íntimas da grife norte-americana dividem espaço com os tradicionais quilts — colchas americanas vintage — que Raf Simons trouxe como elemento.
Benetton
A Benetton sempre esteve um passo à frente do nosso tempo. Há anos, seus trabalhos valorizam a diversidade. Agora, a grife convoca novamente o artista por trás das polêmicas campanhas dos anos 1990, responsável pelos cliques da coleção FW para crianças e adultos. Oliviero Toscani atuou de 1982 a 2000 na label italiana e voltou com a parceria no ano passado.
As novas peças da linha navegaram entre cores vibrantes, listras, estampa tartan e outras padronagens divertidas. Turbantes, chapéus e flores complementam as produções. O clima de união e respeito pelas diferenças, marca registrada da label, aparece nas imagens com descontração e como símbolo de respeito e paz.
JW Anderson
Jonathan Anderson aproveitou o momento para lançar novos talentos da indústria fotográfica. O estilista britânico criou o concurso Your Picture / Our Future e selecionou imagens dentre mais de 2 mil candidatos. Os vencedores foram Julie Greeve, Simons Finnerty e Yelena Beletskaya, responsáveis pelas fotos da campanha da marca que, com pegada noventista, celebram a juventude existencialista em um mood bem nostálgico, com cara de Sessão da Tarde.
Zara
A marca espanhola trouxe mulheres em poses clássicas com visual bem artístico nas fotos de Steven Meisel. Para completar o tom majestoso, o profissional acrescentou bordas que lembram as misturas de tinta de pinturas abstratas. Vestidos bem fechados, tons escuros e sóbrios, lenços na cabeça, muitos cintos e joias mostram uma mulher dona de si e cheia de elegância. Extravagância e sofisticação se destacam.
DSquared2
A DSquared2 levou Bella Hadid e Kendall Jenner para quartos de motel no mid west. A campanha da Fall/Winter 2018 da marca italiana teve mood supercountry. Com muito xadrez, botas, calças e jaquetas de couro e cabelo estilo Dolly Parton, os fotógrafos Mert Allas & Marcus Piggott reproduziram a vibe cowboy das peças nos vídeos e fotos. Amei!
Gucci
A campanha da Gucci foi tão inovadora quanto os desfiles surrealistas da grife. O millennial Harry Styles, galã rocker, posou para Glen Luchford em clima bem urbano, misturando o clássico com cenas descompromissadas, além de elementos lúdicos, como a presença de galinhas e cães em lanchonetes londrinas de peixe com fritas.
A aposta na alfaiataria da label italiana é a marca do cantor britânico, que leva para os palcos todo o clima chique trazido pelos ternos de luxo.
Yves Saint Laurent
A supermodelo aparece em mais um shooting para YSL. Os minivestidos decotados com um toque de assimetria e ombreiras em excesso são minhas peças favoritas da estação. Kate posa de dentro d’água em clima cinzento, para Inez & Vinoodh. A ícone noventista não precisa de muito para roubar a cena.
Woolrich
A cantora americana Lauryn Hill não só voltou aos holofotes com uma nova turnê como também desenhou e posou para uma coleção em parceria com a Woolrich. As investidas como estilista não são de agora: a artista revelou que criava peças para si há cinco anos. A linha é bem colorida e sobrecarregada, com casacos pesados e oversized, tudo a ver com o ar urbano novaiorquino de onde Jack Davison fez as imagens.
Longchamp
Para a campanha da Longchamp, Kendall Jenner percorre a capital francesa montada em um cavalo — o animal é o símbolo da label. Com diversos movimentos de câmera e planos deslumbrantes, o curta de 60 segundos The Encounter foi dirigido por John Christopher Pina. Já os cliques ficaram por conta de David Sims.
A modelo americana usa peças da coleção Fall 2018 do ready to wear, trabalhadas em texturas como pele, couro e veludo. O preto predomina a paleta da linha, que também ganha tons sóbrios, como vinho, marrom claro e laranja.
Confira outras campanhas na galeria:
Essas foram só algumas das campanhas incríveis que 2018 nos trouxe até agora. A Dior já flertou com o Nouvelle Vague para trazer à tona o feminismo, enquanto Versace criou a suposta foto mais larga da história da publicidade. Gucci chamou Petra Collins e mostrou colecionadores. Fendi comemorou o aniversário da bolsa icônica Peekaboo. Sarah Jessica Parker posou para a Intimissimi e Milla Jovovich para a Balmain. A criatividade veio para ficar, e a próxima temporada promete muito mais.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira