Como usar peças de linho? Confira 10 opções com o tecido do momento
Em alta nos últimos anos, os itens do material fazem sucesso por serem frescos e sofisticados. Aprenda como combinar nas produções
atualizado
Compartilhar notícia
Não restam dúvidas: o linho conquistou o seu lugar no guarda-roupa das brasileiras. O tecido, que fez sucesso nos anos 1990, retornou timidamente há alguns anos e virou a tendência do momento. Antes visto exclusivamente na moda praia, o material está presente até mesmo em peças clássicas, como o blazer. Como o item ainda é uma novidade para as fashionistas da geração mais recente, há muitas dúvidas sobre formas de passar, armazenar e combinar. No Vitrine M Fashion desta terça-feira (18/1), a coluna separou algumas dicas e elencou 10 opções para apostar.
Vem ficar por dentro!
Para todas as estações
De volta às vitrines, um dos motivos que pode explicar o retorno do linho, considerando as pautas em voga, é a sustentabilidade. Isso porque são necessárias poucas substâncias químicas para sua produção e o desperdício do material durante a confecção é praticamente mínimo.
Por ser uma fibra natural, o têxtil oferece frescor e leveza. Não à toa, as marcas apostam no material para as coleções de verão. Indo além da temporada de altas temperaturas, o material vem mostrando a sua versatilidade para compor as produções de todas as estações. E a lista de motivos é extensa: confortável, acessível e, claro, muito elegante. Com tantos atributos, a tendência foi certeira.
O manual do linho
Por ser um tecido delicado, recomenda-se lavar as roupas de linho à mão. O motivo? A centrifugação da máquina pode aumentar o risco de encolher as peças. O cuidado deve seguir na hora de passá-las. A rigidez da matéria-prima demanda que o ferro seja passado diversas vezes até que a peça desamasse. Para facilitar o processo, o vapor pode ser um grande aliado para amolecer a fibra.
As peças de linho podem ser penduradas para manter a forma e não amarrotar facilmente. A dica vale especialmente para vestidos, camisas e peças longas. Parece óbvio, mas muitas pessoas acabam ignorando as instruções das etiquetas internas das roupas. Poucos sabem, mas é comum que as roupas com esse têxtil sejam lavadas a seco, por exemplo. Por isso, atenção: leia as instruções para conservar a sua peça por mais tempo.
No Vitrine M Fashion de hoje, a seleção conta com itens da Amaro, Renner e C&A. Confira!
Blazer rosa alongado, da Amaro
Short cintura super alta, da C&A
Camisa cropped estampa tropical, da Renner
Vestido curto ombro a ombro, da Amaro
Macacão cropped transpassado, da C&A
Calça ballon com elástico na cintura, da Renner
Camisa básica verde, da Amaro
Camisa de linho manga 3/4, da C&A
Jaqueta amarela com capuz, da Renner
Bermuda laranja, da Colcci
Vitrine M Fashion
Todas as indicações reunidas nesta publicação foram selecionadas por uma equipe de colaboradores da coluna Ilca Maria Estevão, em parceria com o Vitrine M. O time é responsável por uma curadoria especial, que inclui ampla pesquisa de itens alinhados com tendências atuais e preços considerados acessíveis.
Quando leitores adquirem alguma peça a partir desta matéria, o Metrópoles pode receber uma pequena comissão sobre a operação. É relevante destacar que os valores mencionados se referem à data de publicação e podem sofrer alterações, de acordo com os critérios de cada loja. O Metrópoles não comercializa os produtos ou serviços citados.
Colaborou Marcella Freitas