metropoles.com

Como usar bolsas de palha e crochê nos looks de inverno

Os acessórios, que já foram sinônimos de férias de verão, fazem bonito também na estação fria. Marcas brasileiras se destacam no setor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Christian Vierig/Getty Images
Mulher branca, posando para foto na rua. Na imagem é possível apenas da sua cintura para baixo. Ela usa um vestido preto, um tênis preto e uma bolsa estilo cesto de palha bege.
1 de 1 Mulher branca, posando para foto na rua. Na imagem é possível apenas da sua cintura para baixo. Ela usa um vestido preto, um tênis preto e uma bolsa estilo cesto de palha bege. - Foto: Christian Vierig/Getty Images

A valorização do artesanal parece ser uma tendência que veio para ficar. As bolsas de palha e de crochê, que saíram da praia e ganharam as cidades, são provas disso. Hoje, a coluna traz dicas para usar o acessório também nos looks invernais.

Vem conferir!

Giphy/Getty Images/Reprodução

Por muito tempo, a moda associava o inverno a uma paleta de cores sóbrias. Mas, usar e abusar do preto, verde militar e bordô pode ficar entediante, certo? Nesse cenário, os acessórios são aliados contra o tédio

Apostar em materiais como o couro é ótimo para quem não quer se arriscar. Porém, sair da zona de conforto é a pedida da estação para brincar com a moda.

A dica para este inverno é apostar no manual, em especial nas texturas. A palha e o crochê, que são “a cara” do artesanato brasileiro, ganham um ar elegante se combinados a peças de alfaiataria, como calças e blazers. 

Mulher negra e jovem posando para foto nas ruas da cidade de Copenhagem, na Dinamarca. Ela tem os cabelos trançados e usa uma calça folgada amarela, uma blusa de oncinha, uma jaqueta azul de couro com franjas e uma bolsa de crochê rosa.
Na Europa, os acessórios artesanais dominaram o street style, mesmo durante o inverno

 

Mulher branca, jovem e com cabelos lisos andando na rua. Ela usa uma blusa branca de manga bufante, um vestido de couro marrom curto, sandálias de bico fino e uma bolsa de palha em tamanho grande.
O segredo para deixar o artesanato chique é apostar em roupas mais clássicas

 

Mulher negra, jovem e com cabelos longos e trançados posando para foto na rua. Ela usa um casaco de crochê verde, uma saia estampada rosa, roxa e verde e uma bolsa de crochê azul.
O céu é o limite no quesito cores! Tons vibrantes combinam bem com acessórios artesanais

 

Mulher branca e jovem, com cabelos castanhos lisos e curtos, andando pela rua. Ela usa um vestido branco longo e com mangas bufantes, um chápeu de crochê verde, uma bolsa de palha amarela e tênis esportivos, também brancos.
Para ficar ainda mais estiloso, a dica é o mix de artesanal: chapéu de crochê + bolsa estilo cesta

 

Mulher e homem, ambos jovens, brancos e com cabelos castanhos lisos, andando pela rua durante a Semana de Moda de Paris, na França. Ele usa uma camiseta cinza, calça bege e camisa de botão aberta por cima na cor verde militar. A mulher veste uma camiseta branca, um conjunto de blazer e calça bege, óculos escuros de lentes marrons e uma bolsa de palha.
Quem disse que a bolsa de palha não cai bem no office look? Com calça e blazer de alfaiataria, o acessório traz a bossa necessária à produção

 

Mulher branca e jovem, com cabelos castanhos lisos amarrados, posando para foto na rua. Ela usa uma calça e um tênis, ambos brancos, e um casaco de listras preto e branco. Segura uma bolsa de palha grande e usa também um boné preto.
A bolsa de palha gigante da marca Loewe popularizou o acessório entre as fashionistas da Europa
Para aderir

Destaque para duas etiquetas cearenses: Catarina Mina e AM Brazil. A primeira é referência na questão da sustentabilidade, uma vez que foi a primeira marca a abrir os custos e as informações sobre a produção para os clientes. Bolsas de palha e de crochê são os carros chefe. 

Já a AM Brazil percebeu interesse do mercado externo por produtos brasileiros e começou a exportar. Em seguida, a etiqueta fez o caminho inverso e lançou um e-commerce com suas bolsas e itens de design feitos da palha de carnaúba. 

Mulher jovem, branca e com cabelos cacheados longos posando para foto em um fundo branco. Ela veste uma blusa de manga longa bege e segura uma bolsa estilo cesto, de palha, com listras beges e verdes.
A marca Catarina Mina foi fundada há 15 anos pela cearense Celina Hissa

 

Mulher jovem, morena e com cabelos ondulados longos posando para foto. Ela veste uma blusa de manga longa laranja e segura uma bolsade crochê bege com calça de madeira, no formato retandular.
A etiqueta se destaca pelo mix de materiais, usando de crochê e palha até madeira e acetato

 

Mulher jovem, morena e com cabelos castanhos amarrados em um rabo posando para foto. Ela veste uma camiseta, blazer preto e uma calça branca. Ela segura uma bolsa de palha com um tecido marrom e um pingente vermelho.
A cearense Amanda Medrado fundou a AM Brazil em 2019 com uma linha de acessórios e outra de decoração

 

Mulher jovem, morena e com cabelos castanhos ondulados posando para foto. Ela usa um vestido branca de alcinha e segura uma bolsa de palha laranja com um pingente azul.
Palha de carnaúba, crochê e búzios são os materiais usados pela etiqueta

Fora do Brasil, uma marca que tornou os acessórios artesanais uma febre foi a Loewe. Porém, para incorporar os itens aos looks, nada melhor do que eleger etiquetas brasileiras, certo? Além das etiquetas citadas acima, também é possível encontrar bolsas de palha e crochê em feiras e mercados locais. 

 

Colaborou Carina Benedetti

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?