Como usar blazer no dia a dia? Veja dicas para aderir à peça atemporal
O modelo saiu diretamente do uniforme cotidiano dos “engravatados” e se tornou um dos itens mais usados por fashionistas
atualizado
Compartilhar notícia
Foi-se o tempo em que o blazer era sinônimo de vestimenta formal ou integrava exclusivamente o guarda-roupa corporativo. Como na moda tudo é cíclico, ou seja, volta de tempos em tempos, o modelo foi repaginado nos últimos anos e passou a ser uma terceira peça quase essencial. Ainda tem dúvidas de como usar o item de moda?
Vem conferir dicas para aderir à peça!
No escritório
Até o início dos anos 2000, a vestimenta corporativa era vista como um uniforme. Os homens usavam praticamente os mesmos estilos de ternos há várias décadas, enquanto as mulheres buscam por peças que as “camuflassem” nesses espaços dominados por figuras masculinas. Nesse cenário, não havia espaço para o estilo.
Nos últimos anos, as passarelas passaram a estampar versões mais atuais do clássico casaco. Alternativas com lapelas mais marcadas, acinturadas e em tons além da paleta mais sóbria passaram a assumir a cena — e logo as marcas de varejo passaram a reproduzir tais visuais.
Na atualidade, uma pequena revolução se instaurou nos escritórios que exigem um dress code mais formal. Blazers com um toque mais agênero, em cores mais alegres e detalhes especiais dão lugar ao terninho cinza sem personalidade.
Um simples blazer preto bem estruturado pode ser a base perfeita para um look caprichado. Quando somado a uma calça de alfaiataria, uma camisa branca e scarpin moderno, o resultado é um visual elegante, prático e atemporal. Para quem prefere calçados mais baixos, vale apostar em uma sapatilha com animal print ou até mesmo um par de tênis.
Básico com “borogodó”
Sabe aqueles dias que você quer se arrumar mas está sem ideia? O blazer pode ser a solução. Comece a montar o look a partir da peça e escolha complementos de acordo com o clima: se está mais frio, vale colocar uma gola alta por baixo; se estiver calor, que tirar aquele cropped legal do armário?
As peças de baixo podem seguir a mesma linha. Os acessórios, por sua vez, somam a composição com mais estilo. Se for uma produção com cor sóbria, um maxibrinco pode ser usado como ponto de destaque. Já um cinto estampado no passador da calça deixa o visual mais moderno.
Esta é a vantagem do blazer: por ser uma terceira peça elegante, ele se mostra um bom ponto de partida para looks sem esforço, mas que nem de longe transparecem isso.
Fashionista e elegante na balada
Às sextas-feiras, a missão de muitas pessoas é sair com uma roupa de vai do trabalho diretamente para o happy hour. Para alcançar tal feito, a dica é: eleja um blazer oversized. A modelagem alongada é ideal para quem gosta de fazer um “jogo visual”.
Se no escritório o blazer foi usado com uma calça da mesma cor, à noite, a peça ganha novos ares se somada a uma saia de paetê, bermuda de alfaiataria ou calça estampada. Camisetas despojadas de banda também são arremates interessantes.
Para quem deseja ir além do básico, vale investir em versões mais fashionistas. Um modelo em tonalidade mais alegre, como rosa, verde ou laranja, pode ser curinga na hora de montar uma produção estilosa. Paetês, mix de estampas ou brilhos tem o poder de elevar de maneira marcante.
Do passeio à reunião, do escritório à balada, o blazer se mostra uma terceira peça versátil, atemporal e igualmente fashion. Para construir o acervo pessoal, vale focar principalmente em modelos clássicos, e depois ousar nas escolhas.