Como a grife ERL virou fenômeno entre rappers internacionais
Marca do artista multidisciplinar Eli Russell Linnetz conquistou nomes como Kendrick Lamar, A$AP Rocky e Kid Cudi
atualizado
Compartilhar notícia
A$AP Rocky, Bad Bunny, Kid Cudi… quando se trata de moda, o que os três artistas têm em comum além de serem ícones de estilo? Todos eles já usaram peças assinadas por Eli Russell Linnetz, fundador e diretor criativo da marca californiana ERL, uma das favoritas dos rappers internacionais no momento. Prova recente disso é a capa do álbum GNX (imagem em destaque), lançado de surpresa por Kendrick Lamar em novembro, que mostra um cinto da label, repleto de pins vintage colocados à mão.
Vem saber mais!
ERL
À frente da marca, Eli Russell Linnetz atua de forma multidisciplinar, da fotografia à produção musical e, claro, à moda. Seu extenso currículo inclui trabalhos para nomes de peso da cultura pop. Entre os vários exemplos estão o visual cenográfico da residência Enigma, de Lady Gaga, e o palco de Kanye West na turnê do álbum The Life of Pablo. Já no campo da moda, ele foi o primeiro artista a remodelar a fachada da prestigiada loja Bergdorf Goodman, em Nova York, em 120 anos de história do estabelecimento.
O estilista fundou a ERL, com suas iniciais, em 2018, a partir de um trabalho audiovisual para um perfume da Comme des Garçons. Ele também foi convidado para colaborar com o artista Jordan Wolfson e a Nike em um drop para a unidade de Los Angeles da multimarcas Dover Street Market, que pertence à CDG. De olho no talento do artista, a grife japonesa incorporou a ERL na Dover Street Market Paris, braço da empresa que fomenta designers emergentes.
Linnetz lançou a primeira coleção completa da ERL em 2020, voltada para o vestuário masculino. A marca ganhou de vez os holofotes no ano seguinte. Inspirada pela essência do estilo estadunidense, utilizando elementos do skate dos anos 1990 e do surf, a label expandiu as categorias de produtos e soma diversos feitos importantes, de editoriais em grandes revistas a prêmios. Em 2023, o estilista colaborou com Kim Jones para uma coleção-cápsula da linha masculina da Dior.
Linnetz também foi finalista do Prêmio LVMH, em 2022, e vencedor do Karl Lagerfeld / Special Jury Prize daquele ano. Também foi indicado a Designer Emergente do Ano em 2021 pelo CFDA Fashion Awards, a principal premiação da moda norte-americana.
Relação artística
Desde o lançamento, a ERL já chamou atenção de vários nomes da indústria musical, e caiu nas graças de alguns dos principais rappers internacionais. Além da capa do novo álbum de Kendrick Lamar, o artista aparece usando peças da ERL em videoclipes como Not Like Us, lançado há alguns meses, e no recente Squabble Up.
A grife também criou a fantasia de Simba para ninguém menos que North West, filha de Ye (ou Kanye West) e Kim Kardashian, para a versão da Broadway de O Rei Leão. O conjunto chamou atenção com casaco, bolsa e botas felpudas, além de uma calça lisa fluida, criando um jeito para lá de diferente de representar um leão.
A$AP Rocky, por sua vez, compareceu ao Met Gala de 2021 trajando uma capa de retalhos colorida da ERL, feita de upcycling, e depois estreitou os laços com a label usando uma camiseta exclusiva da marca para se apresentar no Lollapalooza Brasil do ano seguinte. Contudo, antes mesmo disso, o rapper já era cliente e havia aparecido com outras peças assinadas por Linnetz. Já no Coachella de 2023, foi a vez do porto-riquenho Bad Bunny usar uma jaqueta da marca.
Para o CFDA Fashion Awards de 2021, Kid Cudi compareceu com nada menos que um vestido de noiva da ERL, com direito a véu e luvas de renda, um blazer branco acetinado e tênis de cano baixo para acompanhar.
Outros trabalhos
Eli Russell Linnetz também é o responsável por fotografar as campanhas da própria grife, além de assinar ensaios para publicações de moda e cultura como GQ, i-D, Interview, entre outras. Artistas como The Weeknd, Selena Gomez, Pharrell Williams, Justin Bieber, Charli XCX, Troye Sivan, Grimes e Jacob Elordi já posaram para as lentes do designer multifacetado.