Collections Brasília anuncia desfiles de moda feminina e uniformes
O programa transmitirá apresentações virtuais com marcas das duas categorias, entre o fim deste mês e o início de outubro
atualizado
Compartilhar notícia
O programa Collections Brasília terá dois eventos com desfiles digitais, nas próximas semanas, para movimentar o segmento fashion da capital federal. O Uniforms Collections, dedicado à categoria de uniformes profissionais, ocorrerá no dia 24 deste mês. Já o Spring Collections, com participação de grifes locais de moda feminina casual, no dia 6 de outubro. A ideia do programa, que transmitirá os desfiles pelo YouTube, é mostrar o DF como um polo de negócios e empreendedorismo.
Vem saber os detalhes!
Uniforms e Spring Collections
O Collections Brasília foi idealizado pelo jornalista e consultor de moda Fernando Lackman, que comanda o projeto ao lado da presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF), Walquiria Pereira Aires. O programa é uma espécie de evolução do Summer Collections, evento de moda praia que teve edições em 2018 e 2019. Agora, o leque se amplia para outras categorias de vestuário.
Provando a força do segmento em Brasília, o Uniforms Collections é o primeiro evento do programa neste ano, baseado no tema “A Indústria que Move o DF”. A lista de marcas participantes inclui Medwear, Grow Descartáveis, Sasse, Global Malharia, Fio de Ouro, Veste Bem, Confecções São Paulo, OXGN e SER, além de outras etiquetas dedicadas a uniformes profissionais, escolares e hospitalares.
O Distrito Federal tem cerca de 2,5 mil empresas no segmento de uniformes, mas o faturamento anual bruto da categoria é bem menor do que o consumo do mercado local. “Temos aqui grandes compradores como escolas, hospitais, serviços de segurança e limpeza com grandes demandadores desses produtos, mas, infelizmente, mais de 90% do que é consumido no DF vem de outros estados”, afirmou Walquiria Aires, em comunicado.
Já o Spring Collections, marcado para o início de outubro, dará espaço para grifes de vestuário que demonstram o “melhor do segmento de moda do DF”, na avaliação de Walquiria. Entre elas, labels como Louback Maison, Guilda, Lu Garcia, Rostand, Zinc e Artesanato BSB. São marcas dedicadas à moda feminina que apresentarão coleções de primavera/verão nos desfiles digitais.
Digital como alternativa
Para Fernando Lackman, a moda se adaptou à realidade da pandemia de Covid-19, assim como os demais setores, e apostou nos desfiles virtuais como alternativa para manter consumidores de olho nas novidades.
“Tudo pode se converter em vídeos, fotos, áudios e, dessa forma, transformar-se em ferramentas para as marcas antenadas com essa nova realidade”, comentou. “Em breve, será possível assistir aos desfiles presencialmente, bem pertinho dos modelos. Por enquanto, o contentamento se faz necessário, e o virtual e on-line estão aí para isso.”
No intuito de levar a magia dos shows presenciais para as telas, cerca de 350 profissionais colaboraram na gravação do Uniforms Collections, feita ao longo de dois dias no Sesi Taguatinga, com direito a passarela e cenários. Todo o processo incluiu o trabalho de cabeleireiros, maquiadores, fotógrafos, produtores, modelos, entre outras categorias.
Com a proposta de misturar moda e turismo, endereços emblemáticos da arquitetura modernista de Brasília foram escolhidos como cenário para os desfiles do Spring Collections, com gravação marcada para datas a partir de segunda-feira (13/9). Entre os monumentos selecionados, constam a Torre de TV, o Palácio do Buriti, o Memorial JK, a Concha Acústica e o Museu de Arte de Brasília, reinaugurado neste ano.
Realização
O Collections Brasília é uma realização da Associação Semper Fidelis e do Sindiveste-DF, com apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF) e da Financeira BRB. Além dessas instituições, o programa tem parceria da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Em março, a coluna conversou com Walquiria Pereira Aires e Fernando Lackman sobre todo processo que levou à criação do programa, que deve ter um evento dedicado à moda masculina e mais uma edição do Summer Collections ainda neste ano, em formato híbrido. Segundo Lackman, o Winter Collections, com coleções para a temporada de frio, estreará já em formato presencial em 2022, se as condições permitirem.
Colaborou Hebert Madeira