metropoles.com

Clare Waight Keller deixa direção criativa da Givenchy

Chegou ao fim o contrato da estilista britânica, primeira mulher à frente da grife e criadora do vestido de Meghan Markle no casamento real

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hannah McKay – WPA Pool/Getty Images
Clare Waight Keller
1 de 1 Clare Waight Keller - Foto: Hannah McKay – WPA Pool/Getty Images

A estilista Clare Waight Keller anunciou, nesta sexta-feira (10/04), que está deixando a direção criativa da Givenchy, após três anos no cargo. O motivo da partida é o fim de seu contrato inicial com a grife francesa. Durante esse período, a designer britânica revigorou o status internacional da marca. Um dos pontos altos foi a criação do vestido de casamento de Meghan Markle para a troca de alianças com o príncipe Harry, em maio de 2018.

Vem comigo saber mais detalhes!

Waight Keller fez história ao ser a primeira estilista mulher ao comandar a etiqueta francesa e se destacou pela relação com Meghan Markle, que vestiu looks da marca em várias ocasiões oficiais. Inclusive, a ex-atriz entregou em suas mãos o troféu de Estilista de Womenswear Britânico do Ano no palco do Fashion Awards 2018.

A britânica desembarcou na label em março de 2017. O outono/inverno 2020, apresentado na Semana de Moda de Paris no início de março, foi a última coleção prêt-à-porter desenhada por Waight Keller.

No período em que comandou a etiqueta, ela renovou clássicos do arquivo da grife e explorou estruturas, silhuetas marcantes, recortes modernos e texturas. O trabalho baseado no universo da alta-costura, na opinião da estilista, foi um marco em sua trajetória. Inclusive, ela foi a responsável pela retorno dos desfiles de couture da Givenchy.

Pelo Instagram, ela homenageou o trabalho em equipe da marca. “Seu talento e dedicação excepcionais permanecerão para sempre em minhas memórias. Meus sinceros agradecimentos a cada um dos heróis e heroínas desconhecidos nos bastidores, por sua contribuição do produto à comunicação e ao varejo, e a todos os membros da equipe global, parceiros e fornecedores no meio”, agradece.

Clare Waight Keller
Clare Waight Keller anunciou, nesta sexta-feira (10/04), que encerrou a parceria criativa com a Givenchy após três anos

 

Clare Waight Keller
A estilista britânica foi a primeira mulher a comandar a direção artística da casa, fundada por Hubert de Givenchy em 1952

 

Vestido da Givenchy usado por Meghan Markle no casamento real com o príncipe Harry, em maio de 2018. Clare Waight Keller ganhou destaque internacional por desenhar a peça

 

Em dezembro daquele ano, a própria Meghan entregou o troféu de Estilista de Womenswear Britânico do Ano para Waight Keller

 

Backstage do desfile de alta-costura primavera 2020 da Givenchy
Em suas coleções, tanto de prêt-à-porter quanto de alta-costura, Waight Keller trabalhou estruturas, volumes, recortes ousados e texturas. Tudo com muita sofisticação e elegância

 

Sua última coleção de prêt-à-porter completa foi a de outono/inverno 2020, apresentada no início de março, em Paris

 

Vestido de noiva alta-costura Givenchy
Antes da entrada de Waight Keller na maison, a Givenchy estava apresentando suas coleções de alta-costura de maneira estática, ou distribuídas entre as coleções masculinas. A britânica trouxe o retorno da haute couture da casa à passarela

 

Clare Waight Keller e equipe da Givenchy
“Meus sinceros agradecimentos a cada um dos heróis e heroínas desconhecidos nos bastidores”, comunicou Clare Waight Keller no Instagram

 

Fundada por Hubert de Givenchy (1927-2018) em 1952, a grife pertence ao portfólio do grupo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton desde 1998. O fundador conduziu a direção artística até se aposentar, em 1995. Desde então, o cargo foi ocupado por designers como John Galliano, Alexander McQueen, Julien MacDonald e o italiano Riccardo Tisci, antecessor de Waight Keller.

Até o momento, a Givenchy não informou como será a nova “organização criativa” e está com fábricas fechadas devido à pandemia de Covid-19. Por isso, vai pular a temporada Resort e não produzirá a coleção de alta-costura referente ao outono/inverno 2020, mas ainda apresentará uma coleção pre-spring masculina em showroom, no mês de junho. A marca planeja ainda estender a venda das duas últimas coleções de prêt-à-porter (SS20FW20).

“Sob sua liderança criativa e em grande colaboração com seus ateliês e equipes, a maison se reconectou aos valores fundamentais de Hubert de Givenchy e seu senso inato de elegância. Desejo a Clare tudo de melhor em seus futuros empreendimentos”, agradece o presidente e CEO do LVMH Fashion Group, Sidney Toledano.

Um dos exemplos de silhuetas e recortes marcantes do trabalho de Waight Keller na Givenchy

 

Aqui, o volume acrescenta drama

 

A estilista e couturier também trabalhou texturas. Especialmente plumas, plissados e bordados

 

A designer homenageou Hubert de Givenchy em coleções de couture, como a apresentada em janeiro

 

Sua execução de alfaiataria também foi notável

 

Vestido com plissado e formato de flor

 

Nesta coleção, Waight Keller trabalhou com jeans

 

As plumas conversam com a estampa colorida

 

Outro exemplo de alfaiataria estruturada

 

Apesar de seu vestuário ter agradado a imprensa especializada, especialmente com as coleções de couture, a direção de Clare Waight Keller não teve um grande destaque com artigos de couro, principal segmento de várias marcas de luxo.

Na alta-costura, ela introduziu looks masculinos e homenageou o fundador da casa em algumas temporadas, incluindo a mais recente, apresentada em janeiro.

Uma das últimas campanhas da marca foi estrelada pela cantora Ariana Grande. Entre as celebridades, o trabalho de Waight Keller foi admirado por atrizes de Hollywood como Gal Gadot, Julia Roberts e Julianne Moore. Já entre os grandes designers de moda, ela cultivou amizades com Karl Lagerfeld, Marc Jacobs e Pierpaolo Piccioli.

Gal Gadot e Clare Waight Keller
Uma das celebridades que o trabalho de Waight Keller conquistou foi Gal Gadot. Nesta foto, as duas posam juntas no Met Gala 2019

 

Julia Roberts e Clare Waight Keller
Julia Roberts também!

 

Ariana Grande
Ariana Grande estrelou a campanha de outono/inverno 2019 da marca

 

Marc Jacobs na campanha de verao 2020 da Givenchy
Marc Jacobs, amigo da estilista, na campanha de primavera/verão 2020

 

Charlotte Rampling na campanha de verao 2020 da Givenchy
Jacobs posou junto com Charlotte Rampling na campanha, divulgada em janeiro e fotografada por Craig McDean

 

Antes de desembarcar na Givenchy, Clare Waight Keller foi diretora criativa da Chloé entre 2011 e 2017. Por lá, trouxe uma pegada dos anos 1960 e 1970 sem ser nostálgica, com um ar rejuvenescido e alegre. Seu currículo inclui experiências em grifes como Ralph Lauren e Calvin Klein. Ela atuou como designer sênior de womenswear na Gucci, durante a era Tom Ford, e ocupou a cadeira de diretora criativa da Pringle of Scotland por seis anos.

“Estou ansiosa para embarcar no próximo episódio”, continua o comunicado divulgado pela estilista. “O amor e a criatividade permanecem centrais no que eu faço e quem sou, assim como a crença na bondade e na coragem de ser fiel à sua arte.”

Outra grife francesa com uma essência que tem tudo a ver com Waight Keller é a Celine, que está sob os cuidados de Hedi Slimane desde 2018. Se continuarmos com a tendência de direções criativas curtas, apontada pelo WWD, será que podemos cogitar que ela substitua Slimane entre os próximos anos?

 

Colaborou Hebert Madeira

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?