Clara Lobo imprime “luz natural” brasiliense em fotografias de moda
Apaixonada pelo segmento, a brasiliense se destaca por trabalhos autorais na capital federal e em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
Ao planejar uma trajetória, novas oportunidades podem surgir e alterar todos os planos até então estabelecidos. A brasiliense Clara Lobo faz parte do grupo de pessoas que se deparou com o inesperado e soube aproveitar as chances. Apaixonada desde pequena pela cobertura jornalística de moda, a jovem encontrou na fotografia uma forma de autoexpressão. De forma cautelosa, a fotógrafa descobre o próprio estilo visual a cada novo trabalho, seja em Brasília ou em São Paulo.
Vem conhecer!
Clara Lobo não esconde que sempre foi uma entusiasta da moda. Incialmente, a brasiliense escolheu o jornalismo como caminho para seguir nesse segmento. “Eu queria trabalhar em revista, escrever sobre o tema, mas durante o curso fui me interessando por outras áreas”, explica, em entrevista à coluna.
Entre as disciplinas, a fotografia foi a que a jovem mais se interessou durante o período da graduação. Clara lembra que começou a tirar fotos despretensiosamente, por meio de editoriais com apoio de amigas.
A iniciativa deixou de ser um hobby quando surgiu a primeira oportunidade de estágio. “Estagiei como fotojornalista, mas não fiquei muito tempo, até entender que não era muito o meu foco”. Com o interesse em uma parte mais interpretativa e menos narrativa, ela passou a ser convidada para trabalhos publicitários na capital.
“Acho que comecei, de certa forma, a representar alguma coisa no cenário de Brasília. As pessoas enxergaram uma identidade, porém foi um processo, algo de uns dois anos para realmente conseguir ganhar dinheiro com o que faço”, evidencia Clara.
Ao entrar no mercado de moda brasiliense, a fotógrafa conquistava cada vez mais clientes que apostavam em sua visão. Marcas como Lixomania Vintage e Dane-se estão entre os principais trabalhos desenvolvidos pela profissional no “quadradinho”.
Como uma crescente natural na carreira, a brasiliense resolveu desbravar caminhos para além do Distrito Federal, com São Paulo como principal destino. “Eu tenho muita referência de Brasília no meu trabalho, mesmo que não explícito. As pessoas vêm até mim e falam que enxergam muito essa questão da amplitude, do lugar vazio”, conta.
Brasiliense meio paulistana
Nos últimos meses, Clara Lobo tem vivido a experiência de viver profissionalmente em São Paulo. A “selva de pedra” é considerada por muitos, principalmente os que trabalham com comunicação e moda, como a terra das oportunidades.
Para a jovem, a mudança foi pensada e calculada em cada passo. “Eu acho interessante vir ao poucos, porque é um lugar muito caótico, né?! Abre muitas portas, mas é um ritmo completamente diferente do que a gente está acostumado em Brasília”, afirma.
Em SP, a fotógafa tem construído relações frutíferas para o crescimento na área. Defensora de publicações impressas, Clara Lobo destaca o trabalho que desenvolveu com a revista Elle Decor. Ela também está constante fotografando os bastidores do São Paulo Fashion Week.
Com uma carreira ainda em processo de amadurecimento, a fotógrafa brasiliense leva os aprendizados que conquistou com arquitetura da capital para se firmar no mercado. “Quero ser vista de todas as formas. Não só na tela do celular, que é o que estamos acostumados”, finaliza.
Brasília Fora dos Padrões
A coluna deu início ao quadro Brasília Fora dos Padrões, como uma extensão da série Moda Brasília. Toda semana, apresentamos pessoas que se destacam pelo estilo próprio, a fim de dar ênfase à moda no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar fashionistas que usam o vestuário como uma forma de autoexpressão e autenticidade. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna. A iniciativa também aborda pautas com temas para além do segmento fashion, como música, entretenimento e arte.