Cintura baixa, plumas e recortes são destaques do Milão Fashion Week
A semana de moda italiana, com a temporada de outono/inverno 2022, começou oficialmente no dia 23 e seguirá até esta segunda-feira (28/2)
atualizado
Compartilhar notícia
O principal circuito internacional de desfiles está em andamento com a temporada de outono/inverno 2022/23. Depois das semanas de moda de Nova York e Londres, é a hora de ficar de olho nas coleções reveladas no Milão Fashion Week. As tendências apontadas pelo evento são a cintura baixa, as plumas e os recortes. Algumas marcas também investiram nas polêmicas balaclavas. Em geral, a maioria das apresentações foi presencial.
Vem conferir!
Cintura baixa
Ícone do início dos anos 2000, a cintura baixa marcou presença no Milão Fashion Week. Na passarela da Diesel, por exemplo, a estética foi o principal highlight. Criada pelo estilista Glenn Martens, a coleção, com foco no jeans, reuniu calças e até minissaiais que lembravam cintos.
Outras marcas que apostaram no hit foram a Blumarine, com saia de cós baixo em tecido canelado e aplicações, e a Missoni, com diferentes materiais para o cós baixo e até pantalona. No compilado da Etro, a trend apareceu em diferentes visuais, com direito a texturas e transparência.
Já a Versace propôs versões longas e encurtadas de saias, inclusive em conjuntos de alfaiataria, com o começo bem abaixo do umbigo. Além disso, o brilho complementou algumas opções. O couro foi o material escolhido para calças dentro da proposta.
Plumas
Extravagantes e com toque da elegância dos anos 1920, as plumas também estão entre as tendências desta edição do Milão Fashion Week. No outono/inverno 2022 da Prada, elas apareceram de maneira inusitada: como adereços nas mangas de peças de alfaiataria.
Nos casacos de frio, as plumas são um clássico que mistura exuberância e sofisticação. Grifes como Alberta Ferretti, Emporio Armani e Gucci investiram na textura, seja em versões coloridas, seja com animal print.
Recortes
Ao que tudo indica, o cut out veio para ficar. Com pegada ousada e descolada, os recortes nas roupas deram o que falar em desfiles do Milão Fashion Week. As formas vazadas surgiram em itens variados, como vestidos e blusas, deixando diferentes partes de pele à mostra.
Na coleção da Roberto Cavalli, por exemplo, tiras e “buracos” nos tecidos deixaram as composições com um toque desconstruído e sexy, ao mesmo tempo. Etiquetas como Dundas, Sid Neigum e Missoni também capricharam nos recortes.
Balaclava
A balaclava tem movimentado o mundo da moda e as redes sociais. A peça, que mistura gorro e lenço, é útil para baixas temperaturas, mas também causa polêmica. O motivo é que usar o item como um acessório fashion levanta questões como privilégios de pessoas brancas.
No Milão Fashion Week, a grife Max Mara abraçou o hype e colocou vários visuais com balaclavas na passarela. A cartela de cores passou pelo preto e tons terrosos, chegando a tons vibrantes, como vermelho, laranja e amarelo. Outra marca que colocou o item na coleção de fall/winter 2022/23 foi a Sunnei, com versão texturizada e colorida.
O Milão Fashion Week, com o outono/inverno 2022/23, começou oficialmente no dia 23. Neste domingo (27/2), ainda se apresentarão marcas como MSGM, Dsquared2, Giorgio Armani e Hui, entre outras. Já esta segunda-feira (28/2), o último dia de cronograma, terá na lista shows das labels Joy Meribe, Münn, Víen e Fabio Quaranta.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Rebeca Ligabue