CFDA Awards 2024: veja os vencedores do “Oscar” da moda
O Conselho de Designers de Moda Americana realiza o CFDA Awards desde 1981, em Nova York, com profissionais de moda e celebridades
atualizado
Compartilhar notícia
Nessa segunda-feira (28/10), Nova York recebeu mais uma edição do CFDA Awards 2024, premiação que é considerada uma espécie de Oscar para o mundo fashion. O evento de gala reuniu nomes influentes da moda e celebridades no American Museum of Natural History (Museu Americano de História Natural, em tradução livre).
Vem conferir!
CFDA Awards 2024
Nesta edição, 21 estilistas foram nomeados pelo conselho, divididos entre as categorias de Designer de Moda Masculina e Feminina do Ano; Designer de Acessório do Ano; e Designer Emergente do Ano. Nomes como Marc Jacobs, Thome Browne e Todd Snyder foram alguns dos indicados nas diferentes categorias do evento.
Como parte da premiação, foram apresentadas menções honrosas a nomes que ultrapassaram as fronteiras do conselho americano. Daniel Roseberry, diretor artístico da Schiaparelli, foi nomeado como Designer Internacional do Ano, por sua trajetória única dos Estados Unidos a Paris. Depois, houve um belo tributo à Isabel Toledo, notável designer cubana, vítima de uma câncer em agosto de 2023.
Ainda sobre as honrarias, mas já abrindo espaço para o tapete vermelho, a cantora Erykah Badu foi contemplada como Ícone Fashion na edição de 2024. Comprovando que merecia o reconhecimento, a cantora compareceu ao evento em um terno oversized assinado por Thom Browne.
Os premiados da noite
Surpresa da noite, Willy Chavarria, com sua marca homônima, foi o ganhador na categoria de Designer de Moda Masculina do Ano pelo segundo ano consecutivo, seguido por Rachel Scott, nome por trás da label Diotima, que levou o prêmio de Designer de Moda Feminina do Ano. Em ambos os casos, os estilistas imprimem as origens mexicana e jamaicana, respectivamente, em suas criações.
O prêmio de Designer de Acessório do Ano foi entregue a Raul Lopez, diretor criativo da marca Luar e vencedor do mesmo segmento em 2022. A concorrência teve nomes de peso como Catherine Holstein, vencedora na categoria de Designer de Moda Feminina em 2022, e a brasileira Ana Khouri, que repete a indicação ao prêmio pela segunda vez.
Já seguindo para o futuro da moda americana, o estilista russo criado em Nova York Henry Zankov foi eleito pelos membros do conselho como o Designer Emergente do Ano. Zankov já havia sido sondado pelo CFDA quando foi vice-campeão do Vogue Fashion Found, em 2023, que lhe rendeu a mentoria de Daniella Vitale, CEO da Ferragamo.
Looks do red carpet
Para além dos profissionais da moda, o evento de gala também reúne celebridades no tapete vermelho. Na edição anterior, Dami Moore, Anne Hathaway e Vanessa Hudgens foram algumas das personalidades que compareceram à premiação.
O look de Katie Holmes foi um dos destaques da noite. A atriz elegeu um vestido da designer Carolina Herrera, que mescla as cores rosa e vermelho em tonalidades vibrantes, sem perder a elegância, com um laço preto nas costas e uma clutch preta discreta nas mãos.
A atriz Blake Lively caminhou pelo evento com um vestido de fenda branco junto a um blazer no mesmo tom. O look, que já demonstrava elegância por si, foi montado pelo estilista Michael Kors, que também apareceu acompanhando Lively durante a cerimônia.
O estilo gótico foi outra temática presente nos looks do evento. Fora a já citada Erykah Badu, a empresária Kylie Jenner pareceu ter adotado o estilo, chegando no evento em um vestido preto brilhoso, feito por Jean-Paul Gaultier na coleção de alta-costura de primavera/verão 2023. Outra a aderir a estética foi a modelo Alex Consani, com um vestido também preto com a silhueta de mão recortadas criado pela grife Area.
Em um momento de fervor na política norte-americana, o Conselho de Designers de Moda Americanos tomou uma postura inusitada. Ao conceder as maiores honrarias da noite a personalidades que furam a bolha da nacionalidade estadunidense, o CFDA usa da moda para se posicionar sobre a pauta da imigração, um dos centros da próxima eleição dos EUA.