Céu londrino inspira Alexander McQueen na primavera/verão 2022
Para a temporada, a estilista Sarah Burton enxerga a mulher da grife como uma “caçadora de tempestades”
atualizado
Compartilhar notícia
Após um hiato nos shows presenciais devido às medidas de proteção contra a Covid-19, a grife Alexander McQueen resgatou suas origens e decidiu se apresentar em casa. O desfile de primavera/verão 2022 aconteceu com calendário independente em Londres, na Inglaterra. Para a temporada, a diretora criativa Sarah Burton se inspirou no clima londrino e levou para a passarela estampas, texturas e shapes guiados pelo céu da cidade.
Uma das principais capitais da moda, Londres tem um clima instável e que, muitas vezes, passa pelas quatro estações no mesmo dia. Essas características serviram como ponto de partida para a coleção. “Estou interessada em mergulhar no ambiente em que vivemos e trabalhamos, em Londres, e nos elementos que vivenciamos no dia a dia”, detalhou Burton em comunicado.
Nos olhares da diretora criativa estavam, ainda, a cidade natal do fundador, Alexander McQueen, e a sede da empresa, que deram tom às criações. “Eu amo a ideia de a mulher McQueen ser uma caçadora de tempestades”, revelou. Logo, estampas de nuvens escuras de tempestade surgiram em vestidos, que contrastam com mangas bufantes ou anquinhas volumosas.
Uma chuva de lantejoulas proporcionou textura a saias e bordados. Respingos de água ganharam destaque em moletons. “O céu pode ser lindo, turbulento, apaixonado, assustador, perigoso. Isso é o que eu queria expressar na coleção: as coisas estão além do nosso controle. Fazemos parte da natureza e temos que respeitá-la. Temos que viver e, apesar de tudo, perseguir tempestades”, complementou.
As silhuetas volumosas em contraposição a modelagens construídas em tecidos fluídos representam o momento que o mundo está vivendo, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a diminuição nos casos da doença causada pelo novo coronavírus. E é aí que o céu aparece como metáfora.
“Ainda não superamos tudo e não sabemos o que está por vir, então, o céu representava a ideia de se mover, mudar e se adaptar constantemente – não está realmente sob nosso controle e é semelhante ao que passamos. Eu queria ver como enfrentamos a tempestade”, filosofou a diretora criativa.
Após 18 meses longe das passarelas físicas, o desfile da Alexander McQueen reuniu celebridades e artistas na primeira fila. Entre os nomes, estavam os atores Vanessa Kirby, Emilia Clarke e Kosar Ali. Outras personalidades que passaram por lá também chamaram a atenção pelos looks descolados.
Na galeria, confira alguns:
Colaborou Sabrina Pessoa