Catarina Tourinho: influencer fala sobre moda, estilo, internet e mais
A jovem é influenciadora de moda e lifestyle, e faz sucesso na web com um estilo marcante e autêntico
atualizado
Compartilhar notícia
Aos 23 anos, Catarina Tourinho já conquistou um espaço significativo nas redes sociais como uma influencer de moda e lifestyle. Presente nas principais plataformas digitais, como YouTube, TikTok e Instagram, a jovem conversa com a coluna sobre a própria jornada, desde os primeiros passos na edição de vídeos até o momento em que se tornou uma referência no universo da moda.
Vem conferir!
O começo da jornada de Catarina Tourinho
A carreira de Catarina Tourinho, ou Cat, como gosta de ser chamada, teve início de forma orgânica. Ela foi impulsionada pelo gosto de editar vídeos, e começou no YouTube em 2017 para contar a experiência do próprio intercâmbio em Miami, nos Estados Unidos — sem a intenção de se tornar uma influenciadora de imediato.
“Eu não entrei nesse mundo querendo ser influencer e ganhar milhares de seguidores. Pelo contrário, eu fazia e gostava mais pela parte técnica mesmo”, ressalta.
No entanto, o talento como videomaker aos 15 anos logo atraiu uma audiência fiel. “Todas minhas amigas ficaram no Brasil, então eu decidi colocar minha expertise em edição de vídeo em ação, que são ótimos por sinal para me entreter e começar a criar todos tipos de conteúdos. Mostrei minha escola nos EUA, que tinha suas peculiaridades, e comecei a viralizar”, conta.
Apesar de ter se sentido tímida inicialmente, Cat encontrou no canal uma maneira de se conectar com o público para compartilhar as visões únicas que tinha sobre a rotina do dia a dia. Assim, começou a ganhar destaque na plataforma.
Estilo
O amor pela moda sempre esteve presente na vida de Tourinho, mesmo que ela não abordasse esse tema no canal em um primeiro momento. Com o tempo, decidiu cursar a área em uma faculdade em Miami e começou a buscar por agências para transformar a própria paixão em profissão. Hoje, estuda fashion merchandising.
Inserida no campo que tem influência comportamental no mundo inteiro, Cat conta que enfrentou dificuldades para definir o próprio estilo em meio a tantas influenciadoras no mundo da moda. A pressão das opiniões alheias também foi um obstáculo, mas ela aprendeu que é necessário amadurecer e a se afirmar ao longo do caminho.
“É muito difícil você bater o martelo e definir ‘eu sou assim, meu estilo é esse e eu gosto disso’ com tantas influencers bacanas por todo lado, principalmente no Brasil. E eu sempre tive dificuldade de me achar. Se você for ver meus conteúdos antigos, você vai perceber que eu passei por inúmeros estilos”, diz.
A estudante conta que gostava de experimentar tudo, mas que acabou se perdendo no meio do processo.
No entanto, compartilha que sua maior conquista é conseguir se definir. “Parece raso, mas é muito importante, eu como uma influenciadora de moda, por exemplo, saber o que eu gosto para não cair na mesmice”, complementa.
Sobre autenticidade, a jovem fala que só veste o que ama, independentemente das tendências do momento.
“Se a clean girl (garota limpa, em tradução livre) sai dos holofotes e o que está fazendo sucesso agora é a messy girl (garota bagunçada, do inglês), eu vou usar o que eu quiser da estética. Eu não vou moldar minha personalidade de acordo com a trend.”
Quando o assunto é inspiração na moda, Catarina compartilha a responsável pelas composições que monta no dia a dia: “Minha mãe! Ela é superjovem e descolada. Ela é a pessoa mais cool do mundo para mim. Eu literalmente copiei o estilo dela. Eu sou eu por causa dela.”
“Além dela, tem as minhas amigas da internet, que eu acompanho o conteúdo mesmo, que são o meu oposto, mas eu adoro. A Malu Borges, eu amo acompanhar, não tem nada a ver comigo, mas eu adoro”, complementa a influencer.
Para quem não acompanha Catarina Tourinho, vale ressaltar pontos importantes do estilo dela: a calça jeans e a regata são “melhores amigas”; a sandália de dedo nunca esteve tão em alta; e uma bolsa clássica, mas que se destaca, não pode faltar. Segundo a jovem, os visuais produzidos podem sempre ser definidos pela palavra “atemporal“, mas com o complemento de um “twist”.
Semanas de moda internacionais
A participação de Catarina na Semana de Moda de Paris foi um marco na carreira da influencer. A oportunidade resultou em visuais ousados expostos em grandes desfiles de marcas de luxo. Para ela, o momento mais significativo foi perceber que podia ser ela mesma, sem se moldar às expectativas externas.
“Nas duas outras fashion weeks que eu fui, consegui perceber que eu tentava me encaixar dentro do que estava na moda. Eu olho alguns looks e penso ‘ eu jamais usaria isso’. Nessa última semana de moda, me senti mais livre para usar o que eu gosto”, compartilha.
Durante o evento internacional, é comum que haja uma necessidade de performance entre os criadores de conteúdos presentes, mas Catarina Tourinho conta que pôde assumir a própria personalidade.
Entre os destaques desse ponto alto na carreira, definido por ela como o mais impactante, a jovem ressalta que conseguiu furar a bolha com todo o estilo dela para comunicar quem é a Cat de verdade. “Eu quis me profissionalizar mesmo, e vimos resultado dessa escolha”, diz.
Atualmente, Catarina Tourinho é uma voz autêntica no universo da moda. Ela valoriza a própria individualidade e aprendeu que, com autoconhecimento, chega a lugares inimagináveis. A jovem procura não se apegar muito às tendências, e busca usar o que realmente gosta, para além do que está em alta.
Com um estilo atemporal e um toque de originalidade, os looks de Cat refletem a personalidade delicada e ousada da influenciadora.
Como conselho para quem a acompanha, a jovem incentiva a autenticidade. Para ela, o mais importante é usar o que te faz sentir bem e bonita(o), sem se preocupar com a opinião dos outros.