metropoles.com

Casa Museu Ema Klabin abre programação de eventos sobre moda

De setembro a novembro, a instituição realizará palestras, oficinas, cursos e exposição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
Desfile Alexander McQueen de primavera/verão 1999
1 de 1 Desfile Alexander McQueen de primavera/verão 1999 - Foto: Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images

Entre os meses de setembro e novembro, a Casa Museu Ema Klabin promoverá uma extensa programação de moda. Palestras, oficinas, cursos e exposição estão na iniciativa. Em formato híbrido, com ações on-line e presenciais, o ciclo de eventos é gratuito.

Vem saber mais!

Giphy/Henrique Godinho/Casa Museu Ema Klabin/Reprodução
Retrato de Ema Klabin, de 1949: óleo sobre tela

Palestras e oficinas de setembro

Em 18 de setembro, a palestra Roupas Enquanto Memória e Patrimônio será ministrada por Manon Salles, doutora e mestre em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Com 95 vagas, a aula ocorrerá via Zoom.

A professora analisará a importância do vestuário e as inúmeras narrativas dentro de coleções de museus, por meio da leitura de trajes que fizeram parte dos percursos de Ema Klabin. “Será discutido como os acervos de roupas, de moda e de acessórios são percebidos, enquanto parte da cultura material, como importantes fontes históricas, muitas vezes esquecidas nos museus”, explica a organização.

No mesmo dia, com 20 vagas, a Casa Museu Ema Klabin realizará a primeira oficina presencial do lineup: “A Roupa Musealizada: Exposições Possíveis“. O objetivo é abordar as diferentes formas de expor uma peça do vestuário em uma exposição. O ponto de partida será o vestido que fez parte da performance final do desfile de primavera/verão 1999 de Alexander McQueen.

“Como prática, os participantes irão analisar a melhor disposição de um vestuário de Ema Klabin, a partir dos espaços presentes no museu. O encontro será ministrado por Tatiana Bo, coordenadora do Educativo no Museu de Arte Brasileira (MAB FaaP) e mestre em história da arte pela Unifesp”, explica comunicado.

Biblioteca da Casa Museu Ema Klabin
A Casa Museu Ema Klabin preparou uma ampla programação de moda para as próximas semanas

 

Curso online
Palestras, oficinas e exposição estão no calendário. Parte da programação é digital

 

Exposição de moda
Uma das oficinas, por exemplo, vai tratar sobre as possibilidades de exposições de peças em museus

 

Desfile Alexander McQueen de primavera/verão 1999
O desfile de spring/summer 1999 de Alexander McQueen também será abordado

 

Circularidade na Moda: Estratégias de Sustentabilidade e Inovação é o tema da palestra sobre que ocorrerá virtualmente em 25 de setembro. O encontro será comandado por Monayna Pinheiro, especialista em estética e gestão de moda pela USP.

Para completar a programação do mês, haverá a oficina Memória das Roupas – Construção de Roupas em Papel, com a artista e doutora em literatura Beth Ziani. No dia 26, presencialmente, ocorrerá uma experiência que tem a ver com memória afetiva, para estimular a recriação de figurinos que marcaram fases da vida.

“A partir de relatos, a oficina busca contextualizar épocas, ambientes e pessoas envolvidas. As roupas serão reconstituídas em miniaturas [cerca de 70 cm] e a modelagem será em papel craft e crepom”, adianta a Casa Museu Ema Klabin.

Ema Klabin
Ema Klabin era colecionadora de arte

 

Sala de jantar da Casa Museu Ema Klabin
Para divulgar o acervo próprio, além da visitação pública, a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin tem cedido obras para exposições no Brasil e na Europa

 

Galeria da Casa Museu Ema Klabin
A Casa Museu Ema Klabin fica em São Paulo

 

Hall da Casa Museu Ema Klabin
As vagas para a programação de moda são limitadas

 

As inscrições para os primeiros eventos, em setembro, podem ser feitas pelo site da Casa Museu Ema Klabin. Nos meses seguintes, o ciclo de eventos continuará.

Para outubro, está marcada a exposição Ema e a Moda no Século XX – As Roupas e a Caligrafia dos Gestos, com curadoria do pesquisador e escritor Brunno Almeida Maia. A mostra irá expor peças de vestuário, acessórios e fotografias da colecionadora.

 

Casa Museu Ema Klabin

Oficialmente fundada em 1978, a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin é uma organização sem fins lucrativos. A sede fica na rua Portugal, no bairro Jardim Europa, em São Paulo. Nascida no Rio de Janeiro, em 1907, a fundadora, que dá nome à instituição, era filha de imigrantes lituanos.

Ao longo da vida, além da atividade empresarial, Ema Klabin se dedicou a atividades filantrópicas e assistenciais. Ela era apreciadora de música e de arte. A partir do fim dos anos 1940, passou a adquirir importantes obras de colecionadores e também em galerias europeias e norte-americanas.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?