Cardi B coleciona uma das bolsas mais cobiçadas do mundo. Saiba mais
A rapper tem dezenas de exemplares da Birkin, um modelo icônico e disputado da marca francesa Hermès
atualizado
Compartilhar notícia
O estilo de Cardi B reflete a personalidade ousada e irreverente da rapper. Nos tapetes vermelhos, palcos ou no Instagram, a artista de 28 anos faz questão de nunca passar despercebida. A propósito, ela adora rechear o feed com fotos de sua extensa coleção de bolsas Birkin, detalhe que certamente chama a atenção dos entusiastas da moda. Ícone de desejo, esse é um dos modelos de bolsa mais cobiçados do mundo, criado pela marca francesa Hermès. A lista de fãs inclui várias celebridades conhecidas.
Vem saber mais sobre a bolsa e a coleção de Cardi B!
Coleção pessoal
No Instagram da rapper, que está grávida do segundo filho, não faltam fotos dela combinando looks ousados com as variações que possui da bolsa. Ela tem uma boa gama de cores, tamanhos, texturas e estampas para chamar de suas, com direito a versões em couro de crocodilo, estampa camuflada e paisley.
Uma foto recente mostra pelo menos 24 exemplares da peça, incluindo opções na cor rosa. Uma delas pode ser o exemplar que Offset – marido da rapper e integrante do trio Migos – deu de presente à filha Kulture, de 3 anos. Na época, o casal foi criticado pelo alto valor (cerca de US$ 8 mil) gasto com uma peça de moda para uma criança. Cardi rebateu, afirmando que se ela usa produtos de luxo, a filha também pode.
Ver essa foto no Instagram
No começo do ano, Cardi B revelou aos seguidores que chegou a pagar o triplo do preço por uma Birkin na versão Cargo, com bolsos externos. Ela diz ter “rodado o mundo” para encontrá-la, apesar ser uma edição mais recente. Após o lançamento da canção WAP, na qual divide os vocais com Megan Thee Stallion, Cardi B presenteou a colega com uma Birkin personalizada, na cor laranja.
Em um vídeo publicado há algumas semanas, a artista mostra as várias Birkins que possui e brinca com o trecho de uma canção do Migos. “Ela quer uma Birkin, eu disse a ela: ‘Trabalhe”’, fala, em um trecho da música. Esse é apenas um dos vários exemplos nos quais a artista mostra sua coleção da bolsa, um item valorizado e exclusivo.
História curiosa
A bolsa Birkin tem uma história icônica e curiosa: ela foi idealizada em 1984, durante uma viagem de avião do então presidente executivo da Hermès, Jean-Louis Dumas. Em um voo que ia de Paris a Londres, ele estava sentado ao lado da atriz britânica Jane Birkin, que se queixava de não conseguir achar uma bolsa que atendesse sua rotina de mãe, como a necessidade de carregar as mamadeiras da filha Lou.
Rapidamente, segundo a própria Hermès, Dumas desenhou o esboço de uma “bolsa retangular flexível e espaçosa com uma aba polida e costura de sela”, incluindo um compartimento especialmente criado para mamadeiras. Não à toa, a peça foi batizada com o sobrenome da atriz inglesa. O item de 40 centímetros chamou a atenção de fashionistas mundo afora nas décadas seguintes. Atualmente, existem versões menores, em 35, 30 e 25 centímetros.
Como mostra a própria coleção de Cardi B, existem Birkins em uma variedade de cores e couros. A revenda de determinadas edições pode chegar à casa dos milhões de reais. Um modelo produzido em 2008, em couro de crocodilo com fecho de ouro branco e diamantes, foi arrematado pelo equivalente a R$ 1 milhão por um comprador anônimo de Los Angeles.
Os modelos tradicionais da Birkin, em couro, são fabricados à mão, apenas na França, e têm uma disputada lista de espera. A demanda é alta e a produção anual, limitada. Adquirir uma unidade direto de uma loja da Hermès é bem difícil, uma missão mais fácil para celebridades ou consumidores fiéis da marca.
“Uma Birkin não faz você”
Vale lembrar que, em outubro do ano passado, Cardi B publicou um vídeo para responder a uma postagem no Twitter. O post defendia que as bolsas Birkin teriam perdido o valor após artistas negras como Cardi B e o duo de rap feminino City Girls “mostrarem que é fácil” adquirir um desses acessórios. Acusava alguma delas, ainda, de não terem modelos autênticos.
Defendendo garotas negras e hispânicas, ela rebateu: “Por que vocês estão questionando como mulheres rappers conseguem uma bolsa da loja da Hermès? Vocês não fazem isso com celebridades brancas. Então, por que estão perguntando isso de nós?”. No vídeo, a rapper aproveitou para deixar um recado: “Se você é uma garota normal, não precisa vender um rim para ter uma Birkin. Uma Birkin não faz você”.
Ao que parece, o desejo pelas bolsas Birkin está longe de acabar. Em janeiro, o WhoWhatWear apontou a peça como a mais requisitada do e-commerce de revenda Vestiaire Collective, com um aumento de 185% nas vendas do modelo em 2020. À CNN Business, a chefe de moda feminina do site TheRealReal, Sasha Skora, disse que a demanda continua em alta em 2021, com valor de revenda ainda maior.
Ver essa foto no Instagram
Outros fãs da Birkin
Além de Cardi B, a imensa lista de celebridades que admiram a bolsa Birkin inclui nomes como Jennifer Lopez, Victoria Beckham, Heidi Klum, Lady Gaga, Jada Pinkett Smith e, é claro, as irmãs Kardashian-Jenner. A matriarca da família, Kris Jenner, tem um espaço especial em sua casa dedicado ao acessório. Kylie Jenner já fez um vídeo para mostrar seu closet exclusivo para as it bags.
Em 2017, o cantor canadense Drake revelou à The Hollywood Reporter que coleciona exemplares da bolsa há anos para sua futura esposa. Em abril do ano passado, a revista Archictetural Digest mostrou uma parte do acervo do artista. Clique aqui para saber mais detalhes da coleção – que, aliás, pode pertencer a Johanna Leia, apontada como a nova namorada do músico.
Colaborou Hebert Madeira