Calculadora de Emma Watson mensura impacto do consumo de moda
Cálculos importantes são realizados a partir dos hábitos de consumo do usuário cadastrado
atualizado
Compartilhar notícia
A indústria da moda já virou a chave para a sustentabilidade, afinal, o tema passou a ser uma macrotendência e, provavelmente, não vai mais sair de pauta. Além de inúmeras reflexões sobre o assunto, os consumidores começaram a cobrar novos posicionamentos das marcas e estão mudando o comportamento de compras. Para estimular as práticas sustentáveis, a atriz Emma Watson desenvolveu uma calculadora on-line em parceria com a loja thredUp, que vende peças seminovas.
Vem comigo entender!
Quase todas as pessoas compram roupas, seja semanalmente, ao longo do mês (ou, mesmo, com periodicidade anual). Se a aquisição for feita do conforto da casa, há um agravante: as embalagens e o transporte para entrega da peça somam na produção de lixo e refletem no aumento da poluição com emissão de gás carbono. Sem contar os impactos causados no meio ambiente no decorrer da produção e confecção dos itens.
Alguns detalhes minuciosos referente ao comportamento nas compras são questionados pela calculadora Fashion Footprint Calculator, disponível na internet. Em minutos, o sistema mostra, por meio de dados, como as compras de produtos da moda contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.
Onze perguntas são feitas ao usuário. Por exemplo, o número de peças de roupas costumam ser compradas por ano, como essas aquisições são feitas, qual porcentagem de roupas devolvidas, ou quantas são de segunda mão. O portal também aborda o aluguel de vestimentas.
E não para por aí. As lavagens, mesmo feitas a seco, é outro fator questionado. Outro ponto levado em consideração também é a forma de descarte das peças. Enquanto o cadastrado responde às perguntas, a plataforma entrega dicas em relação ao tema e sugere práticas sustentáveis.
“Nossos closets impactam o meio ambiente mais do que você imagina, e é por isso que tenho orgulho de fazer esta parceria. Estou muito animada para ajudar as pessoas a descobrirem o impacto de carbono de seus guarda-roupas e as medidas que podem tomar para diminuir as marcas negativas na moda”, introduziu Emma em postagem no Instagram.
Na publicação para divulgar a parceria, a atriz explicou para os 55 milhões de seguidores como a calculadora funciona. “Eles lhe dirão qual é a sua pegada da moda equivalente a vários voos, exatamente quantos quilos de CO2 produz e como você se sai em comparação com um consumidor médio. Pequenas mudanças, como economizar em vez de comprar novas, apoiar marcas sustentáveis e secar suas roupas ao ar livre podem fazer uma enorme diferença”, assinalou a britânica.
Emma Watson
Reconhecida pelo envolvimento em questões sociais, Emma entende que a moda não poderia ficar fora dessas ações. Defensora da moda sustentável, a celeb prioriza o consumo consciente quando o assunto é investir em novos itens. A ativista chegou a criar um perfil no Instagram para compartilhar os looks usados em premiações e tapetes vermelhos.
A iniciativa foi batizada como The Press Tour. Emma publicava para os cerca de 390 mil seguidores as marcas elencadas nas produções. Na descrição das fotos, contava detalhes sobre as peças vintage que foram utilizadas novamente ou retiradas de arquivos.
Pequenas labels também ganhavam espaço e eram introduzidas ao público em breves comentários. Por lá, Emma dava dicas sobre sustentabilidade. Infelizmente, a última postagem do perfil foi em julho de 2018.
Colaborou Sabrina Pessoa